27 março 2022

RECORDAR...

 É isso mesmo. Voltar a recordar!

Mais uma vez, recebi mais uma carta anónima com seis fotos. Não sei dizer se algumas delas já fazem parte do nosso blog. Na dúvida, aqui vão as primeiras três pedindo ao mesmo tempo que alguém diga alguma coisa sobre elas pois julgo que na altura que foram tiradas eu já tinha sido evacuado.

É um pouco estranho que o colega, ou família não se identifique. Pois era bom saber quem realmente tem a boa vontade que elas sejam publicadas.

 





                          
                      E viva a primavera!

                      Para todos uma ótima semana!
                              Com um abraço
                                     SANTA


19 março 2022

DIA DO PAI...

Hoje, dia do Pai. Hoje, cada um de nós continua a ver pela televisão o massacre que se tem abatido durante estes dias na Ucrânia. Hoje,dia do Pai. Quantas crianças deixaram os seus pais para traz para combaterem pelo seu país. Angústia e desespero pela separação e muitas delas sem saberem o que lhes está a acontecer. E quantos pais também sentem a angústia por estarem separados dos seus filhos? Eu sei o que é isso. Pois fiquei sem o meu pai já alguns anos e sei a falta que me fez na altura e que ainda hoje sinto. A Mãe é importante, pois tem um papel grandioso na nossa vida, também já não a tenho á muitos anos, mas o Pai o seu papel é diferente (eu falo por mim) impunha mais respeito pelas asneiras que fazia.
Hoje é um dia que devia ser de alegria para muitos pais e para muitos filhos. Assim não é. A guerra que a Rússia está a impor á Ucrânia assim não o permite. Á luto para muitos pais e para muitas crianças, pois á pais que não voltam a ver os filhos e filhos que não voltam a ver os pais. Que mundo cruel em que vivemos em que o homem consegue transformar a paz em guerra. Hoje era um dia em que os filhos deviam abraçar os pais, e os pais abraçar os filhos mas infelizmente uns não o fazem por falta de respeito e outros por desprezo que têm por eles e ainda aqueles que não o podem fazer por causa de uma guerra que os separou para sempre por uma morte cruel imposta por um...... que até (vejam só) vai buscar um salmo da Bíblia para um comício. Que cristão....
O senhor..... que impõe está guerra (e outros já o fizeram também) desprezam a vida humana. Quando se destrói com bombas, hospitais, creches, escolas, maternidades, parques infantis e edifícios civis e até a vida de crianças e agora até cemitérios, que nome se deve atribuir ? Uma guerra não tem o direito de existir. Não há razão nenhuma que dê razão a uma guerra. O homem tem inteligência suficiente para resolver os possíveis conflitos dialogando sem recorrer às armas e deixar para traz a soberba do poder e querer mandar no mundo. Podemos todos caber neste planeta que nos deu tudo para viver e viver em paz uns com os outros.
Já pensámos todos quando a guerra acabar o que irão encontrar toda esta gente que fugiu (aqueles que quiserem regressar) chegar ao seu país? Muitos já não vão encontrar as suas casas e em muitos casos a aldeia onde viviam. Deve ser algo que só cada uma das pessoas que passa pela situação pode descrever ao ter a visão aterradora com que se depara.
Daqui para a frente o que podemos esperar deste senhor e de outros como ele? O passar do tempo nos dirá.
Já agora, chegou aqui ao pé de mim a minha filha que me disse: olha pai, se não te importa escreve aí no vosso blogue, que a tua filha manda um abraço para todos os pais do mundo.

E assim termino por hoje o meu desabafo fazendo votos para que o homem passe a desejar a paz e não a guerra.

Continuação de um bom fim de semana com um abraço para todos e muita saúde

                  SANTA

12 março 2022

É BOM CONTINUAR RECORDAR...


Claro que é bom recordar.

Em primeiro lugar, quero desejar a todos a continuação de um ótimo fim de semana.

Esta foto tirada por alguém da C.Caç. 2418, que foram nossos vizinhos e que tão bem conhecemos.

Achei interessante, pois é uma foto do famoso comboio do Catur que nos mostra bem como era a sua composição. Para traz havia mais carruagens. Uma viagem memorável! Aqui leva só uma máquina a vapor, mas houve uma altura que tiveram de ser duas. Pode ver-se na frente da máquina o rebenta minas!

   Um abraço

       SANTA

09 março 2022

E A GUERRA CONTINUA...

 É verdade. A guerra continua sem apelo nem agravo. Já nada escapa aquela " besta". Hospitais, maternidades, creches, escolas, residenciais vai tudo a eito nem as crianças escapam. É a besta á solta!

Vamos ver como tudo vai acabar...

;É a guerra aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e quanto mais come consome, tanto menos se farta. É a guerra aquela tempestade terrestre, que leva os campos, as casas, as vilas, os castelos, as cidades, e talvez em um momento sorve os reinos e monarquias inteiras. É a guerra aquela calamidade composta de todas as calamidades, em que não há mal algum que, ou se não padeça, ou se não tema, nem bem que seja próprio e seguro. O pai não tem seguro o filho, o rico não tem segura a fazenda, o pobre não tem seguro o seu suor, o nobre não tem segura a honra, o eclesiástico não tem segura a imunidade, o religioso não tem segura a sua cela; e até Deus nos templos e nos sacrários não está seguro;

                                                                           PADRE ANTÓNIO VIEIRA (1608 - 1697)

    Com um abraço para todos

               SANTA


                                                 




04 março 2022

TRISTE E REVOLTADO...

É assim que me sinto. Triste e revoltado com o que se está a passar na Ucrânia. Eu, (falo por mim) traumatizado por uma guerra injusta na qual fui forçado a entrar, assim como outros companheiros, causa-me arrepios no que vejo todos os dias nas televisões. Só quem tenha um coração de pedra é que pode ficar indiferente a tal tragédia. Tudo dói mas, ver aquelas crianças metidas em tal situação causa-me uma impressão tremenda e ao mesmo tempo uma ternura imensa por elas. Ponho-me no lugar daqueles que estão a abandonar o seu país deixando toda uma vida para trás. Que futuro vão ter? Como estarão as suas casas quando voltarem? Os seus empregos, escolas, hospitais, creches, ainda existirão? E ainda por cima ninguém sabe como tudo vai acabar. Não são só os da Ucrânia que vão sofrer com esta guerra, somos nós todos que também vamos sofrer. Já se começa a sentir nos aumentos.
Espero, que esta guerra termine o mais depressa possível. Espero que o senhor (que eu não digo o nome porque causa-me nojo e arrepios) não meta mais ninguém na sua agenda de destruição. A besta que se contenha e tome consciência do mal que está a fazer á humanidade. Tenho muito medo que num desespero, caso as coisas lhe corram mal lhe passe pela cabeça e faça o lançamento de alguma arma nuclear. Ele é um louco. De tudo do pior ele é capaz.
Sendo assim, o 11 de Setembro, fez com que o mundo se transformasse noutras maneiras de viver, agora esta guerra, quanto a mim vai ser pior para nós como para as gerações vindouras.
Esta humanidade está a ficar podre.  A vida humana para muitos já não tem valor. O respeito já deixou de existir, mata-se sem pudor algum, neste planeta que tem tudo para o homem ser feliz. Mas quê? O puder, a ganância, ser senhor de tudo e querer mandar no mundo transforma o cérebro destas pessoas em m...
Não podemos ignorar o que se está a passar e assobiar para lado porque a guerra é lá longe. Quando menos se espera... ela pode estar mais perto do que nós julgamos.
    O nosso blog (espero eu) não podia ficar indiferente a toda esta situação está ao lado do povo Ucraniano.

        Para todos um abraço
                  SANTA