Retalhos de um dia com 39 graus de calor aqui na minha linda cidade de Coimbra! Levantei-me cedo e o calor já se notava. Pensei: vou mais a minha mulher almoçar á Figueira da Foz (claro) e vimos logo para casa. E assim foi. Fugir ao calor e vir para o fresco de casa (a minha casa até é fresca) ao contrário de certas pessoas que ignorando os avisos das autoridades competentes, pois elas é que sabem, vão para a praia ao meio dia e vejam: algumas com crianças! Outras, como é dado ver na televisão, sol a pino e aí estão elas a "fritar ao sol". Depois de percorrer a marginal de Buarcos encetei a viagem para Coimbra passando por Pereira do Campo e comprei umas "Queijadinhas" na Queijadinha de Pereira de fabrico artesanal que são uma delícia e que foram devoradas á hora do lanche com a minha filha o meu genro e o meu neto! Depois, fui mudar a água da piscina do meu cão (o Snoopy) pois ele tem uma piscina e quando a água está suja ele já lá não toma banho (com este calor ele vai lá de meia em meia hora) e vem ter comigo para eu lhe mudar a água! É ou não é inteligente?
O dia vai acabando, vou até á televisão para ver as notícias do dia, percorro os canais e a nível de notícias só vejo desgraças. Elas incomodam-me todas mas... aquelas lá pelas bandas de Gaza ultrapassam tudo o que o ser humano pode ter pior. Aquela gente procurando alimento, aquelas crianças, estas sem culpa nenhuma passando fome, aquelas imagens de crianças a raspar os tachos... dói! Em que espécie se está o ser humano a transformar? Mata-se a torto e a direito como a vida humana já não valha nada.
Bem: Deixamos o lado mau e agora, vou preparar-me para acender a "Churrasqueira" para grelhar um "coelhinho" que vai ser o meu jantar e o de minha mulher. Vai ser no meu jardim e regado com um "Alvarinho" fresquinho e já com a temperatura mais amena! Depois? Depois vamos ficar um pouco a saborear a noite "tropical" até fazer horas da deita pois á manhã é outro dia e segundo parece outra vez com a "visita do calor".
29 junho 2025
RETALHOS...
23 junho 2025
A TRAGÉDIA...
Fez agora no dia 21 de Junho de 1969, que se deu a maior tragédia na guerra Colonial, em Moçambique.
Foi num Sábado pelas 16 horas que se deu o afundamento do Batelão "São Martinho" quando fazia a travessia do Rio Zambeze entre Chupanga e Mopeia, que causou a morte a 100 Militares Portugueses. Entre eles dois companheiros da 2415.
O nosso blog, presta aqui a sua homenagem a todos que pareceram neste acidente e que as suas almas estejam em paz.
Blog da 2415
ANIVERSÁRIO...
Realizou-se ontem (dia 22 ) no Restaurante os Patinhos (Carapinheira - Montemor o Velho) o 51º Aniversário da A.D.F.A. Delegação de Coimbra. Fizeram parte da mesa de hora: Presidente da Direção Nacional Exmo. Sr. Tenente Coronel António Manuel Pereira Neves, Exmo. Sr. Diretor do Centro de Saúde Militar de Coimbra, Tenente Coronel Médico, Rafael Antunes Pombo, Exmo. Sr. José Maria Damas Pinto, Presidente da Assembleia Geral de Delegação, Exmo. Sr. Tenente Coronel, João Paulo Silvestre Paulino, Presidente da Liga dos Combatentes de Coimbra, Exmo. Sr. Dr. Manuel Ernesto Rodrigues Paiva, Presidente da Delegação de Coimbra, Exmo. Sr. José Dias Martins, Presidente do Conselho Fiscal da Delegação de Coimbra, Exmo. Sr. Cotrim Viana, Secretário do Conselho Fiscal Nacional e ainda, Exmo. Sr. Manuel Sousa Presidente da Associação de Comandos da Delegação de Coimbra.
Num ambiente festivo e boa disposição estiveram presentes duzentas e vinte pessoas. No fim partiu-se o bolo de aniversário ao som dos "parabéns a você..." entoado por todos os presentes com alegria, e com os votos de para o ano poder-mos todos comemorar o 52º Aniversário.
Seguem-se algumas fotos:
19 junho 2025
ESTÁ PODRE...
É verdade! Este mundo está a ficar podre! É como um fruto. Por fora pode estar muito lindo por fora mas por dentro o bicho vai corroendo até nada se aproveitar. O bicho homem não o para de o corroer. Neste momento está talhado para as guerras desconhecendo por completo a palavra: PAZ. Por tudo quanto é lado é só desgraças. Está na altura de em Portugal começar a tratar o "bicho" com um remédio eficaz para que o fruto seja comido com prazer e não nos cause doenças graves! Onde é que tudo isto vai parar? Caminhamos cada vez mais para a beira do precipício. Contudo, vamos vivendo um dia de cada vez.
Gostava agora de transcrever uma poesia (com o devido respeito) que um camarada nosso da ADFA nos ofereceu a todos nós e que vem no nosso Jornal o Elo.
A Paz sem Vencedor e sem Vencidos
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja novo
Recomeço de esperança e de justiça
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Erguei o nosso ser `transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Dual'
Espero que tenham gostado, um resto de um bom feriado e um abraço para todos
SANTA
12 junho 2025
ANIVERSSÀRIO...
A A.D.F.A. celebrou no passado dia 14 de Maio, 51 anos de existência. Na mesa de honra estiveram: o Chefe da Casa Militar do Presidente da República, vice-almirante Luís de Sousa Pereira, o major-general João Vieira Borges, presidente da Comissão Portuguesa da História Militar e os presidentes da Mesa da Assembleia Geral Nacional e da Direção e da Direção Nacional, Joaquim Mano Povoas e António Pereira Neves, e o secretário do Conselho Fiscal Nacional, António Cotrim Viana.
Agora, gostava de transcrever no nosso Blog algumas palavras proferidas pelo nosso Presidente da DN, António Pereira Neves:
" Nós na guerra, deixamos parte de nós, mas a dignidade veio connosco. E a dignidade não se perde, não se vende"
"Nós filhos da guerra, não aceitamos ser esquecidos ou ignorados, não reclamamos nada mais do que os nossos direitos, e reclamamo-lo com consciência, de cabeça erguida, com dignidade"
"Todos saberão interiorizar este nosso, não digo um grito de revolta, mas digo um grito de raiva, porque já lá vão 51 anos"
Já o presidente da MAGN, Joaquim mano Póvoas disse:
"Mas, passados 51 anos após o 25 de Abril e o fim da guerra nas ex- colónias, ainda, temos deficientes e viúvas dos deficientes militares a quem ainda não foi feita justiça pelo Estado Português"
Já sua excelência o Presidente da República na mensagem que enviou á A.D.F.A. disse:
"Vale a pena recordar o caminho excepcional que a A.D.F.A. tem trilhado"
Já sua excelência o major - general João Vieira Borges, presidente da C.P. de História Militar, na sua Conferência disse:
"Democracia, liberdade e dignidade humana em risco"
"Aquilo que temos, numa caracterização muito rápida desta nova era, é que o direito da força ganha à força do direito"
"Desumanização é não respeitar o outro como pessoa humana e como pessoa individual, a perda do caráter humano"
"Precisamos de novas Convenções de Genebra, num mundo que respeite o multilateralismo, que desenvolva uma cultura de Páz, que cuide dos antigos combatentes, com humanidade e com dignidade"
Pronto, por hoje é tudo.
Com um abraço
SANTA
08 junho 2025
RECORDANDO...
Hoje é Domingo. Por aqui (Coimbra) está um dia de sol escaldante que faz lembrar o dia 10 de junho de 1968! Faz Hoje anos (véspera) que a C.Cav2415 se preparava em Cav. 7 para o desfile no Terreiro do Paço. Debaixo de um calor tórrido, depois de umas horas em formatura , entre firmes, sentidos, apresentar armas, e descansar deu-se a entrega com pompa e circunstância as condecorações ás viúvas dos soldados e aos pais devidamente enaltecidas e enaltecidos, por atos heroicos e terem defendido a Pátria! Depois, lá se iniciou o desfile (ao som da banda Militar) perante os senhores do Estado Novo. Foi sempre assim até 1968 e daqui até 1973. A partir daqui o nosso 25 de Abril deu por terminado esse folclore! Claro que o 10 de Junho continua a celebrar-se mas não com o negro que na altura tinha-mos por traz que era a Guerra Colonial que nos assombrava com os mortos e feridos e o despedaçar da juventude de então. Agora somos nós próprios: somos PORTUGAL.
Continuação de um bom Domingo1
Uma abraço
SANTA
01 junho 2025
COMO VAI O FUTEBOL...
Futebol! Como vais futebol? Nunca falei deste desporto no blog. Um desporto que nos tempos que correm devia ser de alegria e convívio mas... por culpa de certa massa adepta, está a transformar-se cada vez mais numa violência gratuita! Por vezes dentro de campo, mas fora do campo muito pior. Como se pode transformar a festa de uma vitória num pesadelo? Que culpa tem o cidadão comum de ver os seus estabelecimentos assaltados e destruídos? Transforma-se aquilo que deveria ser uma festa num autêntico inferno! Aquilo que se viu através da televisão, mostra bem a violência ao ponto de haver feridos e mortos. Ultimamente, é o que se tem pesado em outras festas de outros clubes. Quando vejo os adeptos terem que ser levados pela polícia como se levam os animais para a cerca, fico desapontado com o ser humano por não se saber comportar dignamente. Sempre houve ao longo dos tempos problemas com os adepto mas... agora está-se a passar a barreira da própria violência misturando outras coisas alheias ao futebol. No desporto, seja em que modalidade for as pessoas não se pode comportar desta maneira. O desporto competitivo, tem derrotas, empates e vitórias. Tem-se que saber perder empatar e ganhar e quando se ganha, que haja festa mas... festa mesmo! Muita gente já não vai ao futebol outros ainda vão mas os que têm crianças já as não levam. Porque será? No meio disto tudo, que raio de mentalidade tem esta gente que fomenta tal situação? Depois, ainda para tornar mais saborosa esta "caldeirada" entra a polícia! Mais "porrada". Umas vezes com razão outras vezes sem ela. Mas já dizia alguém: não havia necessidade!
E assim vai este mundo! Basta ver o que se passa na Faixa de Gaza e na Ucrânia, e nota-se cada vez mais que ele vai aumentando a velocidade para a guerra deixando cada vez mais para traz a PAZ.
Não sou jornalista. Não sei escrever como eles. Mas escrevo por palavras minhas mal ó bem aquilo que sinto com o devido respeito por todos. Escrevo este texto depois de ter chegado a casa de um passeio com a minha mulher ao Parque Verde da minha cidade. Que alegria ver todas aquelas crianças divertindo-se com alegria num ambiente de paz e lembrar-me ao mesmo tempo daquelas crianças que sofrem (morrendo e passando fome) por causa da estupidez de homens sem escrúpulos que para eles a vida humana não tem qualquer valor, é pior que LIXO!
Por hoje nada mais. Desejo a todos uma ótima semana com muita saúde.
Com um abraço
SANTA