11 maio 2023

CAMARADAS!!! "OIÇÃO"!!! "OIÇÃO"!!!

 

               “Operação Monte de Braço de Prata”

           

                      Restaurante “A Coudelaria”   06/05/2023

 

Caros Camaradas

Cumprimentamos todos os presentes.

Esperamos que o convívio de hoje tenha sido do vosso agrado e desejamos, para já, que no próximo ano, possam comparecer de novo, não só os presentes, mas também aqueles que por motivos vários não se inscreveram, ou, tendo reservado lugar, à última hora não puderam vir.

Desta vez, a convocação para este convívio, embora mal comparado, foi baseada nas técnicas “psico”, que praticávamos em António Enes. Não enviámos cartas, entrámos em vossas casas, através de chamadas telefónicas e falámos convosco. Além de divulgar o nosso convívio, ficámos a saber como cada um se encontravam em termos de saúde.

Nesses contactos, encontrámos as mais variadas situações, como era de esperar, mas felizmente, ainda há um número razoável de camaradas que se encontram relativamente bem. 

Ainda enviámos vinte “alertas” por correio, para divulgar o evento e solicitar que nos contactassem através de telefone, para a partir daí, se inscreverem ou apenas registar o respetivo número de telefone, para futuros contactos. Responderam três, três cartas foram devolvidas e os restantes não deram notícias.

Os ausentes, por motivos vários, com quem falámos, fizeram questão de mandar um abraço para todos nós.

Destaco o Senhor Amado, que dantes, era normalmente, o primeiro a responder à chamada.

A norte, o Paulo, o Braga, o Afonso, o Soares e o Moreira; da zona centro e mais a sul, o Santa, o Cunha e o Claro, o Duarte, o Carvalho, o Pedro, o Mestre, o Borba, o Lindeza e que me desculpem mais um ou outro que aqui não consta.

Para aqueles, dos quais não sabemos o paradeiro, ou sendo contactados, não nos responderam, desejamos que se encontrem bem e que alguns ainda nos deem a alegria de os voltar a ver. Contudo, compete aos que se reúnem não os esquecer.

Para vos proporcionar o “rancho” de hoje, o “Operacional de serviço” espera que a opção por este restaurante, tenha sido do vosso agrado.

Deveriam ter um “louvor” todos os que fazem questão de estar sempre presentes nestes convívios, viajando, alguns, centenas de quilómetros,  cada um com a sua “bomba”, e até de “machibombo”, mesmo que, como no caso de hoje , tenham de enfrentar uma parte do percurso através de “picada”, para chegar a este lugar, que no último troço,  mais parece o caminho da “machamba”…

Para os familiares e/ou amigos, que vos acompanham nestas “operações” nada secretas, um cumprimento muito especial. Eles há muito que fazem parte deste “combate” e hoje, aliás como sempre, nomeadamente os “chekas”, apresentam-se aqui, “maning  xunguilas”.

 

Aproveitemos para honrar, à nossa maneira, os que partiram. Quer no “teatro de operações”, quer após o regresso.

Ao longo dos anos, já são em número considerável.

(leitura da lista dos falecidos)

Para eles a nossa singela homenagem com um minuto de silêncio.  

(silêncio durante um minuto).

Anunciamos agora, o sorteio de uma orquídia, que adquirimos para esse efeito, destinado a contemplar uma das esposas dos “combatentes”. O respetivo consorte, será também comtemplado com uma garrafa de vinho, oferta do Restaurante “A Coudelaria”

E agora, vamos continuar o nosso convívio, que está prestes a terminar,

Lembrem-se que todos temos de “bombar” daqui, no momento adequado, rumo às nossas “Flates”…

Para todos, o nosso kanimambo.

E já agora, a pergunta… há alguém interessado em receber a “pasta da organização” para o próximo ano?

 AB


2 comentários:

  1. Muito bem elaborada a "proclamação às tropas" do que, muito modestamente, se auto intitula de "operacional de serviço",e que, na realidade, foi o COMANDANTE EM EXERCÍCIO da operação, a quem deve ser creditado o espectacular êxito alcançado. Só o facto da não existência de baixas nas nossas fileiras merece um imediato LOUVOR a ser publicado na ORDEM DE SERVIÇO!
    Pena não se conhecer o registo audio-visual desta proclamação. Se algum dos presentes possuir gravação em vídeo, ou fotografia do orador em plena ação, muito agradecia que a cedesse a algum dos redatores do BLOG, para aqui ser publicada para a posteridade!
    Bem hajas, A. Batista!

    ResponderEliminar
  2. Caro Soares, obrigado pelas encorajadoras palavras que aqui deixas. Bem hajas!
    Lamento muito que não tivesses estado presente neste convívio, tal como todos os outros companheiros com quem entretanto tive o privilégio de falar através de telefone e anunciar o evento e que pelos mais diversos motivos, não puderam comparecer. Espero que no próximo, as situações impeditivas, não se verifiquem e que o número de companheiros presentes seja substancialmente maior.
    Viva "A BRIOSA" !!!

    ResponderEliminar