19 setembro 2018

MATIPA ll...

MATIPA. Mais alguns dias passados e chegava ao fim o pesadelo daquele lugar. Mais uma vez... faz hoje cinquenta anos que era posto fim á minha estadia em MATIPA! Depois de passarmos tanto tempo sem contacto com a companhia, e com tanta fome passada, eis que tudo acabou. Já não podíamos ver as salsichas nem o arroz. Andamos por trilhos sem conta onde era difícil encontrar água, chegamos a não ter ração de combate e ter que esperar pelo regresso, para as famosas salsichas com arroz! Eis que um dia, dois homens da minha secção começaram a sentir-se mal. Diarreia e dores de barriga. Claro que fiquei preocupado. Longe da Companhia sem enfermeiro e sem qualquer medicamento vejam a situação. Três dias passados lá fomos de rádio ás costas procurar um local onde o "menino" conseguisse entrar em contacto com a companhia. Depois de mais hora e meia de tentativas lá se conseguiu ouvir do outro lado a voz (se não estou em erro) do Afonso telegrafista. Depois de ter sido exposta a situação, era enviada de Chala, passado dois dias, uma viatura para nós escoltar para o regresso! Naquela altura, éramos homens abatidos, com fome, fardas em péssimo estado já para não falar da roupa interior!!
Os colegas doentes, foram depois para o hospital de V. Cabral ( agora Lichinga) onde chegaram á conclusão que a diarreia era culpa da água. Sendo assim, a água que usávamos era do rio logo imprópria para consumo humano. Entretanto, não podemos esquecer que alguns habitantes de Matipa andavam a ter os mesmos sintomas.  Da parte deles já não me recordo como foi resolvido. Também não me recordo se foi para lá mais alguém.
    Terminava assim a minha odisseia em terras de Matipa. O que me ficou de lá como recordação foi um colar feito de sementes que me foi oferecido pela mãe da jovem que fui buscar ao mato atingida por uma mina. Guardo ainda hoje esse colar. Também não esqueço a óptima relação que tivemos com a milícia local e os habitantes da aldeia.

Chegados a Chala, que bom foi tomar banho no rio que passava alguns metros do nosso aquartelamento.Que bom foi trocar de roupa interior! Para a minha secção Matipa tinha passado á história. Vim a saber depois que não foi
para lá mais ninguém. Julgo que foi assim. Mas outras aventuras se passaram...

Para todos, um grande abraço. SANTA.

    

Sem comentários:

Enviar um comentário