23 abril 2021

DO VIVALDO...

Este texto foi enviado pelo nosso camarada da 2415 Nuno Vivaldo que foi enfermeiro da malta!

Ora bem: Em 1967, depois de sair do Quartel das Caldas da Rainha, fui para Coimbra para o Regimento de Serviço de Saúde (que era perto da prisão local). Lá fiz a parte teórica e depois fui fazer a parte prática de enfermagem, para o dito Anexo de Campolide do Hospital Militar.

Tu (em resposta ao meu texto sobre o anexo militar) em 1970, como vieste evacuado, já sabias mais ou menos o que encontraste no Hospital. Agora eu, que talvez  ainda fosse para o Ultramar, estás a ver o trauma que tive ao ver invisuais e camaradas decepados. Nunca me tinha passado pela cabeça que estávamos em guerra.

Ao tratar daquelas feridas, tentei sempre ajudá-los com pensamentos positivos. Nunca mais pude esquecer aqueles camaradas e ainda agora as lágrimas escorrem-me pela cara.

Do anexo, saí para Cavalaria 7 para formar companhia e uma coisa que me foi ordenada no hospital foi que, eu nunca dissesse o que tinha visto. Assim aconteceu naqueles dois anos que lá estivemos, esperando sempre que nada nos acontecesse.

Agora, estou a ser seguido por um Psicólogo na Liga dos Combatentes e provavelmente seguirei para Psiquiatria pois o medicamento que tomo há 50 anos já não faz efeito.

                                                                                   Por  NUNO VIVALDO


Amigo Vivaldo. Sempre que queiras enviar algum texto para o blog, não tenhas problemas que eu o encaminho para o mesmo transcrevendo-o.

           Com um grande abraço

                       SANTA


 

1 comentário:

  1. Amigo Vivaldo, acredita que não estava à espera desta noticia... até me sinto incomodado. A tua discreta forma de ser, a que nos habituaste, nunca deu para imaginar os tormentos que ao longo destes anos tens penado, não esquecendo os muitos outros milhares que, infelizmente, também sofrem.
    Acredito que, com a "envergonhada" assistência médica que te oferecem, consigas levar a tua cruz ao calvário.
    Já agora.... porque vem mesmo a propósito.... na cerimónia de hoje do 25 de Abril na Assembleia da Republica, do pouco a que assisti reparei que os discursos politicos tocaram aqui e ali na famigerada "guerra colonial", elogios aos ex-combatentes vivos e pesar pelos mortos, rebates de consciência, etc. etc.... Desconfiado como tenho sido em todos estes anos.... não vou acreditar assim tão fácilmente... por isso enquanto cá andar vou esperar para ver.
    As melhoras Vivaldo.. vai correr tudo bem. Abraço

    ResponderEliminar