terça-feira, 11 de setembro de 2012

AS RECORDAÇÕES CONTINUAM - IV

               
 Por: F. Santa   


   Estava eu a fazer umas arrumações, e deparei-me com uma pequena mala de cartão (daquelas que se usavam antigamente) devidamente fechada. O que estaria ali dentro? Intrigados (eu e a minha mulher), resolvi abrir. Surpresa das surpresas: estavam ali bem guardadas algumas cartas que foram enviadas à minha mulher (na altura, noiva). Continuando a remexer, fui encontrar embrulhadas num lenço verde (fazia parte da farda), cinco balas! Peguei nelas com cuidado, tendo-as desactivado de seguida. Hoje fazem parte do meu museu caseiro! A bala de ponta vermelha, era utilizada na G3 para instrução, a ponta era de madeira! Quanto às cartas, foram aquelas que escaparam à fogueira (na altura tinha ficado com meia dúzia delas), ficam para recordação.



  Julgo ser a estação de comboios de Vila Cabral ainda em construção. Será? Alguém que saiba poderá explicar melhor do que se trata. 

 
     

Quem se lembra da travessia em MOPEIA em que tantos camaradas  perderam a vida? Eis uma barcaça que fazia a travessia.
Esta foto foi enviada pelo nosso camarada da “Broa de Avintes”. Aqui, segundo me lembro, morreram dois camaradas nossos.
 
Hoje (dia 6 de Setembro), estava almoçando com a minha mulher (um franguinho assado no forno), e lembrei-me: Faz 44 anos que eu estava sozinho com uma secção em Matipa. Era um destacamento nos confins do mundo!! (Só para recordar: foi o meu baptismo na guerra!) Quanto eu teria gostado de ter tido um franguinho assado no forno (eu e todos os que estavam comigo) em vez de umas salsichas com arroz cozidas só em água do rio e mais nada! Tempero? O molho das salsichas! E qual o prazo de validade das salsichas? Ai se a ASAE lá estivesse!) Foi a ementa do almoço e do jantar durante quase um mês!! Nos últimos dias que estivemos lá é que variou: passamos a ter só jantar, já não dava para almoçar!
Isto não é senão relembrar mais um retalho da guerra!

                                     Um abraço. Santa.

1 comentário:

  1. falando em comida'relembro o pessoal da zona de lisboa e arredores para o convivio que sabado 15 de setembro iremos ter em mafra.nao pude contatar todos da zona por falta de contato telefonico.se quieres ir e nao foste contatado por mim liga me para 965051603 vivaldo.um abraço

    ResponderEliminar