31 março 2021

É brincadeira !!

 Há 3 dias atrás vi e ouvi na SIC Noticias o conceituado comentador Nuno Rogeiro, especializado em assuntos bélicos internacionais, a dissertar sobre o assunto do momento, os ataques do "Daesh" às cidades mais a norte de Cabo Delgado em Moçambique. Alongou-se no enorme conhecimento que acha ter daquele mediático assunto, tocando na questão  da "ajuda" de Portugal nos acordos de cooperação militar com aquele país e que trata, simplesmente, do assíduo envio de militares especializados no ensino técnico-militar em todos os aspectos de defesa territorial.

Até aqui nada a enganar foi mais do mesmo, ou seja, é do nosso bolso que sai o "money" para custear as despesas destas "tretas", para parecer bem.

E, a terminar, o nosso abalizado comentador lembrou-se de disparar um míssil, digo eu. Disse que a situação é de tal ordem grave no terreno que, por uma questão moral, Portugal devia prestar ajuda mais significativa que seria o envio para o terreno dos nossos militares das Forças Especiais habilitados e preparados para este tipo de ação.

Acreditem que paralisei...... não queria acreditar que ainda fosse possivel ouvir tamanho disparate.  Só podia ser brincadeira! 

Agora, mais calmo, reconheço que passados 50 anos o trauma cá continua bem agarrado e jamais sairá. Daí esta minha reação.

Após a chegada à "Metrópole" e o 25 de Abril, todos passámos a ter uma certeza dentro de nós que nos enchia a alma, os nossos filhos e netos estavam livres daquele pesadelo.

Eis, quando surge de repente o Sr. Nuno Rogeiro, Prof. Dr. a "chatear" os que cá estão. Sabe que mais? Dou-lhe um conselho e de borla: deixe-nos em paz e sossego, já temos a nossa conta. Não acha que basta terem falecido naquela ex-provincia  "ao serviço da pátria" 3136 jovens portugueses? Fora os milhares que por cá ainda vão carregando os ferimentos e as deficiências e os stress-pós-traumáticos.

Olhe, caro comentador, se tem assim tanta vontade de lutar, dou-lhe outro conselho: VÁ VOCÊ! 

Mas a realidade actual do que por lá se passa na terra dos "macondes", aqueles que durante a "nossa" guerra considerávamos os mais duros e agressivos inimigos, que nos impunham respeito e até medo, agora que houve uma invasão e ocupação do seu território, das suas casas, das suas familias, é muito estranho que os ditos "macondes" não tenham capacidade para resistir e escorraçar os terroristas invasores do "Daesh", tal como o fizeram, e bem, contra os portugueses na época. (Agora também se chamam "terroristas". Engraçado... volta tudo ao mesmo)!

Deixo aqui a transcrição duma "Carta Aberta" dirigida ao Presidente da Republica de Moçambique, que me fizeram chegar às mâos.

   



2 comentários:

  1. Olá Artur. Gostei do teu texto. Dou-te a pontuação máxima. O que se está a passar em Moçambique em zonas que a gente bem conhece é arrepiante sem que o Governo Moçambicano nada faça. Quanto ao Sr. Nuno Rogeiro... fico-me por aqui. Não me merece qualquer comentário. Vamos ver o que a situação vai dar.
    Um abraço
    Santa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ja ha muito que quando vejo este senhor,mudo se canal,pois aqui ha uns anos disse na tv coisas infames sobre os ex-combstenes,QUANTO AO TEU TEXTO ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO. ABRAÇO

      Eliminar