19 agosto 2023

( CONTINUAÇÂO DA POESIA...)

       


           Ao contrário...

O que é muito desagradável
 Mas será o mais provável,
   Penso eu cá para mim...
Que é muito melhor o travo,
  Comer primeiro o amargo
  E deixar o doce para o fim.

Mas o futuro a Deus pertence...
A mim é que ninguém convence
   Que o amanhã seja risonho.
    Possivelmente já não vejo,
      Mas o meu maior desejo
É que todos realizem os seus sonhos!

Os que nascem em berços dourados,
      Esquecem os abandonados,
      Fingem ter uma vida ativa.
   Enquanto houver leite na teta,
      Nunca largam a chupeta,
   Andam a mamar toda a vida!

Passamos a vida a aprender
   Sem nunca tudo saber,
   Parece contra natura.
Por mais que a gente estude,
     Acabamos por morrer
    Sem tirar a formatura.

    Eu fiz a quarta classe,
"Obrigatório" que passasse
    Sem hipótese de falhar.
  E como era esta a regra,
Foi total a minha entrega,
    Tive que me aplicar!

Naquele tempo a pobreza
    Era a nossa realeza,
 De sol a sol a trabalhar.
Oitenta por cento analfabetos,
    Eram pais, avos e netos,
Não havia dinheiro para estudar!

Por isso esta universidade
   De nós teve caridade,
A verdade tem que ser dita!
Faz parte da minha história,
  Temos é que ter memória,
   As aulas são gratuitas! 

Desde o dia em que nascemos,
    Se viermos a ter sorte
   De muitos anos viver.
 O que nos está reservado
Será mais tarde recordado,
  É o que eu ando a fazer!

  Estou prestes a terminar
   Esta forma de mostrar
Tudo o que por mim passou.
   Que seja tudo por amor,
   Tento dar o meu melhor
E é por isso que aqui estou!

    Vivendo o dia a dia,
Procurando a paz e harmonia
    De uma forma divertida.
   Não sei se sei, se não sei,
Foram as conclusões que tirei
    Ao longo da minha vida.

                                        Manuel S. Pereira

E pronto. Por hoje é tudo.
Cuidado, o calor vai apertar,
Tenham muito cuidado
Para o sol não vos molestar!

É melhor estar ´a sombra,
Debaixo do chapéu virado pró mar
Com a mala térmica ao lado,
Com uma bebida fresca para refrescar!

E já agora de vez em quando,
Depois da boca refrescar
Tirar o "cuzinho" da toalha
E dar um mergulho no mar!

                             Para todos um ótimo fim de semana!

                                       SANTA
















Sem comentários:

Enviar um comentário