05 maio 2021

SUSTO... E PESADELO...

Susto. Dia 26 de Fevereiro de 1969. Um grupo da malta da 2415, andam atrás de uma bola num rudimentar campo de futebool eis quando nada o fazia prever, soam vindo do mato, o rebentamentos de granadas. A malta foi apanhada de surpresa e em debandada correu para o aquartelamento e em seguida para os abrigos. Felizmente que as granadas não nos atingiram. Já com o perigopassado, chegámos á conclusão que seriam granadas de canhão sem recuo. Talvez o nosso inimigo não soubesse ainda manejar a dita arma. Sorte nossa!
Pesadelo. Faz hoje cinquenta e três anos. Era Segunda - Feira quando a 2415 regressava de Catur para Lione, parava em Manssangulo para trocar uns dedos de conversa com os nossos camaradas da companhia 2418 ali sediada. Passado esse tempo, dá - se o regresso para Lione. Ao chegarem á zona de Kitamba ou zona dos Ananases e o Caracol, foram surpreendidos por uma emboscada. Apanharam logo de frente com uma bancada seguida de uma chuva de tiros que deixou a malta sem reacção. Resultado: dois mortos e diversos feridos graves. É de realçar, que momentos antes a 2418 tinha ali passado sem  problemas. Na minha modesta opinião,
esta emboscada talvez tivesse relacionada com o fracasso do ataque ao nosso aquartelamento.
Sendo assim, desta vez o plano deles foi bem sucedido pois além de muitos feridos causados e muitos deles feridos graves, mataram dois graduados. Foram eles: o Sargento Carvalhito e o Furriel Santos. Para a 2415 tinha sido um fim de tarde mais que terrível, era um pesadelo. A 2415 tinha provado do veneno da Guerra Colonial.
O nosso blog, não podia deixar passar esta data e pela parte que me toca, ela diz-me muito pelos factos já contados no nosso blog. O meu desejo é , e também será  de todos os camaradas da 2415 é que as suas almas estejam em paz.

Nada mais por hoje. Um grande abraço para todos.

      SANTA

Sem comentários:

Enviar um comentário