28 julho 2025

JÀ LÀ VÃO...

Já lá vão cerca de 16 anos que o nosso saudoso Alferes Soares lançou o Blog da C. Cav 2415. Os anos foram passando e ao longo deles, muitos companheiros já partiram deste mundo e outros já não estão disponíveis para participar no nosso blog. Mas como tudo na vida as coisas vão mudando. Eu, enquanto poder, vou alimentando o blog o que para mim também é uma maneira de "escape" como distração e alguns desabafos!. É pena que alguns tenham desistido.

Mudando de assunto. Este mundo que estes dias tem rodado mais depressa (segundo os cientistas) tem-nos dado o aumentar das tragédias. São as inundações catastróficas, são os tremores de terra, são as grandes tempestades, os incêndios (alguns de mão criminosa) mas estas de causas naturais, agora vêm aquelas que o homem sábio que é, as provoca. É cruel ver o que se passa na faixa de Gaza. Pessoas procurando comida são mortas sem apelo nem agravo. Crianças (Autênticos Esqueletos) procurando comida, nem essas escapam á malvadez humana ávida de guerra e assassinar o seu semelhante. Já não aguento ver na televisão imagens chocantes das guerras. Eles juntam-se para discutir o cessar fogo nas diversas frentes de guerra mas terminam sempre com uma bela fotografia, pois o cessar fogo fica... para mais tarde continuando os senhores da guerra a matar!
E assim vai rodando o mundo com as tragédias a aumentar e as guerras sem solução á vista! Entre nós, no nosso jardim á beira-mar plantado, é a Saúde que continua com doença grave e sem solução á vista. As Urgências deixaram de ser urgentes, algumas Maternidades deixaram de dar á luz! Agora dar á luz nas ambulâncias é mais Chique! Chamar o "INEM" será que ele vem? Quanto ao resto, continuam os desaparecimentos misteriosos, a violência doméstica, os assaltos, nas escolas é o que se sabe, e os incêndios continuam sempre com os mesmos problemas: falta de meios, na boca de alguns os Bombeiros não sabem nada só fazem asneiras, mas para os que assim falam, era porem-lhe as mangueiras nas mão e porem-nos para o meio do fogo para o apagarem já que são assim tão espertos! Mas: se calhar alguns que falam se tivessem limpo os seus terrenos como manda a lei talvez o mal não fosse tanto. Já agora Senhores Juízes, mão pesada para os incendiários. Muito mais haveria para dizer!

   Vamos continuar a deixar o mundo rodar (Fazemos votos para que ele não pare) e fazer votos para que o homem se entenda de uma vez por todas (o que não está fácil) e que acabem as guerras a tortura e o sofrimento que elas causam e ergam a bandeira da paz. Que acabe o racismo, abaixo o ódio, somos todos irmãos sendo qual for a religião a cor género ou nacionalidade. 

    "NO MEIO DE TUDO O QUE NOS INTERESSA É QUE NESTE MUNDO POSSA HAVER PAZ E AMOR ENTRE OS HIOMENS"

  Termino por hoje desejando a todos a continuação de uma ótima semana.

                                           Um abraço

                                             SANTA

24 julho 2025

CONTINUANDO POR CIES...

 Vamos então continuar a viagem pelo Arquipélago de Cies!








 




Por aqui, entra a água do mar quando a maré enche e alimenta a lagoa


(FIM)
Nada mais por hoje, a não ser um grande abraço para todos.

SANTA


21 julho 2025

UMA ESCAPADELA...-

 Ontem, dia 20, dei uma escapadela até Vigo e fui até ao Arquipélago de Cies através de uma agência de viagens. Partimos ás 6 horas da manhã e para espanto de todos chovia! Para nós era sinal que o passeio iria ficar estragado pois com o tempo chuvoso iria tirar a beleza de tudo o que imaginava-mos. Mas... ao chegar a Vigo, o sol começou a brilhar e lá partimos de "Catamarã" numa viagem de cerca de 45 minutos até ao nosso destino. Chegamos, e partir daqui tivemos um excelente dia de sol. No final de tudo, foi um dia bem passado na Natureza e em tudo aquilo que ela nos oferece.

Sendo assim, vou inserir no blog algumas fotos que tirei:


Este foi o magnífico transporte!

O bonito "Catamarã" que nos levou até ao Arquipélago...

                                                        


Estas duas fotos dispensam comentários...

A partir daqui já é no Arquipélago...

O restaurante da ilha...


Uma vista da praia... a areia é fina e branca!

Duas crias da "Gaivota"...

Esta é uma mini praia...

As recomendações são muitas: entre elas, o lixo que fizermos volta connosco, não fazer barulho, não alimentar os animais, não circular fora dos caminhos, não levar animais, arrancar flores ou frutos, não acender lume de nenhum tipo e nem trazer conchas da praia. Caminhadas a pé, são 4: Rota do Farol de Cies, Rota do Farol da Porta, Rota do Farol do Príncipe e Rota do Farol do Peito. Hà por onde escolher!
(continua)

Por hoje é tudo, desejo a todos uma ótima semana.

Um abraço
SANTA







15 julho 2025

POESIA...

 Pesquizando poesias na net, encontrei um poema interessante de um poeta cujo titulo é: As Balas. Precisamente por este nome é que me despertou a atenção. O poema foi escrito por Manuel da Fonseca. Era natural de Santiago do Cacém (distrito de Setúbal) onde nasceu a 15 de Outubro de 1911 e faleceu a 11 de Março de 1995.


   "AS BALAS"


Dá o outono as uvas e o vinho
Dos olivais o azeite nos é dado
Dá a cama e a mesa o verde pinho
As balas dão o sangue derramado


Dá a chuva o Inverno criador
As sementes da sulcos o arado
No lar a lenha em chama dá calor
As balas dão o sangue derramado


Dá a Primavera o campo colorido
Glória e coroa  do mundo renovado
Aos corações dá amor renascido
As balas dão sangue derramado


Dá o sol as cearas pelo verão
O fermento ao trigo amassado
No esbraseado forno dá o pão
As balas dão o sangue derramado


Dá cada dia ao homem novo alento
De conquistar o bem que lhe é negado
Dá a conquista um puro sentimento
As balas dão o sangue derramado


Do meditar, concluir, ir e fazer
Dá sobre o mundo o homem atirado
À paz de um mundo novo de viver
As balas dão o sangue derramado


Dá a certeza o querer e concluir
O que tanto nos nega o ódio armado
Que a vida construir é destruir
Balas que o sangue derramado


Que as balas só dão sangue derramado
Só roubo e fome e sangue derramado
Só ruína e peste e sangue derramado
Só crime e morte e sangue derramado.


                               MANUEL DA FONSECA

                     Por hoje é tudo espero que gostem.

                                         Um abraço

                                           SANTA




04 julho 2025

TODA A GENTE SABE...

 Toda a gente sabe que o futebol move montanhas, mentalidades e rivalidades. Mais uma vez e pelas piores circunstâncias, desaparece de forma trágica do meio futebolístico um grande jogador de nível mundial: DIOGO JOTA. E quis o destino, que com ele fosse também o seu irmão MANUEL SILVA jogador do Penafiel. Aqui, acabam as rivalidades e vem ao de cimo aquilo que deveria ser sempre fora destas circunstâncias. Viver o futebol (falo a nível do desporto em geral) em paz e harmonia isto é: em clima saudável.


O mundo oferece-nos muitas destas realidades em parceria com a nossa vida: a morte. A morte é aquilo que mais tememos pois não sabemos qual o dia , hora e em que circunstâncias tudo pode acontecer. Aconteceu a estes dois irmãos, tudo o que não estava planeado para esta viagem. Pois no plano deles, era para  ser uma viagem tranquila sem sobressaltos. Segundo parece por causa do rebentamento de um dos pneus do carro que conduziam acabou a tranquilidade. E aí está, o fim da linha e o fim da vida de ambos na flor da idade ainda com muita coisa para oferecer ao mundo do futebol e á sua vida pessoal. No caso de Diogo Jota, três filhos de tenra idade que ficaram sem o pai.
Diogo Jota , ficará para sempre na memória para os clubes que representou, e ainda muito especialmente na nossa Seleção Nacional e o Liverpool. Jogador humilde. Não dava muito nas vistas. Dava sim, dentro de campo com a sua irreverência . Os adeptos do Liverpool amavam-no. Basta ouvir a canção que fizeram para ele e que se fazia ouvir nos jogos e no memorial que estão a fazer em sua homenagem.

Mas... a vida é assim. Amiga de nos pregar partidas. O nosso Blog, não podia ficar indiferente e dá neste momento as mais sentidas condolências á sua Mulher (e filhos ainda pequeninos) Pais e restante família e porque não: ao Liverpool.

         


        DIOGO JOTA E MANUEL SILVA, QUE AS VOSSAS ALMAS REPOUSEM EM PAZ.

        O BLOG