Por: F. Santa
Eis o Mapa de Moçambique. Saindo de Lisboa partimos rumo a Luanda, depois L. Marques e Beira e a seguir Nacala final de viagem marítima (traço mais fino). Aqui esperava-nos o célebre comboio do Catur.
O traço mais grosso mostra-nos a viagem de comboio desde Nacala a Catur: 1 – Nacala, 2 – Meconta, 3 – Nampula, 4 – Entre os Rios, 5 – Ribaué, 6 – Nova Freixo, 7 – Catur. 8 é Vila Cabral, cuja linha se encontrava no início da construção para ligar a Catur. Lembra-me ainda de Belém mas não a sei situar e dos formigueiros ao longo da via-férrea que mais pareciam obras de arte. Foram 900 e tal quilómetros que foram percorridos a passo de caracol, com as mais variadas peripécias já descritas neste BLOG. Segundo sei, em parte da linha de Nacala com destino a Vila Cabral, já não existe comboio de passageiros, mas só alguns comboios de mercadorias mas coisa rara...
Amigo Soares. Quando é que entram as imagens de satélite, de Chala e Matipa? Cá fico á espera. Um abraço.
Santa
.
Caro Santa,
ResponderEliminarComeço por lhe desejar bom ano,a si e à Família, acomeçar pelo "mykrolouco" Paulo G...
A Estação de Belém fica sensivelmente a meio caminho entre Nova Freixo e Catur.
Espero colocar brevemente as imagens de Matipa e de Chala... e (talvez) uma surpreza!
No texto que escrevi há dias intitulado "Provincia do Niassa-Nomes actuais das localidades", para esclarecimento do Santa dizia eu que a localidade de Belém (Mitande) ficava a seguir a Ribaué a camindo da cidade de Nova Freixo (Cuamba).
ResponderEliminarFui agora chamado à razão pelo meu amigo Gonçalves o que, desde já, agradeço, que afinal Belém fica bastante distante de Ribaué e localiza-se muito próximo de Mandinba já a caminho de Vila Cabral (Lichinga).
Aqui fica a devida rectificação. E andei eu a palmilhar aquelas zonas há 4 meses atrás!!