Realizou-se no passado dia 22 (Junho) nas " Caves Coimbra" (Coimbra) o almoço comemorativo dos cinquenta anos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas com a participação de mais de quinhentos associados bem como convidados civis e militares. Esteve presente Sua Excelência o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra José Manuel Silva, outras individualidades como: os representantes do chefe Estado Maior, General das Forças Armadas e dos ramos das Forças Armadas, do diretor do Centro Militar de Coimbra, e do núcleo da Liga dos Combatentes de Coimbra.
Continuamos a mostrar que ainda estamos vivos apesar de muitos já não poderem ter estado presentes neste convívio devido ás suas deficiências se terem agravado.
25 junho 2024
CINQUENTA ANOS...
23 junho 2024
HOJE É DOMINGO...
É verdade. Hoje é domingo. Por aqui, na minha cidade (Coimbra) tem sido uma confusão devido ás provas do Europeu de Triatlo que se tem realizado durante estes dias que vocês nem imaginam. Para além das obras para o Metro Bus, estas já causam transtornos que cheguem agora mais o Triatlo, são filas de carros por tudo quanto é lado derivados a diversas artérias da cidade estarem cortadas ao trânsito, chegando a estar-mos parados mais de uma hora. Mas como tudo na vida uns contestam, outros nem por isso e ainda aqueles que está tudo bem porque a cidade precisa destes inventos para sair do marasmo que a tem acometido ao longo do tempo. Portanto, opiniões não faltam!
Hoje é Domingo! Começou com um dia lindo, o sol brilhando, mas... agora que são desaseis horas o sol resolveu deitar-se mais cedo e já nos está a dizer a deus. Mesmo assim, fugindo á confusão da cidade, fui até á beira rio (Mondego) que passa a menos de um quilómetro de minha casa e dar um passeio pelas suas margens só ouvindo o som dos pássaros e em alguns sítios o cantar da água passando entre as pedras que corre apressadamente para chegar á Figueira da Foz. Tudo isto, ainda pode ser acompanhado quando chegamos ao pé do Habitat de uma das maiores colónias de "Cegonhas" do pais ou quem sabe da Europa. Sentarmo-nos junto ao rio e apreciar todo aquele vai e vem delas buscando o seu alimento, e ouvir o barulho que fazem com os seus bicos, vale a pena. São mais de uma dezena de postes elétricos de alta tensão que suportam os seus ninhos. Cada poste alberga dez ninhos e outros mais de dez! É a beleza da natureza! Só é pena que o homem não a saiba preservar.
Regressei a casa mais leve e satisfeito comigo mesmo. Agora, vou colocar no blog as fotos que faltam da Viagem á Costa do Sol:
A todo lado que vou, o gato está sempre presente!
Para todos vós, desejo uma ótima semana com muita saúde e muita paz (esta que anda muita arredada deste mundo).
Um grande abraço
SANTA
17 junho 2024
15 junho 2024
A 2415 ESTÁ DE LUTO.
O Senhor António Amaral Amado faleceu sexta-feira, dia 14 de Junho
A notícia triste foi-me dada hoje, pela sua Filha, a quem transmiti, em meu nome pessoal e no dos compamheiros, o nosso sentimento de profundo pesar pela partida do Comandante que todos estimávamos como Homem e sabíamos que também se interessava por nós.
Descanse em paz
14 junho 2024
A VIAGEM CONTINUA...
Pés ao caminho e vamos então até " MIJAS":
Que tal? Eu e a Guia!
A nossa viagem a "MIJAS" termina aqui. Iremos continuar na próxima até "Málaga"
Para todos um abraço
SANTA
10 junho 2024
CONTINUANDO VIAGEM...
Continuando a viagem pela Costa do Sol, vamos hoje até "Ronda":
![]() |
Eu a minha mulher o meu neto motoristas e a guia. (Continua. Daqui seguimos para "Mijas) |
07 junho 2024
VIAGEM Á COSTA DO SOL...
A A.D.F.A. Delegação de Coimbra, realizou um passeio á Costa do Sol com visitas a Málaga, Ronda, Mijas e Setenil De Las Bodegas. Foi uma viagem interessante com algumas dificuldades para alguns derivado ás suas deficiências mas tudo correu bem e todos gostaram.
Sendo assim, vou expor a partir daqui algumas fotos:
SANTA
05 junho 2024
ACONTECEU HOJE
A visita ao nosso Comandante, Sr. Amado.
Repetimos hoje o que fizemos no ano passado. Também no recente almoço/convívio, reservamos uma fatia do bolo da "aniversariante A BRIOSA", destinada a oferecer ao Sr. Amado, que será sempre o nosso Comandante.
Para concretizar a entrega, realizada em nome de todos os elementos da ex-C. Cav. 2415, comparecemos na sua residência, conforme combinado, às 15 horas.
Encontrámos o Sr. Amado muito bem disposto e ficou muito agradado com a nossa lembrança. Apesar das suas limitações físicas, em termos psicológicos, ainda está ótimo. Já em termos da comunicação oral, a situação não é tão boa.
Entretanto, aproveitámos para conversar sobre o nosso mais recente almoço/convívio e foi também mais uma oportunidade para recordarmos alguma situações vividas há muito tempo, naquelas longínquas paragens.
Terminada a visita por volta das 16 horas, despedimo-nos, desejando-lhe as melhoras e fazendo votos para repetir o dia de hoje.
VIVA "A BRIOSA"
01 junho 2024
RECORDAR O ESTADO NOVO!...
Então lá vamos nós recordar o Estado Novo! Recordar este passado faz sempre sentido quando ele foi tão mau para todos durante muitos anos. Vamos então recordar alguns feitos desse tempo através de um jornal já com as páginas amareladas, que foram publicados á cinquenta anos. Não deixa de ser interessante, principalmente para a juventude de hoje.
Vamos então: Não havia direito á saúde nem á educação. As enfermeiras e as hospedeiras não se podiam casar ou ter filhos. A enfermagem hospitalar para mulheres era só para mulheres solteiras ou viúvas sem filhos. Só muito depois é que a coisa se alterou um pouco. Também não se podia beijar na boca em público, pois dava multa! Já no ensino (eu ainda apanhei esta situação) meninas para um lado e rapazes para o outro e as professoras primárias não podiam casar, só com autorização do Ministro da Educação Nacional. Outra coisa interessante: para ter isqueiro era preciso ter licença!
Quanto a falar sobre a política, era praticamente impossível, pois se fosse-mos apanhados pelos "bufos" da PIDE/DGS era-mos presos, torturados e levados para cadeias próprias para o efeito como: Caxias, Aljube, Tarrafal e outras. E o que era mais aberrante, é que muitas vezes era-se preso por vingança e que nada tinha a ver com a política.
Guardei para o fim, o que me parece interessante que diz respeito á praia! Mais uma ideia obrigatória imposta pelo Estado Novo: Os fatos de banho. Os fatos de banho tinham que obedecer a umas regras especiais. Eram proibidas as roupas que fossem imorais. Vejamos o que encontrei: Condições para se vender os fatos de banho para uso nas praias e nas piscinas.
Fatos de banho para senhoras : Deve se inteiro e o calção justo ´perna e de corte direito. À frente e de lado deve cobrir a parte anterior do tronco não podendo o decote ser exagerado pois tem que encobrir os seios. As costas poderão ser decotadas mas serem cingidas ás axilas.
Fatos de banho para homens: Pode ser inteiro de camisola e calção ou só calção que em qualquer dos casos o calção deve ser de: corte direito, junto á perna com reforço interno na parte da frente, junto á cintura cobrindo o ventre, e não é permitido excessiva elasticidade do tecido. E esta?
Depois de tudo isto e de muito mais, pois no currículo do Estado Novo mais coisas se passaram e foram sendo "esticadas" até que atingimos o 25 de Abril de 1974 que nos deu a nossa liberdade e enterrou para sempre as correntes que nos acorrentaram durante tantos anos. Que cada um de nós a saiba gozar com alegria e a respeitá-la! E aqui deixo um recado: Principalmente os nossos políticos!
A época balnear já começou, o sol brilha convidando a ir á praia mas atenção:" Há mar e mar, há ir e voltar"! Cuidado que o mar gosta daqueles que não não têm medo dele e que julgam que nada de mal lhes acontece.
Para todos a continuação de um ótimo fim de semana.
Um abraço
SANTA