01 junho 2024

RECORDAR O ESTADO NOVO!...

 Então lá vamos nós recordar o Estado Novo! Recordar este passado faz sempre sentido quando ele foi tão mau para todos durante muitos anos. Vamos então recordar alguns feitos desse tempo através de um jornal  já com as páginas amareladas, que foram publicados á cinquenta anos. Não deixa de ser interessante, principalmente para a juventude de hoje.
Vamos então: Não havia direito á saúde nem á educação. As enfermeiras e as hospedeiras não se podiam casar ou ter filhos. A enfermagem hospitalar para mulheres era só para mulheres solteiras ou viúvas sem filhos. Só muito depois é que a coisa se alterou um pouco. Também não se podia beijar na boca em público, pois dava multa! Já no ensino (eu ainda apanhei esta situação) meninas para um lado e rapazes para o outro e as professoras primárias não podiam casar, só com autorização do Ministro da Educação Nacional. Outra coisa interessante: para ter isqueiro era preciso ter licença!
Quanto a falar sobre a política, era praticamente impossível, pois se fosse-mos apanhados pelos "bufos" da PIDE/DGS era-mos presos, torturados e levados para cadeias próprias para o efeito como: Caxias, Aljube, Tarrafal e outras. E o que era mais aberrante, é que muitas vezes era-se preso por vingança e que nada tinha a ver com a política.
Guardei para o fim, o que me parece interessante que diz respeito á praia! Mais uma ideia obrigatória imposta pelo Estado Novo: Os fatos de banho. Os fatos de banho tinham que obedecer a umas regras especiais. Eram proibidas as roupas que fossem imorais. Vejamos o que encontrei: Condições para se vender os fatos de banho para uso nas praias e nas piscinas.
Fatos de banho para senhoras : Deve se inteiro e o calção justo ´perna e de corte direito. À frente e de lado deve cobrir a parte anterior do tronco não podendo o decote ser exagerado pois tem que encobrir os seios. As costas poderão ser decotadas mas serem cingidas ás axilas.
Fatos de banho para homens: Pode ser inteiro de camisola e calção ou só calção que em qualquer dos casos o calção deve ser de: corte direito, junto á perna com reforço interno na parte da frente, junto á cintura cobrindo o ventre, e não é permitido excessiva elasticidade do tecido. E esta?
Depois de tudo isto e de muito mais, pois no currículo do Estado Novo mais coisas se passaram e foram sendo "esticadas" até que atingimos o 25 de Abril de 1974 que nos deu a nossa liberdade e enterrou para sempre as correntes que nos acorrentaram durante tantos anos. Que cada um de nós a saiba gozar com alegria e a respeitá-la! E aqui deixo um recado: Principalmente os nossos políticos!

A época balnear já começou, o sol brilha convidando a ir á praia mas atenção:" Há mar e mar, há ir e voltar"! Cuidado que o mar gosta daqueles que não não têm medo dele e que julgam que nada de mal lhes acontece.

  Para todos a continuação de um ótimo fim de semana.

                           Um abraço

                             SANTA

                               

 




Sem comentários:

Enviar um comentário