27 outubro 2017

AÇORES VII

Continuando pelas lindas paisagens dos açores, vamos hoje continuar começando pela feitura dos ananases...




  Tudo começa assim...

A planta já na terra...






                                                     Uma fase do seu crescimento...

                            
Nesta altura já se começa a ver a flor...

A flor já em crescimento observando-se  já o fruto nascendo dela...

Aqui já se pode ver melhor o fruto...

                                         
E aqui, já se pode ver o ananas quase pronto para apanhar.


Aqui, uma das plantas floridas que fazem parte em algumas bermas da estrada...

(Continua)

Com um grande abraço e bom fim de semana. SANTA.

23 outubro 2017

AÇORES VI

Mais algumas fotos:






Água em ebulição. 100º C.


Uma das muitas plantas floridas. Só que esta infesta por toda a ilha!










Para a próxima, vamos entrar na plantação de ananases...

Uma observação: Impressionante! Foi preciso morrer tanta gente para que de um momento para o outro (como um milagre) apareça tantos meios para combate aos incêndios. Então, porque não antes?
Para todos, com um abraço.
 SANTA

21 outubro 2017

VERGONHA...

Vergonha. Simplesmente vergonha! Não tenho outras palavras para classificar o que se passou no Domingo passado no centro do meu país. O meu país, foi mais uma vez ferido de morte pelas chamas que têm sido protegidas por aqueles que o têm governado. Não vale a pena descrever cenas que se passaram. Estas têm sido mostradas através das televisões e jornais. Ninguém pode ter ficado indiferente ao que se passou. Nem o coração mais gélido pode ficar indiferente. Mas, no meio disto tudo, há uma palavra que fica no ar: Porquê ? Isto não pode ter acontecido só por negligência. Há muito mais coisas escondidas por detrás da negligência. Coisas que nos dão a impressão que não se quer falar delas. Tais como: aparecimento de paraquedas incendiários, artefactos pirotécnicos encontrados, aviões que passam e logo fogo começa, ignição em sítios de difícil acesso e ainda por cima em plena madrugada etc, etc, etc... Quantas vezes já ouvimos falar disto na televisão em reportagens pelas aldeias? Ainda á poucos dias na CIC, uma senhora levou um paraquedas incendiário que caiu de uma avioneta num dos seus terrenos. Neste assunto, por aqui me fico. Agora, que tenham vergonha e que distribuam o dinheiro que os portugueses deram para quem ficou sem nada. Não deixem os portugueses na dúvida...Já agora, que seja esclarecido perante os portugueses como é feita a contratação dos meios aéreos para combate aos incêndios. Sim. Porque são pagos por todos nós.

Agora tudo vai mudar segundo o governo. Esperamos todos que sim. Agora já á dinheiro para tudo. É sempre aquela máxima portuguesa: "é preciso primeiro morrer pessoas para que o problema seja resolvido".

Depois do fogo, outra aflição pode surgir. Qual? O inverno que se aproxima. Se for um inverno de grandes chuvadas, as águas vão rolar pelas montanhas abaixo transportando todas aquelas cinzas para os cursos de água ficando as mesmas contaminadas. Há muitas albufeiras que alimentam as populações. Espero que não se esqueçam!

O nosso blog foi criado para assuntos que dizem respeito á guerra do Ultramar, mas ao longo do tempo ele tornou-se aberto a outros assuntos o que me parece salutar. Só é pena é que não haja mais malta a colaborar.

Agora, no meio disto tudo, espero que os nossos governante não se esqueçam de quem tanto sofre com esta tragédia, e que de futuro, tragédias como está não voltem aos nossos olhos. Que os culpados (sim, porque houve culpados) sejam responsabilizados pelas asneiras que fizeram.

Sendo assim, o nosso blog deixa a todos aqueles que perderam familiares e amigos, as nossas mais sinceras condolências.

                                                       SANTA

16 outubro 2017

ESQUECIA-ME DESTA...

Esta tinha ficado esquecida...



SANTA

OS DO COSTUME...

No passado dia 13, os quatro do costume, foram encontrar-se na bonita cidade de Aveiro (a Veneza de Portugal) para uma das almoçaradas que sevem fazendo já alguns anos para cá. Quem são? Já são conhecidos: O Artur o Soares o Moreira e eu! Como vem sendo hábito, comeu-se bem. Fez-se depois a respetiva vaquinha e lá pagamos, fazendo depois um pequeno passeio (a pé) pela beira de um dos canais. Sendo assim, aqui vai algumas fotos que ficam para a história deste encontro.






E aqui estão os quatro do costume: Moreira, Soares, Artur, e eu...



          As fotos seguintes, mostram as pinturas típicas que os barcos têm na proa e na ré.










Olhem que dois!


E assim se passou um bom bocado de convívio que é sempre de salutar.

Caros amigos. Antes de colocar estas fotos no blog, não posso deixar de estar triste e ao mesmo tempo estarrecido com o que neste momento se estar a passar em redor da minha cidade (e em todo o pais) no que toca a incêndios. Por mais que dê voltas á cabeça para tentar perceber o porquê, não consigo ter resposta adequada á situação. O ar que se respira aqui é insuportável. As cinzas trazidas pelo vento estão em toda a parte. O que querem fazer deste país? Um país de terra queimada? Com que fim? Mão criminosa. Claro que é. Sem querer? Poucos. E o que nós ouvimos
na boca das pessoas na televisão? Pessoas que têm encontrado artefatos pirotécnicos e outros, aviões estranhos, etc, etc,. O que se tem falado sobre isto? Zero! Porquê?Não sei... Este país, está cheio de coisas estranhas...

Envio algumas fotos do que eu via de minha cas e da minha cidade...






Com um grande abraço me despeço por hoje, desejando a todos uma boa semana.

SANTA



13 outubro 2017

AÇORES V...

Ora vamos lá então continuar... Então? Adivinharam o que é aquela casinha meia de pernas para o ar? Pois é. É uma maneira de disfarçar uma "Cabine de Electricidade" sem beliscar o ambiente que a rodeia. Já dizia alguém: "E esta em?"
 Lá vão então mais umas fotos...







Estas fotos mostram parte da fábrica de chá... As seguintes mostram a Caldeira Velha...










      Tudo é de uma beleza espetacular! É pena que o homem por vezes não aprecie o que a natureza nos oferece de belo. Aqui, (nos Açores) posso dizer que está tudo arranjadinho e limpo. Esmeram-se! Mas á outro locais do nosso planeta, que nem vale a pena falar...

     (continua)

          Com um grande abraço: SANTA.