O melhor do mundo: as crianças!
Em conversa com o A. Castro, tendo como base as imagens do Google Earth, consideramos haver boas probabilidades de o nosso aquartelamento do Chala ter estado instalado no local de coordenadas
Daí me ter ocorrido preparar o esquema que agora vos mostro, e que deixo à consideração de quem lá morou alguns meses... Parti do pressuposto de que o edifício assinalado com A era o Posto da Administração, como é convicção do Castro que lá esteve há poucos meses e recolheu testemunhos de "cocuanas" locais que ainda se lembram de nós...
Se a ideia estiver certa, então a nossa picada corresponderá à linha preta (já que passava entre as palhotas e a pista) e a parte rectilínea da actual estrada estará na antiga pista de aviação. Recordo-me bem de então se falar que a extremidade da mesma era já no Malawi.
Olá Soares!
ResponderEliminarQuanto a mim, acho que é realmente Chala.Ainda melembro bem da configuração e da picada para o rio.
Santa
É provável que seja Chala! Está um bocado diferente, mas após 43 anos............!!
ResponderEliminarEstou fascinado com o "meu" filme, que o soares conseguiu inserir aqui. Para quem vir isto e não tenha passado pelo que nós passamos, chamo a atenção para ver bem o tipo de instalações onde vivíamos, nomeadamente em Chala!
Não resisto a comparar com os "actuais voluntários" que vão algures para as guerras em curso, que para além de disporem de tudo o que é moderno, em termos de comunicações, de certeza que não conseguem perceber o que era a nossa ânsia em receber o correio!
Quanto a instalações devem ter ar condicionado e comodidades que nem "sonhamos".
Foi uma pena a actual geração de políticos e outros detentores do(s) poder(s) não terem passado pela guerra colonial e pelo mato, ouvirem as balas assobiar por cima das cabeças, viverem em condições infra humanas, pois certamente seriam agora mais brandos com os ímpetos disparatados com que nos têm brindado!
MANUEL MAGALHÃES
Quem construi-o o Posto do Chala?
ResponderEliminarA pedido do Governador,o Admnistrador Júlio Leonor e os seus homens abriram estradas e colocaram a primeira pedra...
Segundo relatos,trabalhavam 24 horas por dia em turnos rotativos debaixo de fogo.