25 junho 2023

DESABAFOS...

 É mesmo verdade. Desabafos. O que se passa? Este mundo continua  num turbilhão de notícias e de outros casos que nos deixa perplexos! A guerra na Ucrânia não mais tem fim. São avanços e recuos onde uns dizem que estão a ganhar outros dizem que é mentira e vice-versa. Agora, foi o grupo Wagner que quis invadir a Rússia mas a montanha pariu um rato! Resta saber agora qual o fim desta telenovela! Depois disto tudo porque é que a Europa não manda para a Ucrânia os F16 que lhes dava uma ajuda preciosa para derrotar o ditador Russo? Querem todos a Ucrânia na Nato e depois... Quanto a mim, ainda está para durar. Voltando á (rebelião) se assim se pode chamar, julgo, na minha opinião, que ainda á muito para contar e ninguém sabe como tudo isto vai acabar. Isto na guerra a na política á muita (ratice) como se costuma dizer. Vamos esperar para ver. Do Kremlin não se pode esperar nada de bom.

Agora, quanto á tragédia do submersível na minha opinião teria sido evitada se tivessem feito mais experiências para saber até que ponto é que ele iria aguentar até ao "TITANIC" ( três mil e oitocentos metros). Eram muitas as vozes que diziam que não estava com a estrutura capaz de tal. E assim pareceram cinco pessoas. Ficaram na história pelos piores motivos se o dinheiro que deram o tivessem doado a quem mais dele precisa ficariam na história pelos melhores motivos. Mas... já agora deixem o "TITANIC" repousar em paz. Já nem sequer vou falar daquela entrada do Telejornal da R.T.P. 1 : Já morreram...todos! Que dizer?

 Agora por cá. São os crimes a aumentar cada vez mais. Aparecem mortos á facada na rua, nos campos,  dentro de casa, é o assédio sexual, é a violência doméstica, são os assaltos a idosos, "porrada" nas ruas e nas escolas, desordem nas urgências nos hospitais, carros incendiados nas ruas, são milhares de Portugueses sem médico de família, são as filas indetermináveis para marcar consulta nos centros de saúde, consultas marcadas com meses e anos de espera, negligências médicas etc, etc. Mas.... não se passa nada! Pelo menos é o que dá a entender aqueles que nos governam. Neste país está tudo bem! O que interessa é passear (á nossa custa) e tratar  de coisas que não dizem respeito ao país real e pensar já nas próximas eleições. E já gora, quem passa fome, quem ganha pouco, quem não tem dinheiro para pagar a casa ou a renda dela, pensões que não são mais que esmolas..... isto pouca importa!

O Aeroporto! Que se passa meus senhores! É num lado, amanhã já é noutro, num é perto demais, noutro já é longe de mais. Os estudos continuam ainda não á dados mas... em Santarém não porque é longe... palavras para quê? Comboio de alta velocidade, outra telenovela está a começar. Eu pelo menos estou descansado, pois moro á beira da linha e já sei que a minha casa não vai abaixo. Outros não vão ter a mesma sorte! Mas a "batalha" já está a começar. Existem já municípios contra o traçado da via. Prometem lutar para que o atual traçado como está não se concretize. Nestes dois casos eu pergunto: Quando vamos ter o novo aeroporto? Quando vamos ter o comboio de alta velocidade? No meu caso, no meu tempo já não é. No do meu neto? Tenho dúvidas e muitas.

Depois disto tudo a surpresa: depois de tanta luta já recebi o "Cartão do Combatente). Como se costuma dizer: custou mas foi! A " insígnia" que não me interessa para nada, ainda por lá ficou. É interessante, que muitos já receberam a "insígnia" mas o cartão não!

Como tudo, nesta vida nem tudo são rosas, o jornal da A.D.F.A. que saiu agora em Junho, comtemplou-nos com as fotos de quarenta companheiros que partiram do nosso seio. Estamos a ficar todos presos por um fio. Ainda esta semana que passou (não conta destes quarenta) deixou-nos também o nosso Vice-Presidente da Delegação de Coimbra. José Temido. Foi um homem lutador  pelas causas dos deficientes e com ajuda do resto da Direção da Delegação ocasionou para que o Centro Militar de Coimbra não tivesse fechado portas.

Celebrou-se também o 49º Aniversário da A.D.F.A. onde esteve presente (entre outras entidades) a Ministra da Defesa Nacional. Entre muitas palavras disse: "Dignificação e apoio aos Deficientes das Forças Armadas e respetivas famílias é objetivo prioritário do Governo. Que os deficientes militares, já em idade avançada, não podem esperar que a justiça se cumpra, lenta e dolorosamente, até á solução biológica."

Lindas palavras estas. Falar assim é fácil, depois cumprir o que se diz é que se torna mais difícil!
Mas já vem sendo hábito a esta parte.

Já havia muito tempo que não desabafava um pouco, hoje deu-me para isto. Do mal a pior!
Com este tempo a escaldar me despeço por hoje de todos com os votos para que tenham uma ótima semana principalmente com muita saúde.

 Com um grande abraço
                SANTA

Sem comentários:

Enviar um comentário