Hoje é Domingo! Mais um dia. Vamos a caminho de um novo ano. Fiz hoje uma caminhada pelas margens do Rio Mondego. É bonito ver muita gente fazendo o mesmo e passeando com crianças e animais de estimação num ambiente saudável onde existe a paz o sossego e aqui e ali o cantar dos pássaros e as figuras já conhecidas desta zona que são as cegonhas.
Tudo isto é belo, mas o mundo está a ficar cada vez mais de pernas para o ar dando a entender que vai caminhando para o fim! Mas o homem não entende. Não compreende ou não quer compreender que faz parte para que o mundo não caminhe para o abismo. Basta ver o que aconteceu em Valência e não só, por todo o mundo, para que todos nós possamos parar um pouco para refletir e ver que andamos todos á mercê das alterações climáticas e parte da culpa é de todos nós. As guerras que não nos deixam. É a China, a Coreia do Norte, Médio Oriente, Ucrânia, Rússia, Irão e muitos mais. São as manifestações violentas: Moçambique, Amesterdão, França, e por aí fora e até agora, Portugal também tem sido comtemplado. Além de tudo isto, todos os dias (quase) no nosso país á mortos á facada a tiro e agora até os serviços que foram criados para salvar vidas nos deixam morrer! Onde é que isto vai parar?
Quanto ás eleições na América, é esperar para ver. Mas... algo vai mudar, mas na minha modesta opinião para melhor não será. A confusão vai aumentar e a paz que ele propõe é uma paz podre!
Faz agora anos se não me engano (56), que a televisão foi á companhia 2415 para filmar as nossas mensagens de Natal. Era mais um quadro lírico do Estado Novo. Procurava-se um cenário bem bonito para dar uma boa imagem do local onde estávamos. Assim as nossas famílias ficavam um pouco mais descasadas. Atrás, ficavam os que estavam aleijados na companhia e com pior aspeto. Dizia um senhor que vinha com eles: Ponham-se com ar bem dispostos alegres assim as mensagens ficam muito melhor! Era assim mais um retrato da guerra, este muito desfocado!
O Domingo está a chegar ao fim. Foi um dia meio cinzento, mais um para riscar no calendário. Gostava que a próxima semana nos brindasse com mais coisas boas do que coisas más. Estamos a caminho do Natal e depois vamos fazer o caminho que resta deste ano até ao próximo ano. Pensar no que fizemos de bem e de mal e tentar-mos ser melhor para nós e para os outros e para o planeta que habitamos. Afinal é a casa de todos nós.
Neste fim de tarde, neste momento, a chuva está a fazer-nos uma visita e a noite já cai. Sendo assim, desejo a todos uma ótima semana com muita saúde que é um dos bens mais preciosos que podemos ter.
Um abraço para todos
Santa