10 dezembro 2023

CONTINUANDO...

Continuando com António Aleixo neste fim de tarde cinzento ameaçando chuva ou não seja tempo de inverno. Para quem não conhece o poeta António Aleixo ele foi cauteleiro e pastor, cantor popular que andava de feira em feira pelos lados de Loulé.

Julgam-me mui sabedor                   Inteligência há poucas.
E é tão grande o meu saber             Quase sempre as violências
que desconheço o valor                   nascem das cabeças ocas,
das quadras que sei fazer                por medo ás inteligências.

Quem me vê dirá: não presta          Engraxadores sem caixa
nem mesmo quando lhe fale,          há aos centos na cidade,
porque ninguém traz na testa         que só usam da tal graxa
o selo de quanto vale.                      que envenena a sociedade.

Forçam-me mesmo velhote,           Há pessoas muito altas
de vez em quando, a beijar             de nome ilustrado e sério,
a mão que brande o chicote           porque o oiro tapa as faltas
que tanto me faz penar                  da moral e do critério.


Porque o mundo me empurrou,    Quando os homens se convencem
caí na lama e então                        que `força nada se faz,
tomei-lhe a cor, mas não sou         serão felizes os que pensam
a lama que muitos são.                  num mundo de amor e paz

Eu não tenho vistas largas           Não acho maior tortura,
nem grande sabedoria                  nem nada mais deprimente,
mas dão-me as horas amargas     que ter de chamar fartura
lições de filosofia.                         à fome que a gente sente...

Mentiu com habilidade                Tu, que tanto prometestes
fez quantas mentiras quis;           enquanto nada podias,        
agora fala verdade,                       hoje que podes - esquecestes
ninguém crê no que ele diz.         tudo quanto prometias...

Há luta por mil doutrinas.          Não sou esperto nem bruto
se querem que o mundo ande     nem bem nem mal educado:
façam das mil pequeninas          sou simplesmente o produto
uma só doutrina grande.            do meio em que fui criado.

Que importa perder a vida         Negociante vivestes,
em luta contra a traição,            tens dinheiro e excelência;
se a Razão mesmo vencida,        são coisas que recebestes
não deixa de ser Razão?             a troco da consciência.

                                                                     ANTÓNIO ALEIXO


Termino como comecei. O tempo continua cinzento e a chuva ameaça cair. As árvores, essas continuam a despir-se largando as suas folhas desafiando o frio e a neve. 

Com um grande abraço para todos , desejo uma ótima semana com muita saúde.

                                           SANTA




Sem comentários:

Enviar um comentário