11 novembro 2019

Cheira às castanhas...

Pois é.Cheira às castanhas! Neste lindo dia de sol (pelo menos aqui na minha terra) desperta a vontade de comer umas castanhas acompanhadas de uma boa jeropiga.! Sendo assim, lembrei-me  de ir bater à porta do meu vizinho o Sr. António já conhecido à tempo atrás no nosso blog. Lá fui, bati á porta e lá vem ele com a mesma disposição de sempre: Olá Sr. Fernando, seja bem vindo! O que o trás por cá? Olhe Sr.António, (em tom de brincadeira) disseram-me que o senhor tinha uma boa água pé.É verdade? Já viu este lindo dia de sol? É dia de S.Martinho disse ele. Olhe Sr.Fernando, desta vez a minha água pé não saiu lá grande coisa, mas olhe, tenho cá desta vez uma jeropiga que é de arregalar o olho! Mas está com muita pressa? Vl logo o que ele queria. Não, tenho todo o tempo do mundo! Então disse ele, vamos aqui fazer umas brasas de cepas de videira e assar cá umas castanhas à minha moda. Ora vamos lá então, disse eu. Deitamos mão à obra e em pouco tempo estava preparado o que era necessário para assar as castanhas.
Depois de mais uns dedos de conversa, aí estavam elas loiras e quentinhas! Veio então a célebre jeropiga para a mesa e lá começamos o nosso magusto. De repente diz ele: então é as nossas mulheres? Também são filhas de Deus! Vá chamar a sua que eu também chamo a minha: ó Fernanda... anda aqui comer umas castanhas com o Sr. Fernando e a Olímpia (que é a minha mulher) e beber uma jeropiguita que está um regalo! E assim foi. A nós juntaram-se as nossas mulheres sem que o Sr.António em tom de brincadeira lá foi dizendo á mulher é á minha: bebam pouco que ela é danada para subir á cabeça! Se beberem muito  começam com a cabeça andar à roda e é o cabo dos trabalhos!! Voces tombam mais depressa que os homens!  E se as castanhas estavam boas e a jeropiga então...
As mulheres foram as primeiras que abandonaram o magusto e nós ainda ficámos a conversar algum tempo sobre diversos temas entre os quais a violência e o clima que nos preocupa bastante. Depois de algum tempo de conversa chegou a hora da despedida. Sr.Fernando: é assim que os amigos se entendem. Não vamos pedir nada de mais, que a gente  cá esteja para o ano com vida e saúde e as nossas mulheres também é que a minha água pé esteja melhor! E sempre que precise de alguma coisa que eu possa ajudar, aqui estou eu para as curvas!  Obrigado.Já sabe que dá minha parte também cá estou não só para as curvas como também para as rectas!!! Com risos nos despedimos não por muito tempo pois a distância que nos separa é curta e a gente vê-se quase todos os dias.
E é assim vida.  Dela só nos resta os bons momentos que passamos. Mas que eles sejam bem passados com amizade com todos aqueles de que gostamos, dos nossos amigos e família. De contrário....

Para todos, que tenham passado um bom dia de S.Martinho e a continuação de uma boa semana.

Um grande abraço: SANTA.

Sem comentários:

Enviar um comentário