25 março 2021

PARECE QUE FOI ONTEM...

 Pois é. Parece que foi ontem mas já lá vão cinquenta e um  anos. Se a memória não me falha (as datas para mim são um problema) foi em Março de 1970 que saí do Anexo de Campolide (Anexo do Hospital Militar Principal) também conhecido por Galinheiros e também por Depósito ou Armazém de Carne Humana. Não tenho boas recordações do tempo que lá passei. Havia uma parte do hospital (cavalariça) que era um horror. Viam-se soldados sem pernas que não tendo cadeiras de rodas rastejavam  pelo chão. Era triste ver as famílias que os vinham visitar chorando de dor. Era daqui, que pela calada da noite saiam os corpos daqueles que não aguentaram os seus ferimentos, e eram transportados quase em segredo para as suas terras. Onde eu estive, tu eras obrigado a estares misturado com camaradas com ferimentos severos chorando ora gritando com dores insuportáveis e que a espera por vezes para lhe atenuar o sofrimento eram longas e é quando isso acontecia. Só quem por ali passou sabe verdadeiramente o que era aquele inferno. Hoje, muita gente desconhece por completo o que foi a Guerra Colonial e nem querem saber. Já foi á muito tempo. Hoje os seu filhos e netos, já lá não vão. É trise, que alguém que não devia, tenha ao longo do tempo tentado passar com uma esponja por cima de tudo. Muitos dos mutilados, cegos paraplégicos e trataplégicos e outros ferimentos que ainda estão vivos, nunca se vão esquecer deste Depósito de Carne Humana.

São situações e casos, que todos nós guardamos para a vida inteira. Não sabem o que eu senti quando fui dado incapaz e regressei a casa. A minha alegria (imensa) era toldada pela tristeza que sentia por aqueles que ainda lá ficaram naquele inferno. Pode custar para muitos ler estas palavras. Foi mentira? Não. Esconder? Também não. Já basta o que foi escondido naquela altura e não só...

Há muita gente que diz: O tempo tudo apaga. É mentira.

Já chega por hoje. Ás vezes, pôr coisas do passado cá para fora faz bem.

Um grande abraço para todos

               SANTA


1 comentário:

  1. Este é dos que calam bem fundo... Excelente texto dizendo tantas verdades e que a tantos envergonham ... Caro Santa a minha admiração pela tua sensibilidade eleva-se... atira-te a eles sempre que oportuno... Como normalmente se diz "quando se calam as bocas começam a falar as pontas dos dedos"... Deu para emocionar, sente-se bem que te saiu com raiva.. raiva essa a que tens todo o direito e, também principalmente, a todos aqueles que sentiram e ainda continuam a sentir (descendentes) tanta dor.
    Obrigado uma vez mais por andares atento.

    ResponderEliminar