domingo, 12 de março de 2017

A GUERRA AINDA NÃO ACABOU...

Algum tempo atrás, escrevi um artigo no nosso blog com titulo: " A guerra ainda não acabou! " Pois é. Muita gente pensa o contrário. Ela acabou. Passou á história. Mas não é tão fácil assim, ela desaparecer da vida de quem combateu, daqueles que ficaram deficientes para toda a vida, daqueles que viram diante dos seus olhos camaradas morrerem e outras situações horríveis. Como esquecer? É impossível. A guerra só acabará, quando morrer o último combatente. Mesmo assim, aquelas que ficaram viúvas e as que vão ficar não a esquecerão. A memória não pode ser tão curta. Aquelas mães,esposas, noivas e namoradas que nunca mais os voltaram a ver para fazer luto, que ficaram lá enterrados de qualquer maneira, já esqueceram?
Tudo isto, bem a propósito, do nosso camarada António Calvinho (que tão bem conhecem do nosso blog pelas poesias de guerra) ter á poucos dias sido amputado de uma perna devido ainda aos ferimentos de guerra. Para quem não sabe, ele foi ferido pelo rebentamento de uma mina incendiária (de fósforo) tendo sofrido graves ferimentos no corpo principalmente nos membros inferiores. Ao seu lado, morreu o capitão Valente. Tudo isto, perto de Metangula (Niassa). Como Alferes, foi comandado por Ramalho Eanes (então Capitão) É aqui que o cenário do texto muda. Ramalho Eanes não se esqueceu do homem que esteve sob o seu comando e foi visitá-lo ao Lar Militar  visitando ainda todos aqueles que lá se encontram.
Obrigado Senhor General Ramalho Eanes. Homem como o senhor, hoje, existem poucos.Obrigado por estar sempre desde a primeira hora ao lado de quem combateu e ao lado daqueles que ficaram deficientes. E aqui, a A.D.F.A está-lhe grato por tudo que tem feito. Devia ser um exemplo a seguir por outros!
O nosso blog, não podia ficar indiferente ao sucedido. Daqui, os camaradas da Companhia de Cavalaria 2415, que esteve também em Moçambique no Niassa, lhe prestam esta homenagem dizendo: Obrigado Sr. General Ramalho Eanes por estar sempre ao lado de todos aqueles que sofreram na pele uma guerra injusta. A SOLIDARIEDADE E A AMIZADE são duas coisas que muita gente não entende, mas bem hajam aqueles que a ainda a cultivam e não as deixam morrer.
 Daqui do nosso blog, camarada Calvinho, tu que lutaste tanto para que hoje exista a A.D.F.A.todos nós te enviamos um grande abraço e com os votos sinceros de rápidas melhores.

      

Alguém disse:

"OS VERDADEIRO AMIGOS
NOS FAZEM SENTIR QUE NÃO
IMPORTA O PROBLEMA QUE
TENHAMOS QUE ENFRENTAR,
ELES SEMPRE ESTARÃO AO NOSSO LADO."


Daqui, mando um grande abraço para todos. SANTA.

1 comentário:

  1. O Gen. Eanes foi daquelas figuras que sempre tive na consideração devida. Os bons raramente desiludem. Para o amigo Calvinho que a força indómita continue até ao fim.
    Obg.e abr. Santa, A.Castro

    ResponderEliminar