31 dezembro 2015
Passagem de ano:
RECORDANDO 69/70 VILA CABRAL
30 dezembro 2015
ESTÁ NO FIM...
Já dizia o poeta: O mundo pula e avança... é uma verdade. Esperamos todos que este novo ano traga no seu ventre, mais algo de bom que o ano anterior. Assim queiram os homens.
Vamos entrar em 2016. Como se costuma dizer: Ano Novo vida nova. Assim esperamos todos. Que os pobres deixem de ser pobres e os ricos deixem de ser tão ricos. Que o comer abunde na mesa do pobre e diminua na mesa do rico.
Amigos e companheiros da 2415. Desejo a todos um Santo e feliz Ano Novo com muita saúde paz e amor. Que o próximo ano vá ao encontro daquilo que mais desejarem. Estes votos são também para os vossos familiares bem como para as famílias daqueles que já partiram.
Para os nossos amigos e para aqueles que visitam o nosso blog, também para eles um Bom Ano novo e tudo de bom.
Já agora, que o Ano Novo traga ao nosso blog os esquecidos e os de má vontade e ainda os desmazelados!!! São também os meus votos.
23 dezembro 2015
NATAL...
A minha mensagem de Natal de 2015, é um pouco diferente das anteriores, embora nela hajam contextos um pouco semelhantes. É uma mensagem mais Cristianizada. Mas então não estamos no Natal? Comemoramos o quê? O nascimento do Menino Jesus. Logo, não seja de estranhar o sentido deste texto respeitando eu como cristão, as ideias que outros possam ter.
Um dos símbolos do Natal, é o Presépio. O Presépio será sempre um convite á Vida ao Amor e á Paz.Vejam as crianças na construção dos presépios ? Como se sentem felizes. E o que pensamos nós adultos? Como é que nós, podemos ter a consciência tranquila diante do menino do Presépio, com as mãos tintas de sangue de tantas guerras espalhadas por este planeta. O que fazem os que mandam, para dar um passo que seja para a construção da Paz? Quanto caminho há a percorrer, para que a Paz e o Amor prevaleça, tendo como base a pobreza, a simplicidade, a verdade e que os homens, com a sua vaidade e ignorância ou pela sua cegueira ainda não entenderam. É NATAL!
Já não basta os cataclismos naturais que abalam e destroem tantas regiões do Planeta, e o homem ainda faz ameaças e não para com as rivalidades e contendas e, na sua louca correria, procura atingir o abismo e a sua autodestruição. Era tão fácil e tão simples inverter esta situação, se o homem como ser humano que é, em vez de semear as guerras, semeasse a Paz o Amor e ajudar o próximo. Senão vejamos: Como é possível? Basta sairmos ás ruas, lermos os jornais, vermos televisão, ouvir rádio e nós constatarmos que pelo mundo fora existem guerras, fruto da injustiça dos homens, morrem crianças pela indiferença de todos nós, crianças vítimas de abuso sexual, violência doméstica, como se vê, são violentadas as mais elementares liberdades do ser humano e, todavia, é NATAL, os homens comemoram o nascimento do Filho de Deus. Parar um pouco para pensar, não faz mal... O Natal é camuflado pelo consumismo que o cerca e das luzes de neon que o envolvem. O resto... É NATAL!
A quadra de Natal para mim, por vezes trás-me alguma tristeza não só por aquilo que atras descrevi mas em particular por aqueles que por este país fora (para não falar pelo mundo) querem um pão para comer e não o têm. O que fazem os governantes? E agora pergunto eu: Quantos pães se compravam se o dinheiro da corrupção e o esbanjamento dos bancos não existissem! Para onde isto vai parar? Um país que esbanja assim o dinheiro que poderia matar a fome a tanta gente quer o bem de quem? Do povo que governam? Só pode ser brincadeira! E já agora porque não falar do conceito de família. Onde está ele? Onde estão os valores morais da família? Onde está a educação? Gente que estraga os bens públicos, que cospe para o chão, põem lixo fora dos contentores, partem e arrancam sinais de trânsito, malcriados nos transportes... Resumindo: e tudo o mais que fica por dizer. Depois? É NATAL! A seguir, bem o esbanjamento do Ano Novo. Já acabou o NATAL!Depois? O mundo vai continuar a dar passos em falso! Deixa-se de falar em Amor e Paz até que depois seja Natal outra vez!!! Mesmo assim. Contrariando a vontade dos homens, eu desejaria que este Natal, este nascimento que se comemora, fosse um ponto de viragem não só para o nosso país mas para o Mundo. Que os homens se entendessem e que a paz e o amor brotassem como a água fresca brota da nascente.
E sendo assim, em primeiro lugar, desejo Boas Festas de um Santo Natal, para todos aqueles que sofrem a injustiça das guerras, a injustiça da fome, e ainda a injustiça do desemprego, já para não falar dos que estão doentes, daqueles que perseguidos pela guerra, são obrigados a abandonar os seus países, dos pobres, dos desprotegidos e marginalizados e daqueles em geral que sofrem de todas as maneiras as agruras da vida.Fico com a esperança que venham alcançar melhores dias.
Depois de tudo isto, o amigo e camarada Santa, em nome da C.Cav. 2415, deseja para todos vocês e toda a família, um Santo e Feliz Natal. Que este Natal seja marcado pela vivência da Graça, e que levem uma vida de amor, paz, justiça e, acima de tudo muita saúde.
Também neste Natal, lembro as famílias dos nossos camaradas que já partiram. Para elas, também um Santo e Feliz Natal e a nossa saudade. E para aqueles camaradas da 2415 que andam perdidos na vida que este Natal os traga de volta.
Também para aqueles que nos honram com a visita ao nosso blog, eu em nome da 2415, desejo a todos um Santo e Feliz Natal com muita paz, amor e saúde.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
12 dezembro 2015
CONVÍVIO DE NATAL
Com a presença de 200 sócios o convívio decorreu com alegria sendo o repasto do agrado de todos. Depois dos respectivos discursos, serviu-se o bolo rei acompanhado do respectivo "champanhe"! E já depois de bem regados, foi a debandada geral com os votos para todos de um bom Natal e de um Bom Ano Novo.
MESA DE HONRA
CORONEL LOPES DIAS VICE PRESIDENTE DA A.D.F.A.
E SOLES GIRÃO PRESIDENTE DA DEL. DE COIMBRA.
OS DISCURSOS
10 dezembro 2015
RECONHECIMENTO...
Atribuição do Prémio Direitos Humanos 2015, ex-aequo à Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios desde já os meus parabéns, e à Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
Pela parte que me toca, foi com alegria que assisti á entrega deste prémio à Associação a que eu me orgulho de pertencer. Alegria minha que se deve estender a todos os deficientes. Daqui, os meus parabéns a todos e especialmente ao nosso presidente Comendador José Arruda que tem sido incansável na defesa dos direitos dos deficientes militares vitimas de uma guerra injusta.
Assim que tiver fotos, publicarei.
«Ferro Rodrigues assinalou que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo 67.º aniversário se assinala hoje, "é a carta de princípios da República" e agradeceu aos premiados, a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
Dois testemunhos de uma "atitude exemplar", nas palavras de Pedro Bacelar de Vasconcelos, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, em cujo âmbito é constituído o júri do prémio.
Bacelar de Vasconcelos realçou o papel da Plataforma, lançada pelo ex-presidente Jorge Sampaio em 2013, que já trouxe cerca de 150 universitários sírios para estudarem em Portugal.
O programa da Plataforma tem "um duplo alcance", não só a solidariedade, mas o procurar olhar para além da guerra, disse o deputado, adiantando que o mesmo faz a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que há mais de 40 anos se empenha no apoio aos ex-combatentes vítimas da guerra colonial, sem esquecer a participação cívica na sociedade a que pertence.
O prémio Direitos Humanos atribuído à Plataforma foi recebido por Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, em nome do ex-presidente Jorge Sampaio, que não se encontra no país.
Monjardino destacou o facto de a "iniciativa humanitária pioneira" de Jorge Sampaio ter sido reconhecida numa altura em que os "valores republicanos estão a ser postos em causa", quer pelo terrorismo, quer pelo racismo.
"As democracias, porque são democracias, têm o dever de garantir asilo aos refugiados de uma guerra bárbara", disse, adiantando que é a "salvaguarda da honra da democracia" o que é devido a Jorge Sampaio.
O presidente da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças, o comendador José Gaspar Arruda, agradeceu o galardão e recordou a criação da organização, a 14 de maio de 1974, com o objetivo de ser "a força justa das vítimas de uma guerra injusta".
"Foi necessário lutar, mas não olhámos só para nós", disse Arruda, saudando, a propósito, a criação pelo atual governo da Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
O responsável disse ainda que a Associação trabalha agora para que a Assembleia da República aprove uma "Carta Magna dos Cidadãos Militares com Deficiência".
Premiadas 'ex-aqueo', as duas organizações vão partilhar o prémio no valor de 25.000 euros. O prémio Direitos Humanos, que é sempre entregue na sessão comemorativa do Dia Nacional dos Direitos Humanos, é atribuído desde 1999 e galardoou o ano passado o Instituto de Apoio à Criança.»
Esta notícia foi retirada do seguinte site: http://www.noticiasaominuto.com/pais/501302/promocao-dos-direitos-humanos-e-combate-que-exige-vigilancia
Com um grande abraço. SANTA.
04 dezembro 2015
VIAGENS. CONTINUAÇÃO...
BRASIL. PORTO SEGURO. Parte do Padrão dos descobrimentos.
Em baixo: ILHA DE JAGUANUM. Pertence ao conjunto de ilhas de HANGRA DOS REIS:
GRÉCIA. Aqui é a chegada do navio ao porto da ilha de EGINA. Parti de Atenas (cidade espetacular. Acrópole então...) ás nove da manhã e cheguei cerca do meio-dia. Havia muita gente á espera do navio, porque nele viajava uma alta personalidade, o Patriarca de Constantinopla (em baixo) com quem tive (sem querer) a possibilidade de estar. A ilha de Egina é muito bonita.
Hoje fico por aqui...
SANTA
27 novembro 2015
22 novembro 2015
ALGUMAS DAS MINHAS VIAGENS EM FOTOS...
Sendo assim:
Quando da minha viagem á RUSSIA. -MOSCOVO-.
Moscovo. Uma cidade linda. As estações do metro são espetaculares. Parecem catedrais. Na parte religiosa, as catedrais e as igrejas são de uma beleza extraordinária. Não se pode contar. Só vendo.
Viagem ao Monte Sinai. - (em cima e em baixo)
Esta viagem foi espetacular. Era uma viagem ao desconhecido. Logo á partida, a ideia que se nos colocava, é como seria a viagem até lá cima. Monidos de pilhas e agasalho, partimos eu e minha esposa) do sopé da montanha, (Mosteiro de Santa Catarina) eram uma hora da madrugada! Logo no início da subida, fomos confrontados com os "TAXIS", assim chamavam aos camelos. Quem queria ir de camelo até um certo sítio ia, quem queria ir a pé, ia. Nos fomos a pé. Quando os camelos passavam por nós, faziam um barulho estranho deixando cair uma baba espessa que á vista não era nada agradável! Chegamos ao cimo do monte, eram mais ó menos cinco horas da manhã. Nunca vi na minha vida um nascer do sol como aquele que vi do cimo do monte. Uma paisagem que só vendo... Quanto á descida (já completamente de dia), foi espetacular !
18 novembro 2015
TRISTE...
No sábado passado quando me levantei, e liguei a televisão, fiquei horrorizado com as imagens que me foi dado ver. Porquê? Perguntei eu a mim mesmo. Que raio de seres humanos são eles para matar indiscriminadamente as pessoas? Como é possível desprezar a vida humana quando é o bem mais precioso que podemos ter?. Não existe explicação para tais actos. É horrível ! Até para muitos de nós que andamos na guerra, não nos é indiferente, ouvir os sons dos tiros explosões. É o relembrar o passado. Para quem tem stress de guerra, é muito complicado. Tudo o que vimos, é o ser humano a chegar á escala zero.
Ao contrário do que tinha dito, não acabou a poesia do nosso amigo Sá valores. Encontrei mais algumas e não resisto em publicadas.
Sereno o Sol ia apagando
A luz do dia que finava
Enquanto a noite ameaçava
O perigo que vinha chegando.
Meu corpo o solo rasando
Sorrindo à pedra que o rasgava
E a saudade em mim esboçava,
Alguém que estaria rezando.
Troou o canhão maldoso e forte
rasgando o ar que a nós chegava
Deixando a terra transformada
Em sangue, suor e maus trilhos.
E veio o monstro que é a morte
Finar vida dos bons filhos.
===========================
Flor
o teu viver é duro
cruel,
mas quando se quer,
não há pedras duras,
nem caminhos intransponíveis .
nem mares,
Não há cardos,
nem lume
nem valados,
e, até nem existe a morte.
As árvores,
quando têm frutos são,
são ainda,
mais olhadas,
mais estimadas,
e, não choram...
ao ver a brisa rasgar,
a bruma das madrugadas.
Um abraço. SANTA.
12 novembro 2015
MAIS UMA DATA...
Mais uma vez, representei neste dia, a Associação dos Deficientes das forças Armadas . Para mim, é sempre uma cerimonia carregada de recordações e ao mesmo tempo de emoção. Depois da Sagrada Liturgia por alma de todos aqueles que pareceram em todas as guerras em que entramos, prestou-se a devida homenagem Na Praça Heróis do Ultramar.
11 novembro 2015
S.MARTINHO...
Estava eu ontem á janela a ver passar os comboios, pois para quem não sabe, os comboios da linha do norte passam a uns oito a dez metros da minha casa. Mas dizia eu, estava eu ontem á janela a ver passar os comboios quando passa o meu vizinho o sr. António e diz: Então? Á janela? E se fossemos a minha casa beber uma água-pé? Não é má ideia! Disse eu. Vamos lá então. E lá fui. Palavra puxa palavra até que chegamos ao S. Martinho. São Martinho para ele, era S.Martinho... Então perguntei-lhe: Então o senhor não sabe nada sobre o S. Martinho! Eu só ouço falar no Verão de S.Martinho! Disse ele. Então lá lhe contei a história de onde vinha o verão de S. Martinho. Escutou atentamente, e ainda lhe expliquei que ele hoje é conhecido por S. Martinho de Tours, foi militar, monge e mais tarde Bispo, sendo depois considerado santo. Pergunta ele: quando é que ele nasceu? É pá. Agora é que você me tramou. Vamos lá mais um copo e espere que eu já venho. Não queria deixar o homem sem saber a data de nascimento de S. Martinho. Vim a casa, vasculhei um livro que tinha que falava sobre ele e lá descobri a data de nascimento. Lá fui eu. Ó senhor António, já sei a data. Nasceu 316 d.C em Szombathely - Hungria e faleceu em 8 de Novembro de 397 em Candes - Saint - Martin, França.
Olhe : avida dele decorreu no século IV. Oh senhor Fernando (ele trata-me pelo meu primeiro nome). Mas o senhor é como aqueles homens da televisão que falam destas coisas! Não senhor António. Vou lendo alguma coisa. Pois é, diz ele. Eu sei ler muito pouco. Tenho pena! Mas olhe: Disse (com um brilho nos olhos) acabei de tirar um curso de jardineiro. Custou, mas consegui! Mais uma água-pé e lá lhe fui dizendo: Sabe senhor António, o S. Martinho é festejado por toda a Europa. Embora haja outras tradições, cá em Portugal é provar a água-pé e a jeropiga e acompanhar com as castanhas assadas.. Não é por acaso que se diz:"no dia de S. Martinho vai á adega e prova o vinho" Pois é. Disse ele! Então para a semana tenho que comprar umas castanhas para assar e depois vou chamá-lo! Mas a água-pé está boa? Oh senhor António, uma maravilha! Pois é. Disse ele. Até faz a gente aprender umas coisas. Mais um copo para a despedida? Vá. Para a semana cá estamos para as castanhas.
O senhor António é uma pessoa com a idade já nos setentas, humilde, educada e trabalhadora. Amigo de ajudar os outros. O que começa a ser raro, nos tempos que correm...
E pronto. É o que faz estar a ver passar os comboios... Para a semana , cá está ele a bater-me á porta para a castanhada que vai ser regada com a famosa água - pé! Mas parece-me que desta vez, o grupo vai ser maior.
Para vocês todos, um bom S. Martinho na companhia das vossas famílias com boas castanhas e se não for com água - pé seja com jeropiga ou moscatel do Douro!!!
Do Santa com amizade, um grande abraço.
06 novembro 2015
Lembrando 06-11-1969
04 novembro 2015
QUEBRANDO O SILÊNCIO DO BLOG...
A MINHA ÁRVORE
Eu tinha uma árvore
bela.
Tinha
folhas verdes
frutos cor-de-rosa
e chorava
quando a tocava com a mão.
Um dia,
inesperadamente,
essa árvore transformou-se:
As folhas
ficaram negras,
os frutos caíram no chão!
Oh! Que bom seria
que a minha árvore
voltasse a ter
folhas verdes,
e dar frutos
cor-de-rosa.
E a chorar
quando eu
a tocasse
com a mão.
Sá Flores.
Com um abraço. SANTA
01 novembro 2015
"FINADOS"
Hoje dia de Finados. Além dos meus familiares, claro que não me esqueço dos amigos que já partiram e muito especialmente, dos nossos amigos e companheiros da 2415 que fazendo parte da nossa família militar me merecem esta homenagem. Claro que este pensamento, vai para todos os outros que não pertencendo á 2415 compartilharam connosco a mesma aventura: A guerra . QUE TODOS ELES DESCANSEM EM PAZ.