29 fevereiro 2020

HOJE É SÁBADO...

É verdade. Hoje é Sábado! E por ser Sábado, levantei-me um pouco mais tarde. Surpresa! Depois de uns dias de calor, estava a chover. Depois da higiene feita e do pequeno almoço, perguntei a mim mesmo o que iria fazer, pois para o meu pequeno quintal nada poderia fazer graças à chuva! Ideia puxa ideia e lembrei-me de pegar nas pastas da minha vida militar e recordar. Sim. Tenho três pastas com fotos desde que entrei para a tropa até quase aos dias de hoje. Digo até aos dias de hoje, porque parte dos artigos do início do blog até 2016-17 fazem parte dessas pastas bem como os almoços convívio e algumas fotos dos mesmos. Tudo isto, fica para memória futura. Já não fazia isto à muito tempo e acabou por ser um bocado bem passado! Desfolhando folha a folha, ia pensando comigo mesmo: que raio de vida tinha a juventude do meu tempo. Que gozo tinha eu e os jovens da minha altura estar na tropa e olha o que nos aconteceu! Olhando para algumas fotos, claro que me deu vontade de rir outras nem tanto. Fiz intervalo para almoçar e continuei depois. A recruta e a especialidade tiveram momentos interessantes que estavam bem patentes nas fotos que estava a ver . Mas à medida que as folhas iam saltando, ia-me aproximando daquilo que iria tornar-se mais difícil: a especialidade para Cabo Miliciano com mais dureza e mais sacrifício.
Dizia eu para mim: mas eu fiz isto! Mas afinal para que serviu? Ele há coisas... É que as coisas que treiná-mos cá não serviam para o género de guerra que existia lá.
Continuando pela especialidade, pelas recrutas que dei, eis que cheguei à parte mais dolorosa: a formação de companhia para ir para a "Guerra". Mas, entretanto, chegou o meu neto que se juntou a mim para ver algumas fotos e acabou por dizer: do que a malta gora se safou! Pois é disse eu, com o sacrifício da juventude da altura até ao 25 de Abril (e o 25 de Abril, claro) serviu para que parte destas fotos se não voltassem a ver. Não te faz diferença, depois de tantos anos passados voltar a estares a reviver a guerra. Eu não. Antes pelo contrário, (falo por mim) fechando-se nas coisas como aconteceu a muitos é muito pior para a saúde mental. No principio ´quando cheguei, principalmente durante a noite, acordava levantava-me e fazia disparates como se estivesse na guerra mas libertei-me disso, despejando para fora em conversas com amigos e familiares contando cenas da guerra isto é, revive-las. Até hoje, como sabes, não voltei a ter problemas. Estava a chegar a hora do jogo da Académica e lá foi o meu neto sofrer um bocado, ele é todo da Académica mas a coisa não está a correr lá muito bem! Eu continuei até que cheguei à partida e aos dias que por lá andei (Moçambique). Revivi a viagem de barco a viagem de comboio até Catur, algumas fotos de Colunas e patrulhas enfim, era como tivesse a ver um filme. Não foi mau de todo o tempo passou depressa fechei as pastas com um sorriso. Foi bom. Como costumo dizer:"Recordar é Viver".
Isto já lá vai. Esta guerra era outra, agora as guerras são diferentes e tão diferentes são estas em que vivemos que nós não conseguimos ver o inimigo à vista desarmada. Não são só as guerras bélicas, são agora como esta que está sobre nós: o CoronaVirus! É que nós não vimos o inimigo e ele vê tão bem a todos nós. Podemos ser emboscados a qualquer momento e em qualquer hora sem poder-mos fazer nada.Não vai ser fácil derrota-lo, até lá muita gente vai ficar à sua mercê.
O tempo já vai adiantado, começou agora a chover outra vez e a noite vai caindo. Sendo assim, termino por hoje desejando a todos a continuação de um bom fim de semana com muita saúde e paz.

                                                                      SANTA

Sem comentários:

Enviar um comentário