29 outubro 2023

RETALHOS DO DIA A DIA...

 A saúde vai de mal a pior. Todos os dias á notícias tristes sobre o que se passa nos hospitais, maternidades, urgências e centros de saúde. Todos os dias á uma greve por isto ou por aquilo e a tal luz ao fundo do túnel parece ter fundido! Por mais greves que se faça dá-me impressão que o Zé povinho é que paga as favas pois o governo (ou os governos) estão-se nas tintas e tudo continua na mesma. Os ativistas, coitados, meia dúzia nas ações pela defesa do clima sem qualquer proveito pois ninguém lhes liga. Passam mais uns dias, greve nos transportes públicos mas tudo continua na mesma. Mas, o dia a dia continua a surpreender-nos com um, dois, três ou mais assaltos, mais um dois três ataques á facada, mais uma ou mais pessoas desaparecem sem deixar rasto, vários abusos sexuais qual deles o pior, continuam a nascer no dia a dia os burlões nas mais diversas formas de burlar, tiros nas ruas, cada dia que passa oferece-nos sempre uma surpresa. Já agora, é o vento que tem soprado, as árvores que têm tombado, chuva que tem caído, e as inundações que tem causado. E também, já agora, a talho de foice como se costuma dizer, faço aqui um apelo aos senhores automobilistas que circulam nas autoestradas e não só, que quando chove torrencialmente e á nevoeiro e a visibilidade é quase zero, por favor: acendam os faróis e não conduzam como se estivesse um dia de sol! Reduzam a velocidade, pois poem em risco as suas próprias vidas bem como as dos outros, ganhem amor á vida!

O resto, todos nós já sabemos. A Ucrânia passou para segundo plano, e agora o dia a dia tem passado a oferecer-nos as imagens chocantes da guerra Israel- Gaza. Eu não quero saber quem tem ou não razão, eu só sei é que estão a morrer pessoas entre elas muitas crianças inocentes, gente a passar fome, hospitais destruídos já para não falar da destruição que os nossos olhos têm visto através das imagens televisivas. Que raio de mundo é este? Que raio de seres humanos são esta gente que só sabem matar? É triste saber que esta gente não seja capaz de se sentar á mesa e achar uma solução para que haja paz e que os outros que estão de fora fiquem quietos e não atirem lenha para a fogueira, pois se todos tivessem telhados de vidro, nenhum já estaria inteiro!

São neste momento dezoito horas. A chuva, neste momento calma e suave cai lá fora. A mudança da hora, convida ao recolhimento mais cedo. O meu gato "KIKO" alheio ao que se passa no mundo está sossegado ao meu colo ouvindo o som do teclado do computador e de vez em quando lá estende uma pata tentando e intrometer-se na escrita! De seguida, quando terminar, vou arranjar umas castanhas para assar no forno para acompanhar com uma "Jeropiga" pois julgo estar muito boa pois pelo menos já tem três anos! É uma bebida que eu gosto e não estou sozinho neste gosto: a minha mulher não fica atras! No meio de tudo, temos que dar vida ao dia a dia e tentar passá-los da melhor maneira que poder-mos. É o melhor que podemos fazer. E agora, vamos ficar á espera do "Verão de S. Martinho"!

Porque não ficarem a conhecer o meu "KIKO"!




        Com um forte abraço para todos com o desejo de muita saúde e uma ótima saúde

                                                                       SANTA

Sem comentários:

Enviar um comentário