20 junho 2022

Passeio...

Ontem fui dar um passeio até á praia de Vieira  de Leiria. O tempo esteve razoável e convidava a passear junto ao mar. Já não ia lá á muito tempo e gostei do desenvolvimento que teve até então. Foi assim, que me veio á lembrança  uns versos feitos pelo nosso saudoso Carlos Silva e que mais uma vez me atrevo a brindar o nosso blog com eles:

PRAIA DA VIEIRA/QUE ACORDA DE MANHÃ A CANTAR/O PREGÃO DE PEIXEIRA/QUE APRENDEU NO BAILADO DAS ONDAS DO MAR

E com três letrinhas apenas
Escrevemos nós Céu e mar
Aí fazia-mos belos poemas
Se ele nos quizesse inspirar

Como estás tão formosa, Vieira!
Pois tu do centro és praia rainha
Já tens o mar e o Liz á tua beira,
Que mais queres princesa minha

E serás tu de familía Lopes Veira
Foi de ti que ele o apelido herdou
Descreveu a sua região á sua maneira
E os melhores poemas te dedicou

A praia fica sempre desconfiada
De á noitinha o sol se pôr no mar
Se o mar de noite a deixa lavada
Para o sol de manhã a poder beijar!

Na infância, esta praia me marcou!
Quando pela primeira vez vi o mar
E com belas sardinhas ela me criou
Como é que não hei-de dela gostar

Ó praia da Vieira, pérola branquinha
Ai que eu nada mais tenho para te dar,
Pois a amizade era tudo quanto tinha
Tu bem sabes, minha terra, meu mar!

E praia da Vieira por Deus colocada
Mesmo entre o Pedrogão e São Pedro,
O caso do Liz, ao mar não conta nada,
Não se atreva ele a divulgar o segredo

Não existe no mundo mais bela pintura
Como ver o pôr o sol à tarde sobre o mar,
Belíssimo quadro inda sem ter moldura
Que, a mão da natureza nos quis pintar!

O rio Liz passa depressa em Leiria
Pra na praia da Vieira vir desaguar
Corre corre e transborda de alegria
Com prazer é que se afoga no mar!

Não há nada mais belo puro e natural
Como a  paisagem da Vieira de Leiria
Lá se respira cheirinho a verde plnhal
De medronho, rosmaninho e maresia!

As tuas dunas onduladas, campestres
Areia tapada de vegetação rasteirinha
Ao sol brilha a baga de fruto silvestre
Que gota de neve a rosada camarinha

Pescador sobre o mar debruçado
Nessas ternurentas noites de luar
Inspirado por ver o céu estrelado
Conversa em silênciocom o mar
                                                             CARLOS SILVA

Assim termino com um abraço para todos
             
                        SANTA 



Sem comentários:

Enviar um comentário