30 outubro 2021

SE É ASSIM...

Se é assim, passo a contar. Fiquei a saber que na passada Quinta Feira (se não me engano) através de uma notícia na comunicação social, que cerca de meia centena de ex-combatentes da Guerra Colonial, manifestaram-se em frente à Assembleia da República pedindo alguns direitos. O responsável pela manifestação diz a certa altura numa entrevista, passo a citar: "Que se ensine ás novas gerações que os ex-combatentes não foram traidores". Disse aina, passo a citar: "Sofremos o que sofremos em terras que não eram nossas, temos consciência disso. Nós não estávamos errados, o regime é que estava errado. Fomos fiéis á Pátria, vincou. Nas escolas nós somos assassinos. Não pegam na juventude e não lhes explicam como é que isto aconteceu e quem nos empurrou para uma guerra destas. E ainda para cúmulo, tenho uma neta que me vem dizer indiretamente que eu fui um assassino?" Fim de citação. Pois é. Isto é a pura da verdade.

Para mim, isto não é novidade. Pois ao longo do tempo, já fiz algumas palestras a convite de algumas escolas, convites esses feitos á A.D.F.A. Delegação de Coimbra e fui confrontado com algumas destas situações. Isto é: se não fomos assassinos. É claro, e na minha opinião, já era tempo de pôr tudo em "pratos limpos" e explicar estas novas gerações o que foi a Guerra Colonial. De contrário, vamos (nós ex-combatentes) viver até ao fim das nossa vidas com este "estigma". Mas, parece também que não á muito interesse dos governantes deste país em que se conte os factos pela verdade á nossa juventude.

Temos que saber viver com a situação. Eu próprio já fui apelidado de assassino e fascista. Para mim, "vozes de burro não chegam ao céu".

Mudando de assunto. Enviaram-me á dias umas fotos para eu inserir no nosso blog. Não sei até que ponto elas já não estarão no nosso blog. Mas, pelo estranho que pareça, a carta não trás qualquer indicação de quem as mandou! É como seja uma carta anónima. Deixo aqui um apelo para quem as enviou que se manifeste. E também que diga alguma coisa sobre elas.

Sendo assim, aqui vão elas:








Para todos um óptimo fim de semana.

Um abraço

  SANTA

2 comentários:

  1. estas fotos ficaram em poder de alguem num dos ultimos convivios mas havia mais .pede-se a quem as tiver que as mande para o SANTA e ja agora ponham o remetente,pois nao serao penalizados e nao vao a ordem de serviço,cumprimentos para todos

    ResponderEliminar
  2. De acordo com o Santa, acho que todos os companheiros que aqui vêm deviam opinar e ajudar a manter actualizado o mais possivel este Blog que já tem uma idade razoável de 10 anos. E nunca será demais lembrá-lo, graças à ideia do saudoso Manuel Magalhães (alferes). Para isso bastaria comentar, se fosse caso disso, qualquer texto ou fotos que aqui fossem "postados". E, já agora, porque não, deixar aqui algumas novas informações ou ideias. Será pedir muito..... se calhar até é. Mesmo assim, aqui fica o "Alerta .. Companhia"...
    E, quanto a comentar as fotos que o ET incógnito tem vindo a mandar para o Santa, posso dizer que ainda me lembro, com facilidade, de quase todos aqueles que aparecem nas ditas, infelizmente alguns já desaparecidos e, também, desta ultima foto dum jogo de futebol da melhor equipa da 2415, mais conhecida pela equipa dos "Básicos", logo isto diz tudo.
    Lembro bem, pois era jogador-roupeiro, o equipamento era muito idêntico ao da nossa seleção de Portugal, essa mesmo à do nosso descontentamento de há 2 dias... Tinha listas brancas e roxas (um bocado feia mas enfim há gostos pra tudo!). Era composta de grandes craques, vê-se na foto o Vale enfermeiro, o Laskas mecânico, o Alves motorista (enfrentavamos o perigo a cada hora sempre que saiamos para operações de Psico), do Moreira telegrafista (2º de cócoras a contar da esquerda). E já agora, modestia à parte, este vosso craque, cérebro da equipa (1º de pé a contar da esquerda.
    É caso para dizer bons e maus velhos tempos, deu para conhecer gente porreira.
    Abr. a todos, A.Castro

    ResponderEliminar