01 dezembro 2023

ANTÓNIO ALEIXO...

 Estava eu a remexer nuns livros antigos que eram do meu Avô quando encontrei umas quadras interessantes cujo autor é: António Aleixo. Sendo assim, aqui vão elas:


Os que bons concelhos dão
às vezes fazem-me rir,
- por ver que eles próprios são
incapazes de os seguir.


Perdida de canto a canto
dormindo em qualquer portal.
se era rica causa espanto,
se era pobre...é natural!


Negociante viveste,
tens dinheiro e excelência
são coisas que recebeste
a troco da consciência



Tu que tanto prometestes
enquanto nada podias,
hoje que podes - esquecestes
tudo quanto prometias...


Nem os sábios...nem os poetas
sabem fazer de bom grado
aldrabices mais completas
do que um bom advogado.


A esmola não cura a chaga
mas quem a dá não percebe
que ela avilta, que ela esmaga
o infeliz que a recebe.


Eu já não sei o que faça
p´ra juntar algum dinheiro;
se se vendesse a desgraça
já hoje eu era banqueiro


Alheio ao significado
diz o povo, e com razão,
quando houve um grande aldrabão:
...dava um bom advogado

.

Se andam mal acho decente
não o dizer por detrás;
dizê-lo de frente a frente
magoa mas satisfaz.


Quem nada tem, nada come;
e ao pé de quem tem comer,
se alguém disser que tem fome,
comete um crime sem querer


Chegasses onde pudesses;
mas nunca devias rir
nem fingir que não conheces
quem te ajudou a subir!


No mundo, bola que gira
sendo a mentira um defeito
em nós dos mais vergonhosos,
até parece mentira
que a mentira tenha feito
ricos, tantos mentirosos.


                         ATÓNIO  ALEIXO


Numa tarde cinzenta e fria misturada com alguma chuva, eu termino por hoje, desejando a todos a continuação de um ótimo fim de semana.

                            Um abraço

                               SANTA



Sem comentários:

Enviar um comentário