23 julho 2019

NUNCA ESQUECE...

 MEIO DIA! É verdade! Por mais anos que passem, nunca esquece a data da partida da 2415 para a Guerra Colonial. Muita gente pode esquecer mas quem nela participou as lembranças dela, quer queiramos ou não estão sempre presentes. Foi no dia 23 de Julho de 1968, que as nossas vidas mudaram completamente. Era-mos uns jovens irrequietos cheios de vida que a guerra estava prestes a mudar todo o nosso comportamento. Na véspera do dia do embarque (22), eu e um grupo, fomos passar a noite ao "Ritz Club" (não sei se ainda existe) como se fosse mesmo a última noite vivida em paz. A ideia era que depois do dia 23 tudo seria diferente. Não foi fácil este dia 23. É um dia que lembramos pelas piores razões pois era a partida para a guerra com todas as incertezas na nossa mente. O que nos iria acontecer era uma incógnita. Voltava-mos vivos sem problemas? Deficientes ou ainda pior: mortos? Isto se não iríamos ficar  por lá enterrados como acabou por acontecer a muitos. Pelo nosso cérebro, muitas vezes passavam coisas  sem nexo. Depois, era também toda a nossa família incluindo mulheres e nalguns casos filhos e ainda namoradas que algumas já eram mais que namoradas, já eram noivas. Depois, era a saudade que ao longo dos meses nos corroía.Tudo isto, só vivendo a situação é que se pode fazer uma ideia.

Mas pronto. Relembrar é viver e mais um ano passou sobre dia 23 de Julho de 1966. Dias como este,  nunca mais voltem acontecer. Que esta nova geração não passe por tudo aquilo que todos nós passámos.

  Para todos os camaradas da C.Cav. 2415 um forte abraço.

                                                         SANTA

                   

1 comentário:

  1. Plenamente de acordo com tudo que dizes. É um dia terrivel, difícil para ser esquecido, principalmente para aqueles que vieram a sofrer, não esquecendo as suas famílias.
    Há que acreditar que a nossa geração foi a ultima sacrificada. Abr. a todos

    ResponderEliminar