Faz hoje cinquenta e um anos. O nosso blog não podia esquecer está triste efeméride. Era Sábado. Na travessia do Rio Zambeze, (Moçambique) entre Chupanga e Mopeia, eram quase dezassete horas, quando o Batelão S.Martinho, transportando camaradas da Guerra se afundou causando 100 mortos alguns feridos e fora aqueles ainda que ficaram traumatizados para toda vida.
Foi uma das grandes tragédias (se não a maior) da nossa guerra colonial. Lembramos aqui este dia com angústia o acontecimento. Se a memória não me falha, morreram dois companheiros da 2415. Para todos os que pareceram neste acidente, PAZ ÀS SUAS ALMAS.
SANTA
Peço desculpa. Por lapso de memória errei a data do desastre de Mopeia. Não foi hoje que fez anos mas sim ontem dia 21.
ResponderEliminarSanta
Os nossos inditosos companheiros, que pereceram nas águas do rio Zambeze, e a quem, mais uma vez, prestamos saudosa homenagem, foram os condutores Daniel Vieira Vitorino e José Ferreira de Oliveira, que tinham ido a Lourenço Marques (agora Maputo) buscar viaturas militares para Vila Cabral (actual Lichinga).
ResponderEliminarBastante matéria sobre esta tragédia foi já referenciada neste Blogue, logo desde o ano do seu lançamento em 2009.
Clicando nesta ligação poderemos revisitar a maior parte dessas publicações, enquanto lembramos os nossos camaradas.
Em aditamento ao comentário anterior, deixo aqui o "link" directo ao relatório oficial do acidente, publicado pelo excelente site TERRAWEB. Aconselho vivamente a sua consulta.
ResponderEliminar