"Clique" na imagem acima para saber os resultados em pormenor (até à sua freguesia ! ) (Falta a emigração)

08 julho 2010

EM MISSÃO DE SAUDADE...........

NAMPULA

Saudações do Indico, neste momento mais precisamente de Nampula e no meio de uma trovoada tropical a lembrar-me aquelas de 1968 em Lione. Talvez por isso (?) hoje a net está despachadona e, daí, conseguir visionar o nosso blog a velocidade supersónica! Assim, eis senão quando, reparei na nova comentadora OLINDA. Isto promete em termos femininos e, por isso, daqui vai o nosso abraço de boas-vindas. Também verificamos que o blog começa a ter mais interessados e seguidores para além da "meia duzia" habitual! É isso que nos dá "pica" para seguirmos em frente e, quem sabe, amigo Santa, se estas entradas de onde menos se espera, não motivarão os nossos ex-companheiros de luta a mostrarem também o seu valor!
Deixemos a conversa "fiada" e passemos aos retratos. Hoje, aqui deixo mais umas imagens desta degradadissima Nampula.  Todos os que por aqui passaram, e foram muitos, principalmente aqueles que inventavam "doenças" inimagináveis, e não só,  no meu caso aproveitando a boleia duma DO que trazia um ferido/doente (?) a soro que gemia  ininterruptamente, encolhi-me num canto, e só parei em Nampula. Aquela "casca de noz" não se despenhou, por isso, a partir daí comecei a acreditar em milagres! 
Vim ao hospital porque entendia que o meu estado era grave, as dúvidas eram imensas, principalmente porque o casamento me aguardava quando chegasse à Metropole!
O Técnico de saúde (major) diagnosticou-me "gota matinal" e, ao fim de uma semana, despachou-me de volta para os 100% a que já estava habituado mas, desta vez, já com um sorriso nos lábios! A partir daí o nosso Vivaldo reforçava com terramicina, antes e depois de cada ataque!!


A Catedral, edificio em melhor estado de conservação.


Hotel Girasol. Acho que é do nosso tempo. (?) 


Principal Avenida, com rochedo ao fundo.


A mesma Avenida


Um dos dois antigos cinemas, o outro era o Almeida Garret. No lado direito pode ver-se o ataque cerrado ao desenvolvimento: IURD no seu melhor!!


 O   Q.G., hoje Academia Militar Samora Machel


Q.G.

Do lado oposto a antiga messe dos oficiais

Antiga residencia do gen. Kaulza de Arriaga. Hoje filial da TVM-Televisão de Moçambique

Hospital (lembram-se?)  Há um curioso episódio: quando me aprontava para tirar mais fotos surgiu um segurança que disse: patrão "és probrido" tirar fotos. Primeiro ter que pidir ao sr. director por escrito licença para o fazer!  


                                                                           Hospital


Sporting Clube de Nampula (filial dos lagartos de Lisboa ??) No seu interior há uma escola portuguesa para crianças

 
Final da Av. que vinha do Q.G. até aqui a esta garagem. O seu proprietário era, na altura, o meu amigo Barros e foi na sua casa, ao lado (veja-se a degradação actual), que passei uma boa semana de merecido gozo, antes de rumar de novo à "guerra"!


2 comentários:

  1. Olá

    Deixo aqui um link para o meu blogue:

    http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil/default.aspx

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. NAMPULA--VISITEI ESTA CIDADE EM 1967,A QUANDO DE UMA CONSULTA DE OFTALMOLOGIA--PERMANECI LÁ CERCA DE UM MÊS-DAQUI GUARDO DUAS BOAS RECORDAÇÕES--UMA ERA QUE DIÁRIAMENTE POR VOLTA DAS 05H30 DA MANHÃ,HORA A QUE ABRIA A CANTINA DO QUARTEL,IAM UNS GAROTOS VENDER ANANÁZES A 2 ESCUDOS E 50 CENTAVOS--EU COMPRAVA SEMPRE UM E IA COME-LO PARA A CANTINA ACOMPANHADO DE UMA BAZUCA LAURENTINA--A OUTRA É QUE CONHECI O QUE DE MAIS BELO VI DE MOÇAMBIQUE---OS BAIRROS DA MUALA E MATACOLIA--BAIRRO COM PALHOTAS BEM CONCEBIDAS,ARRUAMENTOS BEM ARQUITECTADOS E COM UMA LIMPEZA DE ELOGIAR--FIQUEI DE BOCA ABERTA COM ESTA MARAVILHA,PELO QUE, NÃO RESISTI E MESMO SÓZINHO,VOLTEI LÁ MAIS VEZES--HOJE E APESAR DE PASSADOS MUITOS ANOS,AINDA RECORDO COM SAUDADE ESTA RECORDAÇÃO--

    ResponderEliminar