05 maio 2020

EFEMÉRIDE TRISTE...

A Guerra Colonial, deixou na memória de cada um que a viveu, acontecimentos uns mais relevantes que outros. Entre muitos acontecimentos, aqueles que mais marcaram, foi aqueles que causaram mortes e feridos especialmente em emboscadas e minas não descuidando aqueles que tinham origem em acidentes. Claro, cada um dos que viveu a guerra e estiveram presentes na hora dos acontecimentos, ainda hoje os têm gravado na sua memória e muitos deles com traumas para toda a vida. Pois haviam cenários horríveis.
Na minha memória, ficou gravado (entre outros) para sempre a emboscada que a C. Cav 2415 sofreu entre Kitamba e o Caracol. Esta emboscada , entre feridos (alguns com gravidade), faleceram o Sargento Carvalhito e o Furriel Santos. Foi o  primeiro dia triste da 2415. Este acontecimento toca-me muito, pois eu era para ir no lugar do F. Santos e por ter um problema num dedo ele teimou em ir no meu lugar. Não vou repetir o que se passou porque já foi mais que uma vez contada no nosso blog.
Hoje, 5 de Maio de 2020, faz hoje cinquenta e um anos que relembro este acontecimento, e ao relembra-lo é com muita tristeza que o nosso blog o faz em homenagem a estes dois camaradas e a todos os que ficaram feridos e àqueles que nada lhes aconteceu pelo risco que também correram,
pois podiam ter perdido a vida.
Não queria deixar passar, o desempenho dos nossos camaradas da C. Caçadores 2418 que estavam em Massangulo que ao sentirem o estrondo e sabendo que tinha-mos passado por lá à pouco tempo, foram ao encontro da nossa coluna e os ajudaram. Foram preciosos na sua ajuda.
 Da minha parte e da minha companhia, aqui deixo esta lembrança que não é mais que uma homenagem ao Carvalhito e ao Santos, não esquecendo todos os outros nossos camaradas que noutras situações também perderam a vida.

                                 Que as suas almas repousem em paz





                                                                  SANTA

Sem comentários:

Enviar um comentário