Qualquer guerra, tem os seus custos. Custos humanos e monetários. Encontrei aqui nos meus papéis uma curiosidade interessante sobre os custos da guerra Colonial.
Segundo um estudo do Estado Maior General das Forças Armadas , quando a Guerra acabou (isto desde 1960 a 1974) tinha custado ao povo português qualquer coisa como 120 milhões de contos. Hoje, fazendo as contas para a moeda atual (Euros) e se não me engano 600 milhões de Euros. Que dinheiro tão mal empregue em todos os sentidos.
Outra curiosidade...
Enfermeiras pára - quedistas. Sabiam que foi um grande problema a entrada delas na Forças Armadas? Pois bem: desde 1961 e o final da Guerra formaram-se 47emfermeiras pára-quedistas que foram depois para missões e socorrer feridos em combate em Angola , Moçambique e Guiné. Foi um tempo muito complicado. E convencer Salazar? E as grandes patentes militares? Mulheres nas Forças Armadas? O que era isso? Salazar e os comparsas, diziam que as mulheres ameaçavam a disciplina e os bons costumes. E esta? Mas o tempo veio dar razão ás mulheres.
A Força Aérea faz hoje 69 anos. Como curiosidade aqui vai uma foto do nosso Bombardeiro- T6 que atuava nos céus de Angola, Moçambique e Guiné e que dentro das suas possibilidades prestaram grandes serviços em nossa defesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário