domingo, 22 de julho de 2018

EFEMÉRIDES...

EFEMÉRIDES...É verdade. Faz hoje cinquenta anos (dia 22) que estávamos na véspera da partida. As malas já estavam feitas e agora era passar o resto do tempo da melhor maneira possível! Eu resolvi passar a noite com alguns colegas no "RITZ CLUB" e que noite! Foi chegar de madrugada a Cavalaria 7 e rumar ao "CAIS DA ROCHA DE CONDE DE ÒBIDOS onde já nos esperava o nosso transporte. É verdade. 23 de Julho de 1968 --- Cinquenta anos! Faz amanhã cinquenta anos (dia 23) que pelas doze horas a Companhia de Cavalaria 2415 ( OS AUDACIOSOS ) partia no navio "VERA CRUZ"para terras de Moçambique a caminho da Guerra Colonial. Que jovens nós era-mos! O receio começava a pairar sobre nós. Não sabíamos o que estava à nossa espera. Era a guerra, isso era uma verdade. Mas que guerra? O que nos esperava naquelas picadas e não só? Era tudo uma espécie de mistério para nós.
Como podemos esquecer este dia 23 de Julho de 1968? Se foi a partir daqui que as nossas vidas se transformaram? Pelo mesmo caminho se transformaram as nossa famílias ficando horrorizadas e angustiadas até ao nosso regresso? Para nós e também para elas era uma "lotaria". Cinquenta anos depois, o que passámos na guerra, está bem patente nas nossas memórias. Cinquenta anos depois, ainda nos lembramos daqueles que perderam a vida nela. Os nomes deles, abundam nas nossas memórias quando organizamos os nossos convívios. A malfadada guerra tirou-os da nossa companhia sem apelo nem agravo.
Não vale a pena contar mais nada. O nosso blog já deu a conhecer ao longo do tempo a "odisseia" da C.Cav. 2415 pelas terras de Moçambique. Que para o ano, cá estejamos para nos lembrar mais uma vez deste dia 23 de Julho de 1968!

 Para todos da Companhia de Cavalaria 2415 e suas famílias, um grande abraço. Para aqueles que nos deixaram na guerra, e para aqueles que já cá nos deixaram, para eles e suas famílias a nossa eterna saudade.


                   " FORAM MUITOS A PARTIR MAS NEM TODOS REGRESSARAM"

                                                                         SANTA

                                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário