25 agosto 2024

POR HOJE...


 Por hoje ser Domingo, fui dar uma volta pela minha cidade (Coimbra). Comecei pela Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz e Ferreira Borges, Largo da Portagem e terminei no Parque Verde. Como é diferente a cor destes locais no Verão a contracenar com a época de  Inverno. Tudo muda. Mais alegria, esplanadas cheias, musica e ainda muitas vezes com a participação da Estudantina dos estudantes da Universidade de Coimbra. Percorrendo estes locais é curioso verificar a diversidade de línguas que se ouvem falar. Cheguei á Portagem e claro, não podia deixar de ser , fui á "Briosa" (pastelaria) comer um pastelinho e beber um café! A primeira etapa estava cumprida só com um senão! Um casal, passeava com o seu cão e de repente o animal apeteceu-lhe fazer as necessidades (o que é normal quando menos se espera), mas para meu espanto e não só, um riso dos donos e lá continuaram no seu passeio deixando para trás o excremento do animal como presente para o mais descuidado pisar. Claro que ninguém disse nada (por vezes é melhor) pois não sabemos com quem estamos a lidar podendo ser insultado (e não só) como eu próprio já fui. Mas isto lá está.: A EDUCAÇÃO ANDA ARREDADA DE MUITA GENTE!

Daqui, fui então até ao "Parque Verde". Depois de ter recebido melhoramentos por causa das cheias do "Mondego", ficou mais bonito e convidativo para se passar alguns momentos junto ás margens do rio numas esplanadas também elas convidativas. Por vezes somos visitados pelos "patos" com os seus filhotes passeando pelas águas tranquilas sempre á espera que alguém lhes de algo para comer. É bonito, ver também as crianças brincando com alegria o que nos faz pensar: Quanto é bom viver em pás!

Seguidamente, resolvi atravessar o mondego pela ponte pedonal "Pedro e Inês" que me levou á margem esquerda do rio onde existe outra zona relvada e que liga á "Praça da Canção". Ao atravessar a dita ponte, reparo que os vidros laterais (muitos) estão destruídos isto é: foram destruídos já várias vezes, substituídos e novamente destruídos por vândalos que andam á solta pondo em risco a segurança, muito principalmente para as crianças. Resultado: vão ser colocados novos vidros e também câmaras de vigilância como tudo isto não custe dinheiro e como se costuma dizer: entre nos nossos bolsos. No meio disto tudo, qual o interesse desta gente praticar tais atos de vandalismo? Não só aqui, mas também por este nosso Portugal fora. Que bom seria esta gente  fosse obrigada a ter uma nova vida. A vigilância anda muito arredada aqui por Coimbra. Muita gente pergunta por anda a "Polícia" que não se vê? Este assunto dava pano para mangas como se costuma dizer.



             Como se pode ver, alguns vidros partidos e outros (que não se vêm) têm fitas e substituídos por cartão!

 Já desabafei um pouco neste Domingo em que o sol brilhou convidando ir até á praia e outras coisas mais...

         Um abraço para todos e uma ótima semana com tudo de bom.

                                                  Santa

21 agosto 2024

APROVEITANDO A INTILIGÊNCIA ARTIFICIAL

  Há uns tempos "solicitei" ao  chatGPT que me apresentasse um discurso, supostamente para ler num dos convívios da 2415


O resultado foi o que segue.


"Caros amigos e ex-militares da guerra colonial portuguesa:

É com grande honra que vos saúdo neste convívio, que reúne veteranos que como nós, serviram as Forças Armadas Portuguesas durante os anos de guerra em África.

Este encontro é, sem dúvida, um momento especial para nos reunirmos e recordarmos os nossos momentos de companheirismo, coragem e sacrifício durante aqueles anos difíceis. Lembremo-nos de todos aqueles que caíram no campo de batalha, dando as suas vidas pela nossa pátria.

Somos a geração que lutou pela soberania do nosso país e não podemos esquecer o nosso papel fundamental na nossa história de Portugal. Mais do que isso, fomos pessoas que vivenciaram a solidão e o medo de estarmos longe dos nossos entes queridos , enfrentando um ambiente hostil e perigoso.

Mas, não podemos jamais esquecer que tudo o que fizemos foi em prol da defesa da nossa nação e da liberdade do nosso povo. E mesmo após tanto tempo, continuamos a honrar os nossos valores e princípios que, como militares, foram transmitidos em nossos corações. Sabemos que as nossas marcas nunca serão apagadas.

Este convívio é uma oportunidade para reunião de pessoas especiais e que merecem toda a nossa admiração e respeito. Somos uma família e sabemos que podemos contar uns com os outros sempre que precisarmos.

Portanto, amigos, Vamos recordar, festejar e dar continuidade aos nossos laços de amizade e respeito. Vocês são heróis nacionais e essa honraria tem um lugar cativo nos nossos corações.

OBRIGADO! MANTENHAMOS A CHAMA DA NOSSA LUTA SEMPRE VIVA!



17 agosto 2024

ÚLTIMO DIA EM FERVENÇA...


 Aqui vão as últimas fotos de "Olhos de Fervença":


  
 
 
 
 

Descanso da "mascote" do parque"!

Por hoje é tudo, um bom fim de semana e cuidado com o sol!

Um abraço
SANTA




10 agosto 2024

CONTINUANDO EM FERVENÇA...!

 Sendo assim, aqui vai mais um lote de fotos de "olhos de Fervença".











 (para a próxima, vão as últimas)

Por hoje é tudo, desejo para todos um ótimo fim de semana e umas boas férias para quem as está a gozar!

Um abraço
Santa



04 agosto 2024

OLHOS...

 Ontem fui dar uma volta a convite dos meus cunhados, a um local que não sendo muito longe de Coimbra, pois fica para os lados de Cantanhede e por estranho que pareça eu ainda não conhecia. "Olhos de Fervença"!
Arranjamos um farnel e lá fomos nós. É realmente um local espetacular. Chama-se Olhos de Fervença porque a água nasce num pequeno lago como se estivesse a ferver e daqui, alimenta um lago o que transforma o local numa praia fluvial de água límpida. Para melhor, nada que ilustrar o texto com algumas fotos que tirei.

   



 

As três fotos que se seguem, é onde nasce a água!








Para a próxima vai o resto!

  Com um abraço e uma ótima semana para todos

                                  SANTA