É verdade! Já lá vão oito dias que foram os grandes festejos da entrada do ano (2025). Meia Noite, os relógios dão-nos a meia noite com as suas doze badaladas (exceto os digitais), a mesa rechiada de bons pratos, abrem-se as garrafas de champanhe e noutros casos as de espumante, a música nos diversos locais convida-nos a dançar, é o tradicional fogo de artifício e ainda outros géneros de animação. É uma alegria contagiante (que nalguns casos ultrapassa a barreira do bom senso) que se esfumaça numa noite em que ninguém se lembra do mal que avida por vezes nos oferece bem como o que de mau também este mundo nos tem oferecido incluindo este 2024!
Trinta e um de Dezembro de 2024 - Um de Janeiro de 2025. É só substituir o quatro pelo cinco! São os mesmos doze meses. O ódio entre as nações vai continuar aumentando as guerras, os pobres vão continuar a ser mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, a pobreza o racismo a violência doméstica e a violência de rua também, vão ser as manifestações contra os governos, e ainda os espetáculos na Assembleia da República etc, etc, etc.
Dizia-me á dias em conversa sobre a passagem do ano, uma pessoa com 93 anos de idade o seguinte: É tudo muito bonito festas e mais festas na passagem do ano. Para quê agora? Era bom fazer festas se o que foi mau até aqui deixasse de o ser com a entrada do Ano Novo e passasse tudo a ser melhor, que acabassem as guerras a fome e todos vivessem melhor. Assim valia a pena as festas que se fizeram. Vamos ficar todos mal na mesma ou pior! Não deixa de ter uma certa razão (na minha opinião). Ano novo que de novo e bom não nos vai trazer nada. Já diziam os antigos que: Ano novo vida velha! Pelas primeiras páginas que ele já nos deu a ler, adivinha-se que a paz não vai chegar nem os homens se vão entender. A falta de amor, respeito entre as nações pela sua soberania, pela igualdade e seriedade e ainda pela vida humana matando indiscriminadamente e oprimindo os povos, vai continuar. Os senhores da guerra não "desarmam"!
Os festejos da passagem de ano é um contraste á falta de paz, hoje em tantas partes do mundo, por exemplo: Iémen , Burkina-Faso, Somália, Sudão, Mianmar, Rússia-Ucrânia, Israel-Gaza, Nigéria, e Síria, isto são algumas das guerras que grassam no nosso Planeta Terra, já não falando na opressão e no corte da liberdade que fazem alguns países ao seu povo e á nossa própria sociedade.
Enquanto o homem fechar as portas ao seu próprio coração e não as abrir ao encontro da paz e do amor entre si, não haverá paz neste mundo. Sendo assim, a passagem de ano é uma mera fantasia!
Para todos um bom ano. Já agora que seja um pouco melhor que o 2024. Que nos traga muita saúde e se for possível que também ele consiga trazer a paz ao mundo contrariando o nosso pessimismo.
Um abraço para todos
SANTA