24 novembro 2024

Justa Homenagem ao Companheiro Vivaldo

 Talvez fosse boa ideia falar também aqui dos Companheiros vivos. Afinal ainda estão entre nós, muitos dos quais guardamos boas memórias.

O Vivaldo é um deles...

Desafio os que conheceram o Vivaldo em contexto de guerra, a partilhar alguma coisa interessante com a comunidade do nosso Blogue. Fica o repto. Eu voltarei aqui oportunamente, para dar a minha colaboração.

VIVA A BRIOSA!!!



LEMBRANÇA COM SAUDADES!...

 É mesmo verdade. Lembrança com saudades. Hoje, Domingo, o dia esta triste ventoso e chuvoso. Presta-se para estar recolhido em casa e dar voltas a certas coisas e que algumas delas nos trazem saudades, tristezas e alegrias mas que ao cabo e ao resto até nos acabam por confortar. Neste caso, falo do nosso blog que nasceu a quinze de Abril de 2009  pela mão do nosso camarada Alferes Magalhães, Alferes Soares e o Furriel Artur, já todos de nossa memória que faz hoje se não me engano quinze anos e dezoito meses. Quantas histórias por ele tem passado ao longo de todo este tempo. Dele, tenho retirado praticamente todos os textos que os arquivei numa pasta. É aqui, que de vez em quando vou recordar o passado desde o dia em que entrei para o serviço militar que ficará para a história da família que vier a seguir. É pena que nenhum dos autores deste espaço já não se encontrem entre nós,  para eles saudades eternas.
Claro que alguns textos trazem-me tristeza outros uma certa alegria por certos episódios passados pelas próprias circunstâncias que nos eram oferecidas pela guerra. Era o bom , o mau, e o assim assim! Mas... era o mau que mais vezes nos apoquentava. Hoje, os anos que passaram por nós até aqui, a guerra nunca  esquece por tudo aquilo que passámos de mau e pelos camaradas que perdemos e ficaram feridos, naquelas terras Moçambicanas e pela juventude que nos foi cortada quando caminhávamos para a vida. Que isto não volte acontecer para todos vocês que são a juventude de hoje com um longo tempo pela vossa frente e muita coisa para dar.
Hoje, temos os convívios anuais pelo nosso país fora que nos fazem também reviver todo o passado da guerra e vermo-nos uns aos outros como família. É sempre uma alegria quando tal acontece. E é assim o recordar o passado com tristeza mas também banhado com um pouco de alegria. Os tempos que correm não nos estão a trazer bons indícios para o futuro. Faço votos para que se não esteja a caminhar para a terceira guerra mundial. Porque é que alguns seres humanos teimam em ser BURROS para não dizer outra coisa? Teimam em ser fazedores do ódio fomentando as guerras para serem senhores do Mundo? Quando temos tudo no nosso planeta para ser-mos felizes. Qual é o custo de cada míssil? Quantos já foram laçados? Tanto na guerra com a Ucrânia como no Médio Oriente? Se calhar tiravam o planeta da fome e da pobreza! Mas eles são BURROS, acabam com eles e com o planeta! E com certeza na idiotice deles e no seu puder diabólico, serão felizes para sempre. Estamos á porta do Natal. Que haja paz e um pouco de boa vontade para ela!

Vou terminar. É pena que muitos da 2415 não tenham participado até hoje no blog que é deles. Por preguiça? Por esquecimento? Ou por vontade própria? Ou simplesmente porque não querem? Não sei responder. Ainda estão a tempo de participar nele.

Agora, com o aviso de uma noite complicada pelo tempo, desejo a todos que a passem sem sobressaltos que nada de mal vos aconteça e que tenham uma ótima semana que se aproxima.

                                                    Um abraço

                                                        SANTA

20 novembro 2024

MAIS UM CAMARADA...

 Mais um camarada e grande amigo da 2415 que nos deixou : o Braga. O Braga era o nosso furriel mecânico a quem nós lhe fazia-mos a cabeça em "água" para ter sempre as viaturas operacionais. Brincalhão, e uma maneira de ser muito especial. Acima de tudo, bom colega e bom companheiro. Ainda recordamos, quando tu na caserna já de candeeiros apagados acendias numa garrafa de cerveja com uma torcida a fazer de candeeiro só para ti e te chamava-mos "bruxa"!

A família da 2415, deixa aqui no blog, os mais sentidos pêsames á família. Ficarás para sempre na nossa saudade. Descansa em paz. Nunca te esqueceremos bem comos todos os outros camaradas que já partira.

                                                             C.Cav. 2415

16 novembro 2024

ARMISTÍCIO...

 Realizou-se no passado dia 13 as cerimónias da comemoração do Armistício e dos 50 anos da Guerra Colonial. A .D.F.A. Associação dos deficientes das Forças armada, esteve presente a convite do Tenente Coronel Paulino, Presidente da Liga dos Combatentes de Coimbra. Entre as identidades Militares de Coimbra e civis, e esta em particular de S. Ex. o Presidente da Câmara de Coimbra que presidiu ás cerimónias.







Um abraço para todos e um ótimo fim de semana.

SANTA



10 novembro 2024

O MUNDO ESTÀ...

 Hoje é Domingo! Mais um dia. Vamos a caminho de um novo ano. Fiz hoje uma caminhada pelas margens do Rio Mondego. É bonito ver muita gente fazendo o mesmo e passeando com crianças e animais de estimação num ambiente saudável onde existe a paz o sossego e aqui e ali o cantar dos pássaros e as figuras já conhecidas desta zona que são as cegonhas.
Tudo isto é belo, mas o mundo está a ficar cada vez mais de pernas para o ar dando a entender que vai caminhando para o fim! Mas o homem não entende. Não compreende ou não quer compreender que faz parte para que o mundo não caminhe para o abismo. Basta ver o que aconteceu em Valência e não só, por todo o mundo, para que todos nós possamos parar um pouco para refletir e ver que andamos todos á mercê das alterações climáticas e parte da culpa é de todos nós. As guerras que não nos deixam. É a China, a Coreia do Norte, Médio Oriente, Ucrânia, Rússia, Irão e muitos mais. São as manifestações violentas: Moçambique, Amesterdão, França, e por aí fora e até agora, Portugal também tem sido comtemplado. Além de tudo isto, todos os dias (quase) no nosso país á mortos á facada a tiro e agora até os serviços que foram criados para salvar vidas nos deixam morrer! Onde é que isto vai parar?
 Quanto ás eleições na América, é esperar para ver. Mas... algo vai mudar, mas na minha modesta opinião para melhor não será. A confusão vai aumentar e a paz que ele propõe é uma paz podre!

Faz agora anos se não me engano (56), que a televisão foi á companhia 2415 para filmar as nossas mensagens de Natal. Era mais um quadro lírico do Estado Novo. Procurava-se um cenário bem bonito para dar uma boa imagem do local onde estávamos. Assim as nossas famílias ficavam um pouco mais descasadas. Atrás, ficavam os que estavam aleijados na companhia e com pior aspeto. Dizia um senhor que vinha com eles: Ponham-se com ar bem dispostos alegres assim as mensagens ficam muito melhor! Era assim mais um retrato da guerra, este muito desfocado!

O Domingo está a chegar ao fim. Foi um dia meio cinzento, mais um para riscar no calendário. Gostava que a próxima semana nos brindasse com mais coisas boas do que coisas más. Estamos a caminho do Natal e depois vamos fazer o caminho que resta deste ano até ao próximo ano. Pensar no que fizemos de bem e de mal e tentar-mos ser melhor para nós e para os outros e para o planeta que habitamos. Afinal é a casa de todos nós.

Neste fim de tarde, neste momento, a chuva está a fazer-nos uma visita e a noite já cai. Sendo assim, desejo a todos uma ótima semana com muita saúde que é um dos bens mais preciosos que podemos ter.

       Um abraço para todos

                  Santa

03 novembro 2024

O TEMPO PASSA...

O tempo passa depressa! Acabaram-se as férias, eis que chega o Natal, desculpem: o pai Natal! Realmente o tempo passa depressa de mais ou então é absorvido pelo stresse que levamos no dia a dia. É ver nas grandes superfícies a meterem-nos pelos olhos dentro tudo e mais alguma coisa referente á quadra do Natal que de Natal não tem nada. Não vale a pena tentar modificar a situação porque ela hoje já se encontra de tal maneira enraizada  no tempo que é o homem da Coca-Cola vestido de vermelho que se celebra. Não á volta a dar-lhe. É o tempo em que se gastam balúrdios em coisas que poderiam ser evitadas. Ainda hoje estive numa grande superfície (não a comprar coisas que poderiam ser evitadas) a comprar sim aquilo que faz parte da nossa sobrevivência, e deparei com um casal a comprar (com certeza para o seu filho) uma imitação de uma arma de guerra! Ora, numa altura em que as guerras abundam por este mundo fora, aqui está um bom exemplo para a juventude: oferecer brinquedos de guerra! Numa altura em que se fala tanto de paz e mor será este o melhor caminho a tomar para educar os filhos e os netos? O mundo não nos está a dar boas razões para a paz mas sim para as guerras. Basta ouvir e ver pelas televisões o estado em que está a ficar este mundo. Guerras e mais guerras, nações contra nações, a ganância de querer o poder deste mundo. Com tudo isto, cada vez está mais próxima a terceira guerra mundial. Nem os cataclismos que começam a ameaçar tudo e todos destruindo tudo por onde passam levando consigo pessoas para a morte e deixando outras sem nada, faz mudar de ideias os habitantes deste planeta. Vejam o que aconteceu mais recentemente em Valência. Palavras para quê? O melhor seria parar para pensar. O mundo precisa de paz e que o homem faça de tudo para mudar a sua mentalidade esforçar-se enquanto é tempo para salvar o planeta que lhe deu abrigo.

 Um grande abraço para todos e uma ótima semana que se aproxima. Não se esqueçam de comer umas castahninhas e beber uma Jeropiga ou então, uma boa água-pé!

                                      SANTA