A palavra Natal, leva-nos a celebrar um acontecimento. Leva-nos a comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Natal (terra natal) refere-se ao local uma pessoa nasceu. Quanto ao Pai Natal, a história é outra. O verdadeiro Pai Natal, nasceu pela bondade de S. Nicolau de Mira que foi Bispo Cristão que praticou muita caridade muito especialmente para com crianças pobres. Sendo assim, S. Nicolau, nada tem a ver com esta personagem vestida de vermelho que parece ser a figura principal do Natal. A figura de que falo, (acho que já o disse uma vez mas vou repetir) foi criada pela Coca- Cola nas décadas de 1920 e de 1930. Como se vê, muitos anos depois de S. Nicolau pois ele viveu entre o século III d.c. e IV d.c.. Isto tudo para dizer, que nos dias de hoje dá-se mais atenção ao Pai Natal da Coca-Cola que ao verdadeiro sentido do Natal ou seja: ao nascimento de Cristo. Com isto tudo, já não parece uma festa religiosa...
Este mundo transformado em desgraças, parece cada vez mais apelar ás guerras e ás discórdias do que á Paz. Quer queiramos ou não, a celebração do Natal e o que se comemora (o Nascimento de Cristo) devia ser uma data em que o homem devia meditar e verificar que continua a caminhar em sentido contrário. Isto é: no sentido das guerras e da discórdia e não no sentido da Paz. Como pode o homem celebrar o Natal e ao mesmo tempo causar e alimentar as guerras? É ver quantas pessoas neste mundo sofrem por causa do horror das guerras. Olhai quantas crianças inocentes nelas têm parecido e perdido os seus pais. Quantos seres humanos não têm que vestir e que comer nem casa para viver bem como famílias que simplesmente desapareceram. Quantas pessoas dormem nas ruas esquecidos por uma maioria da sociedade que apregoa a caridade nesta altura (Natal) e não passa de uma miragem. Quantas vezes temos vergonha de estar-mos ao lado de um irmão mais pobre, mal vestido, que passa fome e o seu cheiro não é o normal. É bom pensar que muitas destas pessoas vivem assim sem qualidade de vida por causa da incúria de muitos principalmente pelos governantes deste planeta.
Continuamos a viver num tempo desenfreado em que vale tudo menos o amor ao próximo e o amor á paz. São milhões por esse mundo fora (Cristãos e não Cristãos) que celebram o Natal. E o que vai mudar? Nada! O mundo vai prosseguir o seu caminho para a degradação sendo violentadas as liberdades do ser humano e, todavia é "NATAL". Que ao menos essas luzes brilhantes que brilham por esse mundo fora, iluminem também o homem para que haja mais amor e paz e que este mundo se torne melhor.
Que todas as famílias possam celebrar o Natal em paz na companhia de todos os que mais amam. No meu tempo de jovem, a mesa era posta o mais perto possível da lareira. Num dos lados ficava o pinheiro iluminado e do outro o presépio. Era bonito ver toda a família sentada á mesa, hoje tudo é diferente, são outros tempos em que o conceito de família já pouco existe e pouco importa que estejam todos.
Já me alonguei demais. Que este Natal nos traga a esperança que o Mundo vai ser melhor e que as "Armas se calem".
Sendo assim, eu desejo a todos os nossos colegas da 2415 e seus familiares, um Santo Natal com muita saúde paz e amor. Este meu desejo, também é extensiva aos familiares daqueles que já partiram e que estão na nossa memória.
Para todos aqueles que também visitam o nosso blog os meus votos são também de um Santo Natal para todos com muita saúde e muita paz.
Pertinentes considerações do Companheiro Fernando Santa! Parabéns pelo texto.
ResponderEliminarBoas Festas para ele e para todos nós!