24 abril 2023

25 DE ABRIL...



 Mais uma celebração! Festeja-se mais uma vez o 25 de Abril. Data que fica na história do nosso país pela vitória sobre o Fascismo, ter acabado a Guerra Colonial e tornarmo-nos um povo em liberdade. O 25 de Abril, rebentou com as amarras que nos amarravam ao silêncio e ao medo que nos era imposto pela PIDE e ao desespero de tantas mães e esposas que viam partir para a guerra os seus filhos e maridos com a incerteza de os voltar a ver (ou não) com vida ou bem fisicamente. No fundo, foi uma alegria para o resto da juventude deste país que se livrou da maldita guerra que além de tudo era injusta. Era-mos um pais de medos sem poder abrir aboca pois o que se pudesse dizer podia-mos ter á perna a maldita PIDE através dos seus "bufos" que proliferavam por todo o lado e sofrer a bom sofrer.

É pena que ao longo dos anos tão pouco se tem falado do 25 de Abril  do que era a Pide e o que foi a Guerra Colonial. Á anos atras, as Escolas ainda faziam convites para se falar sobre o 25 de Abril e a Guerra Colonial. Dou um exemplo: A Delegação de Coimbra dos Deficientes das Forças Armadas (da qual faço parte) era convidada para ir ás escolas da zona centro falar sobre o 25 de Abril e a Guerra Colonial mas, tudo acabou. É pena. A juventude de agora (segundo a minha opinião) devia saber o que foi uma coisa e outra mas, no que diz respeito á Guerra Colonial parece que a mesma ainda causa mal estar e á uma intenção de quanto menos se falar dela melhor. Uma coisa é certa, o 25 de Abril não acabou com a guerra daqueles que ainda hoje sofrem na pele os traumas mentais e físicos que ela causou bem como o sofrimento de quem os tem acompanhado que são: esposas, e em alguns casos, filhos netos e familiares. Deu-se o 25 de Abril e o Estado Português tentou esconder os deficientes militares, foi á custa de muitas lutas que o Estado começou a olhar pera eles embora sempre de mau olhar.

Não podia esquecer (pois tem sido esquecido) e não desprezando todos aqueles que também tornaram possível o 25 de Abril, lembrar aqui Salgueiro Maia que também os acompanhou.

Mas, vamos celebrar o 25 de Abril com alegria, na esperança que se não volte a passar pelo mesmo, que não sejamos amordaçados e que a liberdade seja vivida com respeito e qua Democracia seja mais saudável. Que os nossos Governantes olhem mais para aqueles que são mais pobres e não esbanje o dinheiro naqueles que não o merecem e ainda o estragam!

                 VIVA O 25 DE ABRIL

                                  VIVA PORTUGAL

                                     SANTA


     


1 comentário:

  1. Tenho algo a dizer sobre a divulgação do tema nas escolas, mas não é para já. Voltarei ao assunto, quando tiver acesso a uma das entrevistas, em que eu participei, realizadas na escola da minha neta.

    ResponderEliminar