27 julho 2024

O QUE È ISTO?...

 Realmente, é caso para perguntar o que é isto? Nos Estados Unidos pede-se para que seja proibido a venda de armas de fogo, aqui em Portugal parece que temos que proibir a venda de Facas! É qualquer coisa de impressionante a quantidades de pessoas que têm sido assaltadas e mortas á facada. Mas anda tudo doido? Por dá cá aquela palha (como se costuma dizer), mata-se uma pessoa? E então a nível de jovens tem sido de mais! O que vai na cabeça desta gente? Será que a vida já não vale nada? Esta situação varre Portugal de norte a sul e tem parecido que nada acontece. Vamos todos pensar um bocadinho e veremos que a vida é um bem precioso que só se obtém uma vez e que á maneiras de resolver os problemas sem ser de faca na mão ou outra coisa qualquer. Como? Somos seres humanos e temos obrigação de reconhecer o que é o mal e o que é o bem. O primeiro (o mal) é o caminho errado porque (no que se refere o texto) se tira a vida a uma pessoa,  aquele que a tira também não vai ficar bem na vida. Sendo assim não é a resolução do problema. Se for escolhido o bem, e usando de bom senso o problema pode ser resolvido a bem de todos sem estar presente o espetro da "morte" mas sim o prazer em gozar a vida pois muitas vezes até saem amizades quando se segue este caminho. Vamos pensar nisto. Para quê andarmos todos de mau humor e implicamos por tudo e por nada e ter tanta falta de respeito? Porquê tanta sede de vingança? Tudo isto não nos dá qualidade de vida antes pelo contrário, encurta-nos a vida. Já basta o que se passa por este mundo fora. Ainda á bocadinho, ouvi um Presidente de um país que vai amanhã a eleições, dizer: "se não for eleito vai haver um banho de sangue". Palavras para quê? É assim que se constrói a paz? Outro diz: "se ganhar as eleições não mais haverá eleições neste país, serei sempre o presidente".
E assim, vai este mundo. É como uma maçã podre mas tão podre, que já não à bocado que se possa comer!

Amanhã é Domingo. Vamos todos (aqueles que podem) gozá-lo da melhor maneira e aproveitar para dar azo á vida e agradecer-lhe o estarmos cá com aqueles que nos são mais queridos e tentar-mos todos construir uma sociedade mais justa sempre na amizade, na fraternidade e na PAZ.

  Para todos um ótimo fim de semana com muita saúde.

       Um abraço

          SANTA

19 julho 2024

O QUE A VIDA NOS RESERVA...


É mesmo assim. A vida assim como nos dá alegrias também nos dá tristezas. E isto para dizer o quê? Que passaram dois dias em que nos despedimos de um companheiro (Manuel Soares) da 2415, e hoje recebi a notícia que outro companheiro (era do meu pelotão)
 também nos deixou. Chamava-se: Manuel Francisco Agostinho e residia em Sagres. Posso dizer, que foi um soldado exemplar cumprindo sempre aquilo que lhe era confiado. Claro que a vida está feita para ser assim. Estamos todos em fila, mas esta, é a única em que passamos á frente uns dos outros. Por mais que a gente queira é sempre difícil de aceitar. Nós somos parecidos a um texto que se escreve, chega-se ao fim e um simples ponto e é o final. A nossa vida, é um texto de muitas páginas, mas chega-se o dia em que terá também um ponto final.


Os companheiros da 2415, enviam as mais sinceras condolências a toda a família que ele para nós fica sempre na eterna saudade. Que o Manuel Agostinho descanse em paz.

            Pela C.Cav 2415

                    SANTA

17 julho 2024

SÓ PARA DIZER...

 Só para dizer, que acabei de chegar de Nine, onde acompanhei o funeral do nosso companheiro Manuel Soares. Depositei uma coroa de flores em nome da nossa companhia. Estive com o filho o qual agradeceu eu estar presente em nome de todos, pois ele tinha por nós grande estima.

     SANTA

16 julho 2024

IFORMAÇÃO...

 Para quem estiver interessado em comparecer no seu funeral, ele realiza-se amanhã às 17 horas na Igreja de NINE , V.N. de FAMALICÃO

     SANTA

NOVAMENTE...



Mais uma vez  a C.Cav.2415  e o nosso blog está de luto. Faleceu o nosso grande e querido amigo e companheiro que foi Alferes da 2415, Manuel Soares. Surpreendidos que fomos, pois nada fazia prever que tal acontecesse, pois eu falava regularmente com ele e sempre com a mesma boa disposição nos nossos diálogos. Por este motivo, foi com uma grande surpresa que recebemos a notícia o que transtornou profundamente a 2415 que é uma família e será até ao fim. É pena, que muitos tenham partido e que não tenhamos sido informados.

  Desde já, os companheiros da 2415, deixam aqui expressos os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos e muito particularmente á sua esposa e filho.

  Que Deus tenha a sua Alma em Paz.
  Estarás sempre na nossa saudade.

Infelizmente, nesta foto estão outras duas referências da nossa companhia já falecidos. O Madureira e mais recentemente o nosso Capitão. A nossa saudade também. Ao centro, é nosso companheiro SOARES.

    SANTA




13 julho 2024

HOJE É SÁBADO...

 Com certeza. Hoje é Sábado! A minha cidade (COIMBRA) está mais viva que nunca! Os turistas invadiram a cidade. Por todo o lado ouvem-se as mais variadas línguas e as ruas estão cheias de diversas cores contracenando com as ornamentações da ruas que fazem parte da grande festa em honra da padroeira da cidade: RAINHA SANTA ISABEL. Na quita feira, realizou-se a procissão noturna que fez com que ao longo de mais de um quilómetro, um mar de gente estivesse ao longo do percurso desde o Mosteiro de Santa Clara até a Igreja de Santa Cruz. Para terem uma ideia, a Imagem da Rainha, saiu do Mosteiro ainda não eram  oito horas e chegou a Santa Cruz á meia noite e vinte minutos. No percurso, destaca-se a chegada da Imagem ao entrar no Largo da Portagem e quando os estudantes fazem uma passadeira com as suas capas para a Rainha Passar. Depois é recebida por uma mensagem de boas vindas e pelo Orfeão dos Antigos Estudantes de Coimbra. A seguir, como é tradição, apagam-se as luzes e é lançado das águas do Mondego o fogo de artifício. Não julguem que é fácil transportar o andor da Rainha, pois todo o conjunto pesa cerca de uma tonelada! São dez homens (cinco de cada lado) que se vão substituindo por outros que vão juntos. A Imagem, de trinta em trita metros (aproximadamente) para. Amanhã sai de Santa Cruz e regressa novamente ao Mosteiro de Santa Clara acompanhada por todas as Identidades Oficiais da Cidade, da Universidade de Coimbra, dos Estudantes com a sua Capa e Batina e outros organismos entre os quais: Liga dos Combatentes, Delegação de Coimbra da A.D.F.A. Delegação Paraquedistas e Delegação de Comandos de Coimbra.

Chegando ao mosteiro, com a imagem da Rainha virada para a cidade, é a despedida e neste caso até para o ano. Embora a feste seja de dois em dois anos para o ano vai ser uma festa especial onde já se fala que vai haver a possibilidade de ser exposta a Mão da Rainha.



 Para todos, a continuação de um bom fim de semana com tudo de bom.

                                                     SANTA

07 julho 2024

NÂO ENTENDO...

 É mesmo verdade! Não entendo. Como hoje é Domingo, e aproveitando este dia maravilhoso de sol, para varear um pouco fui almoçar fora com a minha mulher e o meu neto. No fim de almoço, aproveitei a oportunidade e li o Diário de Coimbra que fazia referência a dois radares que passavam a controlar a velocidade na zona de Coimbra. No fim da leitura, acabei por dar um pequeno passeio e fui até Aveiro. Isto tudo para dizer o quê? Que levando a leitura do Diário de Coimbra na memória que se referia aos radares, por ironia do destino vi umas quantas asneiras daqueles que não têm respeito pela vida dos outros nem pela vida deles. Para uns, é o "álcool" e para outros os traços contínuos não contam. Outros os limites de velocidade e em zonas perigosas também não contam bem como ultrapassagens onde não se devem fazer e em muitos casos não respeitando o respetivo sinal de proibição obrigando por vezes a quem vem em sentido contrário a ter que desviar-se para berma (quando dá para isso). Esta última aconteceu-me hoje!
Tudo isto para dizer mais o quê? É que ouço muita gente falar na caça á multa. Será? N a minha opinião é muito discutível. Vamos lá: Se eu passar um sinal que me diz que a velocidade é de sessenta e eu passar a a cem e for multado é caça á multa? Seu ultrapassar num traço ou dois traços contínuos e for multado também é caça á multa? Os radares também são caça á multa? E se eu cumprir? Julgo que não serei multado. Ainda agora ouvi na televisão que está a ser um Domingo negro nas estradas portuguesas! Vamos lá. Que possamos sair de casa sozinhos ou com a família e entrar em casa com alegria e o prazer de um dia bem passado.
É que eu á vezes assisto a discussões sobre este assunto, e fico com a sensação que para muitos nada disto faz sentido e devemos andar todos á "balda" e nem sequer parece haver um código da estrada para nossa segurança! Já agora, dizem também que os radares não evitam os acidentes Será verdade? Aqui em Coimbra na curva conhecida (por curva da Estação Velha), os acidentes eram constantes e então a chover nem se fala. Foi colocado um radar. A velocidade máxima no local passou a ser de sessenta quilómetros por hora. "milagre"! Acabaram os acidentes. Na autoestrada na descida para Coimbra Sul onde sucediam diversos acidentes também existe um radar. Que eu saiba também foi "remédio santo", mas á mais....
Sendo assim, não é bem verdade dizer-se que os radares não evitam acidentes. Claro, se eu não lhes ligar (embora estejam sinalizados)  eles não evitam o acidente!

No meio disto tudo, é a minha opinião. Certa ou errada? Ela continua a ser a minha opinião. Com tudo, respeito outras opiniões contrárias ás que apresento. Cada um tem a liberdade dentro do respeito pela opinião dos outros. No fim de contas, que todos nós conduza para a vida a não para a morte.

  Espero que tenham a continuação de um bom fim de semana e que a próxima  também seja ótima para todos especialmente com muita saúde.

                         Com um abraço

                               SANTA



03 julho 2024

RECUANDO NO TEMPO...

É verdade. Recuando no tempo! Como tudo era diferente. Andava eu arrumando umas coisas antigas, reparei nesta "preciosidade" que espelha bem o que era o ensino primário quando era "menino! Encontrei esta prova com data de 2 de Junho de 1955 ( embora não se perceba muito bem)  quando estava prestes a terminar (julgo eu) a 3ª Classe. A minha memória já não chega lá com exatidão!


  Sendo assim, é só uma curiosidade!





Termino com um grande abraço para todos

                        SANTA