segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Homenagem...

Já disse á uns meses atrás, que o nosso blog deve tratar também de outros assuntos com interesse sem ser os da nossa guerra. Pois os assunto relacionados com ela, são cada vez mais escassos derivado á ausência dos camaradas da 2415. A não ser que apareça em alguns dos baús guardados alguma coisa... Para que o nosso blog não adormeça no tempo (como já aconteceu com alguns) e espere que alguém o pique... para acordar, e que deixe de ser um ponto de encontro, aqui vai um exemplo: "O que quer que faças, faz com integridade. Onde quer que vás, vai como como lider. Quem quer que sirvas, serve com carinho. Quando sonhares, sonha com todo o seu ser. E nunca, nunca desista. Quem disse isto? MANUEL ANTUNES. Quem é Manuel Antunes? É  o Director do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Manuel Antunes, está entre os quatro melhores especialistas do mundo não só em transplantes como no tratamento de válvulas cardíacas, sem recurso á sua substituição. É Director deste Centro á 30 anos. Ele e a sua equipa já efectuaram cerca de 35 mil cirurgias ao coração e 349 transplantes cardíacos. Li num jornal, uma frase dele muito engraçada: " Por vezes dizem-nos que damos novos corações aos pacientes, mas o que fazemos é aplicar peças usadas, mas em bom estado".
Para fazerem uma ideia da equipa com quem trabalha, (de quem ele se orgulha) fazem parte 18 médicos, 70 enfermeiros, 16 auxiliares, cinco secretárias e seis técnicos de circulação extracorpórea.
Como vêm, é um médico português. Tantas vezes enaltecemos outros fora das nossas fronteiras e esquecemos o que temos de bom no nosso país. Mas ainda bem, que ele tem sido lembrado cá com algumas homenagens como aquela que foi feita no Domingo passado no Casino da Figueira da Foz, e ainda por aqueles a quem ele e a sua equipa deram uma nova vida, fazendo um almoço de convívio todos os anos.
Segundo li, falta meio ano para acabar com a sua actividade profissional por atingir o limite de idade. Com certeza que ele vai deixar um substituto á sua altura e que os suçessos irão continuar. Para esta equipa, um bem haja por tudo o que fizeram até hoje, dando vida a muita gente, e com certeza por aquilo que irão fazer também no futuro.

Que os nossos governantes (sejam eles de que cor forem) deem as ajudas necessárias para que homens como estes, tenham a possibilidade de ficarem no nosso país, e aplicarem todo o seu saber em prol de todos nós. O seu sonho, diz ele, era ver uma sala híbrida nos HUC . Se o seu sonho se concretizar será a primeira no nosso país.

        Com um grande abraço: SANTA

1 comentário:

  1. Excelente assunto que aqui deixaste. Inteiramente de acordo com tudo o que disseste. Também acho que o blog pode e deve abordar assuntos desta natureza ou outras, desde que foquem temas relevantes. Ficamos sempre a saber mais do que sabíamos até então. Assim apareçam as pessoas interessadas para o fazerem.

    ResponderEliminar