26 abril 2025

ABRIL...

 Este 25 de Abril já lá vai! Vinte cinco de Abril, data em que se comemora o dia liberdade, e a queda do Fascismo. Ainda bem que tudo isto aconteceu para bem de todos. Sendo assim, viva o 25 de Abril!
Mas, quanto á liberdade, e o ser livre com alegria, alguns ainda não a atingiram por inteiro ao fim destes anos todos não deixando de enaltecer esta data. Refiro-me aos combatentes da Guerra Colonial,  que ainda hoje sofrem com as suas deficiências e os seus traumas de guerra, não só eles mas as próprias famílias. A liberdade sentiu-se a nível do dia a dia no país mas a liberdade física destes combatentes tem sido difícil de alcançar. 
Em 25 de Abril de 1974, foi derrubado o Fascismo e foram desamarradas as correntes que nos prendiam recusando elas a nossa liberdade a liberdade de um povo. Mas foi só a Liberdade e a queda do Fascismo que se comemora? Parece que sim. E o fim da Guerra Colonial? Que não se tenha medo de dizer que o 25 de Abril nasceu com "Os Capitães de Abril" ao fazerem a revolução para terminar com a Guerra Colonial que além de injusta estava a aniquilar, a fazer desaparecer a nossa juventude de então e, ainda por cima, não tinha fim á vista. Lembram-se da frase de Salgueiro Maia na E.P. de Cavalaria em Santarém quando formava os seus homens para avançar sobre Lisboa? Ele informou os seus homens que o que estava acontecer era para acabar com "Guerra".
 Claro que para que tudo isso se concretiza-se tinha-se que começar por por fim ao governo de então e por acréscimo  (e em boa hora) ia ser derrubado o Fascismo devolvendo-nos a liberdade que todos nós comemoramos com alegria e toda a justiça. Por tudo isto, gostava (é a minha opinião) que neste dia fosse lembrado o fim da Guerra Colonial. Já agora, a Revolução nasceu numa primeira reunião na Guiné. Hoje, parece que não se passou nada. Que não houve Guerra Colonial. Que não se esqueça a juventude que nela perdeu a vida, dos deficientes, dos traumatizados  e de tantas famílias que ainda hoje sofrem e outras tantas que não voltaram a ver os filhos que lá morreram e que foram sepultados e abandonados naquelas terras até hoje.
Não há que ter medo. Medo de quê? Será que nos consideram fascistas? Não, não somos. Fomos obrigados a ir para uma Guerra Injusta Já dizia "EDUARDO LOURENÇO" no seu discurso na A.D.F.A  quando se comemorou os 50 anos  da Guerra Colonial, que era-mos "A FORÇA JUSTA DAS VÌTIMAS DE UMA GUERRA INJUSTA" . E então aqueles que no Terreiro do Paço batiam palmas ao governo de então e depois do 25 de Abril viraram a casaca? É melhor não ir-mos por aqui. Já agora por favor: Não se esqueçam de SALGUEIRO MAIA. Não entendo. Não estamos em Liberdade e Democracia? Que de futuro todos unidos sem esquecer a história do que foi a Revolução dos Cravos possamos celebrar esta data sem nos esquecerem.

                                                                 

     VIVA O 25 DE ABRIL, VIVA O FIM DA GUERRA COLONIAL. VIVA A LIBERDADE
                                                      FASCISMO NUNCA MAIS

                                                           VIVA PORTUGAL

                Com um grande abraço para todos e a continuação de um ótimo fim de semana

                                                                   SANTA

24 abril 2025

MAIS UMA DATA...


 Mais uma data, mais um ano, VIVA O 25 DE ABRIL! Cinquenta e um anos já lá vão! Vinte cinco de ABRIL, SEMPRE! Só é pena é que tantas coisas ainda estão para cumprir: a paz o pão e a habitação! Assim prometeu o 25 de Abril. Só a liberdade vingou desamarrando as amarras que nos amarravam. Quem viveu os anos anteriores a 1974, sentiu bem na pele o que foi o terror de um Estado fascista e de uma polícia do Estado que nos perseguia por tudo quanto era lado e não nos deixava sequer "piar"! Depois, já não bastava a guerra Colonial que devastava a juventude tirando-lhe o seu melhor : alegria de viver. Por tudo isto e não só, já valeu a pena 0 25 de Abril! Que esta nova geração nunca se possa esquecer  por aquilo que os seus antepassados passaram ás mãos do tão camado Estado Novo. Que estes novos governantes nos deem a esperança de um Portugal melhor para nós e para as gerações futuras.

Sendo assim, VIVA A LIBERDADE; VIVA O 25 DE ABRIL; VIVA PORTUGAL!



NUNCA TE ESQUECEREMOS
              

     Um grande abraço para todos, um bom feriado e fim de semana.

                                                      SANTA





21 abril 2025

MAS A VIDA CONTINUA...


 Quis o destino que na Páscoa o Papa Francisco nos deixasse. O blog da 2415 não pode deixar de  lamentar a sua perda como homem que lutava por um mundo melhor. As nossas condolências.

Mas... a vida tem de continuar. Sendo assim vamos continuar por terras do norte viajando desta vez até "Canha":

                                                 













Por hoje é tudo esperando que tenham passado uma boa Páscoa.
Um abraço para todos.

SANTA



17 abril 2025

PÁSCOA...

                                                               SANTA PÁSCOA


 O tempo corre mais depressa do que pensamos. Já estamos outra vez na Páscoa. Eu digo: já estamos outra vez a celebrar a Páscoa. Mas estamos? Como católico custa-me um pouco falar neste assunto mas... no Cristianismo a Páscoa é a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo uma das maiores festas religiosas. No entanto, muitos dos que se dizem ser Católicos, dela não querem saber encaminhando os seus passos para outras direções. Sendo esta uma das mais importantes festas do ano, todavia, para muitos são muitos dias de farra relegando para segundo plano o que realmente importa: "A PÁSCOA" e o que ela representa. Claro que eu  falo como Cristão mas, respeito todos os outros que assim não pensam. No fundo, o bom senso não faz mal a ninguém.
     Páscoa. Altura (lá está o bom senso) em que as armas se deveriam calar e dar lugar á paz tão desejada entre os povos. Alguns, nesta altura, vão á igreja celebrar a Páscoa de velinha na mão (como cordeirinhos) fazendo o Sinal da Cruz e depois , transformam-se em lobos maus cá fora e mandam matar inocentes não poupando ninguém causando a destruição por onde passam. Basta olhar no que se passa na Ucrânia e em Israel. O ser humano funciona desta maneira porque não sabe (ou não quer saber) o que significa a palavra "PAZ" nem "O AMOR ENTRE OS POVOS" respeitando as nações onde vivem. Este planeta, chega para todos viverem em paz assim o homem queira. 

Fico-me por aqui. Com os anos que já tenho (quase oitenta) estou cansado de assistir a tanto ódio que o homem tem um pelo outro.

 Sendo assim, desejo a todos os companheiros da 2415 e seus familiares uma Santa Páscoa com muita saúde bem como aos familiares daqueles que já partiram. Votos também de uma Santa Páscoa para todos aqueles que visitam o nosso blog.


                                     Um grande abraço para todos com amizade

                                                                 SANTA


                          


15 abril 2025

VAMOS AO ESPUMANTE...

 Vamos então hoje até ao Museu do Espumante situado em Dálvares. Numa manhã cheia de sol foi interessante esta visita.

Frente do Museu


                                                   Fatos da Confraria do Espumante


Bombeadora

Bombeadora

Enchedora


Filtro

Prensa

Rotuldora

Rolhadora

Dégorjement






Cápsuladora

Sendo assim, por hoje é tudo, um abraço
SANTA
















11 abril 2025

VAMOS ENTÃO ATÉ V.REAL...

 Continuando o passeio por terras do norte, vamos parar desta vez em V. REAL.

COMANDANTE CARVALHO ARAÚJO
(Foi Comandante do draga minas Augusto Castilho)

                                             (Acabou por ser afundado pelos Alemães)


                                                                   PELOURINHO



IGREJA NOVA

"O PITO" BOLO TRADICIONAL DE V. REAL

Estamos a chegar ao fim da semana, para todos um abraço. A próxima paragem, vai ser no Museu do Espumante.
Até lá
SANTA
 


08 abril 2025

E ESTA?...

 Não sei se repararam. Não se come o vinho mas bebe-se bom vinho! E já agora também não é você mas Sé de Lamego. Enfim. É da idade!

VEM SENDO HÁBITO...

 É verdade. Vem sendo hábito! No último final de semana aconteceu o tradicional passeio da Delegação de Coimbra da ADFA por diversas áreas do nosso norte de Portugal. E também como sempre, coloco em nosso blog algumas fotos que ilustram isso.
Sendo assim então aqui vão:

Começo por Lamego.



                                                   TRONCO DE "CSTANHEIRO"




IGREJA DE N:SENHORA DOS REMÈDIOS
"ÓRGÃO"
"PÚLPITO"



UMA DAS JANELAS DA FACHADA DA IGREJA






VOCÊ É DE LAMEGO

                                                                      
                            A "PRESUNTECA" Onde se come um bom presunto e um bom vinho.

Por hoje é tudo. Daqui, vamos partir para Vila Real.
    
  Um abraço para todos e uma boa semana.
      
                                 SANTA


03 abril 2025

NÃO ESQUEÇO...

É mesmo assim. Não dá para esquecer. Cinco de Maio de 1969. Mês trágico para a C.Cav. 2415. Eu prefiro lembrar-me agora e falar sobre o assunto e não no próprio dia para que não fique  mais incomodado e triste. No meu caso pessoal diz-me muito. Ver artigo já descrito no nosso blog.
Como já foi aqui relatado, Faleceram neste dia numa emboscada no "Caracol", os nossos companheiros  Sargento Carvalhito e o Furriel Santos que regressavam do Catur em direção a Lione onde estava sediada a nossa companhia. A emboscada foi entre "Kitamba" que era conhecida pelos Ananases e o "Caracol". Foi um dia triste demais para todos nós. O trauma da guerra acompanha-nos (para quem a viveu de perto) para toda a vida. Nunca será possível esquecer (uns mais outros menos) de situações nela vivida. Uns vivem-na com as deficiências físicas que dela trouxeram  outros, ainda hoje sofrem com o que o seu cérebro guardou até hoje ao relembrar as imagens de situações que muita gente não faz ideia. Para os nossos companheiros que pareceram, paz ás suas almas e saudades eternas. Nunca os esqueceremos a eles e  todos os outros que tiveram o mesmo fim de vida.
 Estamos quase a comemorar o 25 de Abril. Para nós, não nos deu só a liberdade como acabou com a Guerra Colonial. Lamento, que por vezes só se fala no 25 de Abril e não na Guerra Colonial. Queiram alguns ou não, (é a minha opinião) o 25 de Abril  aconteceu porque os chamados Capitães de Abril resolveram vingar todos aqueles que nela deram a sua vida e ficaram deficientes  disseram: BASTA! Foi um bem que bafejou toda a juventude para que não viesse a sofrer o que nós sofremos e para não se voltar a ouvir no cais de embarque os gritos e choros desesperados. Em boa hora, as escolas nos tem convidado para falarmos sobre a Guerra Colonial (tem sido muito esquecida) e também sobre o 25 de Abril. Temos notado onde temos ido o interesse dos alunos sobre a guerra pelas perguntas que nos têm feito. Ás vezes nós perguntamos: mas vocês não têm um Avô que tivesse andado na guerra e falarem? Alguns responderam: sim, já falámos mas eles não querem falar na guerra e ficam incomodados. Este ano, já fomos convidados para muitas escolas. É bom que assim seja.

Estes tempos já lá vão. Agora as guerras são outras. Pelo "andar da carruagem" este mundo está a ficar cada vez pior. E pelos vistos ninguém quer mudar a "agulha", a linha principal leva cada vez mais a direção da última estação que se chama "PAZ" e daqui, está a construir-se um "ramal" mais moderno para levar a guerra a todas as nações e conduzir o nosso planeta á fome e á miséria. Basta olhar para o que se passa com aqueles que se julgam senhores do mundo mas uma coisa é certa: ninguém cá fica!

Enfim! Um futuro melhor? tenho muitas dúvidas.

   Para terminar, um grande abraço para todos.

                           SANTA

23 março 2025

O TEMPO ESTÁ CINZENTO!

 É verdade. O tempo está cinzento! È como o mundo se encontra nesta altura. Olhando para o Céu, o que temos visto nestes últimos dias? Céu carregado de nuvens escuras que não têm deixado que o sol tenha brilhado é como a escuridão que existe na mente humana que não deixa que ela brilhe  e deixe ver a paz,  só a paz pode acabar com a escuridão e o mundo possa brilhar. Neste momento, dois senhores, julgando (se é que não o são) que são os senhores do mundo não são mais que os fazedores de guerras e zelando cada um pelos seus interesses deixando a paz para último plano enquanto se continua a matar indiscriminadamente. Que paz é que eles desejam? Um é o que a gente já sabe: é um genocida é matar tudo não olhando a quem, o outro quer a paz mas ajuda outros a matar. E assim vai o mundo cada vez mais cinzento!
O mau tempo não tem deixado o nosso país nos últimos dias. Tem sido uma calamidade por todo o lado. Nós aqui por Coimbra não fomos muito atingidos, só o vento é que assustou mais e no meu caso resolveu levar cerca de meia dúzia de telhas e virar alguns vazos no meu jardim. Nada de grave! Mas daqui para a frente temos que contar cada vez mais para este tipo de situações. Contudo isto, o que é que o homem continua a fazer para minimizar esta situação? Nada. Para muitas pessoas isto não tem nada a ver com as alterações climáticas provocadas pelo homem. É tudo muito natural e o mundo tem que ter um fim pois é  próprio do planeta. E é assim que o mundo "gira e avança"  mas  a mente do homem também avança mas   para destruição do seu bem estar sem se importar com o futuro!

Cinzento está cada vez mais o nosso país! Novamente eleições! Que ricos nós somos! Será que eles se lembram que além deles outras pessoas existem que somos nós? Nada disso! Nós não temos carteira para encher mas eles sim! Vêm aí as promessas. Agora é que vai. Ainda ontem ouvi um dizer que se for governo vai construir creches, escolas, e casas! Ainda agora o circo começou! Só que para este circo o bilhete fica-nos muito caro!
Vamos esperar pelos próximos números deste circo.

  Por hoje é tudo. Um grande abraço para todos e uma ótima semana principalmente com saúde.

                                                                         SANTA


09 março 2025

NADA COMEÇA BEM...

 Hoje, Domingo, tempo cinzento, chuva em abundância e lá para as bandas da Serra da Estrela a neve também tem caído fazendo as delícias (para quem gosta) de muita gente. Pela parte que me toca não é o meu "prato forte" desde o dia em que já lá ia perdendo a vida. Agora, gosto muito da Serra da Estrela mas na Primavera- Verão! Mas como disse, hoje é Domingo e o dia está cinzento como tem estado cinzento os dias na nossa Assembleia da República adivinhando dias de "trovoada e granizo"! Ninguém se entende e o povo é que sofre ao ver o país parado e os problemas continuam por resolver. Triste sina a nossa!

Mas as confusões no nosso pais continuam noutros lugares. Agora é á cerca dos comboios de alta Velocidade. Aminha casa fica á beira da "linha" separada por uma rua cerca de 7 a 8 metros com uma barreira com altura de 3 metros protegida por um pequeno muro com rede. Aqui viveram os meus pais e aqui eu nasci. O barulho dos comboios nunca foram prolemas para nós nem no tempo do "Vapor". O problema maior está a ser agora! Depois de nos darem conhecimento a todos do novo traçado da via e as habitações que iam se demolidas para a construção da mesma vem agora a notícia que o consorcio da empreitada em alguns sítios pode alargar 400 metros para um lado ou para o outro! No meu caso e outros, nós ficamos a saber que as nossas casas não iam a baixo mas... podemos um dia ser surpreendidos com alguém a bater á porta e a dizer que afinal as nossas casa vão a baixo. Segundo consta, lá para o norte é o que se está a passar. No que diz respeito aqui a Coimbra já querem alterar o local onde esta projetada a nova Estação isto é: tirá-la de Coimbra e passar para Taveiro que fica a cerca de 3 quilómetros. Claro que a Câmara de Coimbra já se fez ouvir não estando de acordo. E o trajeto de Coimbra a Taveiro? Não vai ser alterado? Ficamos todos com o coração nas mãos. Não sou contra o progresso. Para haver progresso alguém tem que ser sacrificado, mas que as coisas sejam feitas com pés e cabeça no seu devido tempo para que cada cidadão oriente da melhor maneira a sua vida pois quer queiramos ou não leva um "trambolhão"
 A agora pergunto eu. Quando é que vamos ter comboio de Alta Velocidade? Atendendo ao nosso novo Aeroporto, os anos que já lá vão e segundo parece nada está decidido, acho que quando tivermos realmente o comboio ele já está ultrapassado. Já lá vão cerca de 10 anos (julgo eu) houve um novo traçado. A minha casa e as outras iam abaixo! Houve reuniões e reuniões nas freguesias mas
 deu tudo "barraca" e o projeto "abortou"!
Neste momento estamos no intervalo. O filme vai continuar e todos estamos na espectativa qual vai ser o final. Assim vai o nosso país. Parece mais um barco á deriva á espera de naufragar e nós que somos os passageiros salve-se quem poder!

Neste momento chove em força! Segundo parece vai ser assim toda a semana. Desde que não estrague ela é um bem precioso para encher as nossas albufeiras e acabar com o medo da seca para o próximo verão.

    Termino por hoje. Estando no início de uma nova semana, eu desejo a todos muita saúde e muita paz.
       
                                                Um grande abraço
                                                         SANTA

02 março 2025

TUDO NA MESMA...!

 Dois de Março de 2025! Tudo na mesma! A nossa política em Portugal vai cada vez pior já para não falar da política internacional. No que diz respeito á nossa, já não bastava a pouca vergonha paga por todos nós que se passou na nossa Assembleia da República com um partido que não vou dizer o nome, pois já Chega de tanta má educação e falta de respeito para com a maioria dos portugueses (julgo eu) e ultimamente para com as pessoas com deficiência. Agora, também, o problema com deputados de alguns partidos por serviços extras (digo eu) que não deviam ter. Com tudo isto, já alguém disse: que o "mundo pula e avança," e nós por cá tudo na mesma. Com toda esta agitação na Assembleia, os problemas do nosso país  (Ex. a Saúde) ficam para segundo plano. Há eleições, pedem para ir-mos votar, nós escolhemos os nossos governantes para nos governar e o que acontece? Mentira: somos desgovernados pois a "capoeira" é pequena para tantos galos e o poleiro é só um!

Quanto á política internacional pois é: ninguém se entende. Fala-se muito em paz mas não passa de uma falácia. Morre-se na Ucrânia e em Gaza e não só, sem se olhar a quem, vai tudo a direito como se costuma dizer, vão idosos, crianças, deitam-se hospitais a baixo, maternidades lares de idosos, e outro bens ( e depois lá vem os assassinos e genocidas do Kremlin dizer que é tudo mentira) bem como o cidadão anónimo e todos aqueles que ficam sem nada bem como ainda aqueles que têm de abandonar o seu país. Assisti na passada segunda feira a um filme que se intitulava" Vinte dias em Mariupol (acho que se escreve assim) que me mostrou bem o horror que lá se passou. Cenas que não passaram na televisão que mostram bem os crimes de guerra que lá se cometeram. No meio das imagens de uma maternidade e de um hospital ao ver aquelas imagens horrorosas de crianças e mulheres grávidas (e em que estado) , apareceram dois senhores do Kremlin que eu tenho nojo deles a dizer que o que se viu eram "fantoches" pois tanto a maternidade e o hospital já estavam vazios. Comentar para quê?
Agora, veio alguém dizer que acabava com a guerra em poucos dias. De promessas está o mundo cheio! Reuniões e mais reuniões. Viagens e mais viagens em prol da paz. Mas que paz? Andam a embirrar uns com os outros e nada resolvem e o povo Ucraniano é que vai sofrendo na pele como a Ucrânia tivesse  ela invadido a Rússia. Será que por tudo isto vale a morte de milhões de pessoas? Será que vale a pena em arrasar cidades inteiras? Que raio de ser humanos somos nós que não gostamos de nós próprios! Enquanto os homens não se entenderem e não saberem o verdadeiro significado da palava "Paz" 
 "o mundo pula e avança" e tudo vai ficando na mesma.

Já é de noite. O sol já se deitou. Acabou por hoje a folia do Carnaval  com toda a alegria que ele contem. Que bom (para quem gosta do Carnaval) um dia passado em paz, assim se pode dizer não pensando nas agruras da vida mas depois... que a paz não nos falte.

Por hoje é tudo. Com o desejo de uma ótima semana, um abraço para todos.

                                       SANTA

21 fevereiro 2025

AS ÚLTIMAS...


 Neste fim de tarde cinzento, com uma forte chuvada diluviana, dou início ás últimas fotos da minha viagem por terras de S. Tomé.




Três Fotos do mercado
 
                                              Estandarte de S. Tomé (na era colonial)



Catedral


Caneta da assinatura da Independência.


Uma placa que não deixa esquecer o material que ia de Portugal.

 
Esta foi a frota que nos transportou nesta viagem.



Terminou esta viagem por S. Tomé e Príncipe e como não podia deixar de ser, aqui estão dois gatinhos cujos nomes são: o S. Tomé e o Príncipe.

Foi uma aventura. Não foi retratado tudo o que fez parte desta viagem como podem imaginar. Para quem gosta de aventura é uma viagem a não perder e para mais tarde recordar. Foi uma semana de ar puro em plena floresta que nos fez esquecer a política e as guerras com a sua beleza e o seu silêncio.

Por hoje é tudo. Um grande abraço para todos

SANTA