Por hoje ser Domingo, fui dar uma volta pela minha cidade (Coimbra). Comecei pela Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz e Ferreira Borges, Largo da Portagem e terminei no Parque Verde. Como é diferente a cor destes locais no Verão a contracenar com a época de Inverno. Tudo muda. Mais alegria, esplanadas cheias, musica e ainda muitas vezes com a participação da Estudantina dos estudantes da Universidade de Coimbra. Percorrendo estes locais é curioso verificar a diversidade de línguas que se ouvem falar. Cheguei á Portagem e claro, não podia deixar de ser , fui á "Briosa" (pastelaria) comer um pastelinho e beber um café! A primeira etapa estava cumprida só com um senão! Um casal, passeava com o seu cão e de repente o animal apeteceu-lhe fazer as necessidades (o que é normal quando menos se espera), mas para meu espanto e não só, um riso dos donos e lá continuaram no seu passeio deixando para trás o excremento do animal como presente para o mais descuidado pisar. Claro que ninguém disse nada (por vezes é melhor) pois não sabemos com quem estamos a lidar podendo ser insultado (e não só) como eu próprio já fui. Mas isto lá está.: A EDUCAÇÃO ANDA ARREDADA DE MUITA GENTE!
Daqui, fui então até ao "Parque Verde". Depois de ter recebido melhoramentos por causa das cheias do "Mondego", ficou mais bonito e convidativo para se passar alguns momentos junto ás margens do rio numas esplanadas também elas convidativas. Por vezes somos visitados pelos "patos" com os seus filhotes passeando pelas águas tranquilas sempre á espera que alguém lhes de algo para comer. É bonito, ver também as crianças brincando com alegria o que nos faz pensar: Quanto é bom viver em pás!
Seguidamente, resolvi atravessar o mondego pela ponte pedonal "Pedro e Inês" que me levou á margem esquerda do rio onde existe outra zona relvada e que liga á "Praça da Canção". Ao atravessar a dita ponte, reparo que os vidros laterais (muitos) estão destruídos isto é: foram destruídos já várias vezes, substituídos e novamente destruídos por vândalos que andam á solta pondo em risco a segurança, muito principalmente para as crianças. Resultado: vão ser colocados novos vidros e também câmaras de vigilância como tudo isto não custe dinheiro e como se costuma dizer: entre nos nossos bolsos. No meio disto tudo, qual o interesse desta gente praticar tais atos de vandalismo? Não só aqui, mas também por este nosso Portugal fora. Que bom seria esta gente fosse obrigada a ter uma nova vida. A vigilância anda muito arredada aqui por Coimbra. Muita gente pergunta por anda a "Polícia" que não se vê? Este assunto dava pano para mangas como se costuma dizer.
Já desabafei um pouco neste Domingo em que o sol brilhou convidando ir até á praia e outras coisas mais...
Um abraço para todos e uma ótima semana com tudo de bom.
Santa
Sem comentários:
Enviar um comentário