Manuel Soares
Alguns dos inquilinos... |
Também eu tenho Sagal no meu curriculum vitae ! Nesse tempo ser sagalista dava um certo "status", sobretudo na cidade de Nampula. Não creio que essa "aura" fosse de todo merecida: outros aquartelamentos no Cabo Delgado teriam perigosidade semelhante, e, com certeza, instalações menos confortáveis, como se deduzirá das imagens que lá fiz e aqui vou partilhar...
Se calhar esta minha opinião deriva de o quartel não ter sido atacado nos poucos meses que lá passei, nos
princípios de 1970...
E aqui fica o primeiro lote de fotos:
Esta era a picada Mueda - Mocímboa. |
Reparem na placa ESPOSENDE, o nome real da localidade |
Na "monumental" entrada, a profusão de memoriais |
SAGAL é sigla de Sociedade AGrícola ALgodoeira , cujas vastas instalações constituíam o quartel. A localidade tinha o nome de Esposende, conforme se podia ler na placa sinalizadora que se vê numa das fotos...
Sagal, zona de concentração militar em Cabo Delgado à época. Devido à sua perigosidade inspirou autores de romances dedicados à guerra colonial, entre eles António Brito (ver "outros sites" neste blog). Para contar uma belíssima história o autor até alcunhou o protagonista principal de Sagal.
ResponderEliminarAliás, recomendo vivamente este romance que nos prende até à ultima página e que se chama "Sagal, um herói feito em África".
Felizmente que o nosso amigo Soares passou ao lado! Abr. A.Castro
Caro ex-camarada:
ResponderEliminarEnquanto antigo frequentador de 1970 a 1972 da estância balnear Sagal, através da CART 2718, permita-me uma pequena correcção no que diz respeito ao nome do aquartelamento. De facto e conforme refere, o nome Sagal proveio da antiga Soc. Agrícola Algodoeira. O nome Esposende e a respectiva placa ainda existente no meu tempo, terão sido aplicados por alguém que por lá passou. Na verdade, o topónimo é Maca e já era assim que constava nas cartas topográficas do Exército em 1970. Se quiser perder um minuto no Google Earth, vai verificar que Sagal-Moçambique fica bastante a sul do eixo Mocímboa da Praia-Mueda. O "nosso" Sagal vai-lhe aparecer com o nome Maca.
Abr.
Tanbém lá estive na 1ª. Com+anhia do 15 entre 1969 e 1970
ResponderEliminarTambém estive na 1ª. do 15 entre 1969 e1971
EliminarAlves