16 outubro 2018

VIAGEM AO PASSADO...

Assim foi. Já andava à muito tempo para fazer esta viagem ao passado. Fui no dia treze (Sábado passado) fazer a viagem no Comboio Histórico do Douro. Fui lembrar como se viajava nos anos (no meu caso) 50 e 60. Foi uma viagem espectacular com paisagens maravilhosas e com um tempo espectacular. Saímos da Régua às 15 e 23 com chegada ao Tua às 16 e 24 de onde saímos às 18 e 32 chegada ao Pinhão às 17 e 30 onde estivemos até às 17 e 55 para chegar à Régua às 17 e 10. Foi uma viagem agradável com animação a bordo e como não podia deixar de ser foi servido a todos os passageiros um belíssimo "Porto Ferreira" e rebuçados típicos da Régua.Esta linha do Douro começou a ser construída em 1875 e em 1879 o primeiro comboio chegava à Régua e, um ano mais tarde, ao Pinhão. Passado oito anos chegava a Barca D' Alva continuando até Salamanca, actualmente não existe! Desta linha, saía também outras duas linhas, estas de via estreita, entre o Tua e Bragança. Infelizmente também já não existem! Assim foi, uma viagem para recordar o passado. No fim regressei ao Porto para apanhar o comboio para Coimbra às 9 e 53. O dia que tinha estado lindo acabou com o aparecimento da chuva. Julgava eu que ia ter uma viagem também ela agradável, enganei-me. Quando o comboio passou por Estarreja, começou abanar por todos os lados, toda a gente aflita o maquinista abrandou a marcha e conseguimos chegar à Mealhada que estava completamente ás escuras e para variar o comboio ficou também às escuras sem qualquer tipo de energia! O vento quase tirava o comboio dos carris.Fora do comboio, eram chapas pelo ar, bombeiros por todo o lado, foi horrível.Os passageiros foram avisados pela"GNR" para não sair nem chamar família para os vir buscar. Era altamente perigoso. Mas pronto. Resumindo e concluindo, passei a noite mais a minha mulher no comboio. Saí do Porto às 9 e 53 cheguei a Coimbra às 7 e 40! Se a matemática não me atraiçoa, foram cerca de 10 horas dentro do Comboio. Foi um furacão. Pois claro. É o que temos de mais certo para o futuro, são fenómenos destes em que a mão do homem está metida...

Vamos então agora à viagem em fotos: Começamos pela viagem de Porto Campanhã até à Régua:

O moderno e o menos moderno!

Uma linda paisagem...

Um dos muitos barcos que navegam no Rio Douro. Este é um barco Hotel...

Uma das bonitas Igrejas da Régua...

Agora sim. Cá está a menina (como lhe chamam) que nos iria levar no respectivo passeio. A 0186 construída por: Henschel & Son, 1925...

Última carruagem...

Uma panorâmica de todas as carruagens...

A sigla que quer dizer: COMBOIOS DE PORTUGAL...

Terceira classe. Sim : havia 1ª, 2º e 3ª classe...

O engate entre duas carruagens e as respectivas varandas que era o regalo da juventude nesse tempo...

Aqui vai dar-se o engate da (menina) ao comboio...

E aqui está o Maquinista trajado a rigor...

( Só para dizer que nesta viajem participaram cerca de oitenta pessoas)

Para a próxima vamos então iniciar a nossa viagem no Comboio Histórico do Douro...

Com um grande abraço para todos, SANTA.