O nosso (ex-) Comandante fez-me chegar estas fotografias:
(de A.Amado)
Ainda não estava gravado o dia da saída, que também desconheço.
(de A.Amado)
Esta face do monumento tem os nomes dos camaradas que tombaram
durante a permanência no Lione, o Fur. Santos e o sarg. Carvalho.
O local da tragédia, Cantina do Belo, era mais conhecido por Caracol
Entretanto parece-me oportuno colocar a foto da Berliet que, segundo o F. Santa que a enviou, fazia parte da coluna que foi emboscada nesse fatídico 5 de Maio. De facto notam-se pelo menos três perfurações de bala no para-brisas, o que indica que andou muito tempo sem ser substituído. O "atascanço" será na picada do Chala?
(de F. Santa)
Nota: Para ver os pormenores será conveniente "clicar" nas imagens. Não consegui melhor qualidade nas fotos do monumento (são fotocópias), no entanto são um bom documento, creio.
Mesmo através de fotos, "Ora seja muito bem-vindo meu Capitão". Estou,concerteza absoluta, a falar em nome de toda a Companhia que ainda permanece, devidamente formada, expectante e à espera de ler e ouvir as suas palavras obrigatóriamente descritivas dum pouco do nosso passado, jamais esquecido.
ResponderEliminarSobre a frase inscrita no monumento:"A estes bravos a Pátria pediu TUDO", o único comentário que se me oferece dizer: "O que a Pátria lhes deu em troca??". Realmente este mundo é imoral!!
Mas, reparei no seguinte, na frase em questão a palavra "TUDO" sobressai das outras por ser maior. Vejam só o alcance, a intencionalidade.
Éramos muito novos mas não éramos desprovidos de sentimentos e tb. tinhamos lágrimas.