domingo, 27 de julho de 2014

A "meia haste"... em Nacarôa !!!

Manuel Soares

Adivinhem o motivo da Bandeira estar a meia adriça ...
Pois é, esta foto tem exactamente 44 anos, era o luto oficial pela morte de Oliveira Salazar, ocorrida no dia 27 de Julho de 1970. Eu estava em Nacarôa, uma localidade a menos de duzentos quilómetros de Nampula, nesse tempo sem ameaças de guerra. Estávamos no princípio do mata-bicho, que era o tempo de comissão que excedia os 2 anos, que a malta contava a partir da data de embarque, para nós o 23 de Julho, como recordámos há dias...
  Eis algumas fotos do quartel e da povoação (que hoje é capital de Distrito):

Porta de armas
Cantina

Messe

A grande Avenida



quarta-feira, 23 de julho de 2014

Foi em 23 de Julho de 1968...

Rumo a Moçambique

Imagem real de M. Magalhães            


Vera Cruz (imagem da internet)

 À míngua de " matéria nova " , poderemos recordar o que já foi publicado no Blog em anos anteriores:
2010     2012

terça-feira, 15 de julho de 2014

MEMORIANDO !!!

O tempo vai passando. Os dias somam-se uns aos outros. Os dias em que andamos na guerra vão ficando cada vez mais longe e as lembranças vão-se esvanecendo na nossa memória. É o rumo que a vida nos dá quando chegamos á idade avançada! Tantas histórias ficam por contar se cada um de nós se esquecermos delas e não as passar para o papel. Não é o meu caso, pois tenho tudo escrito desde o dia em que entrei para a vida militar até ao último dia. É um pouco resumido, mas dá para entender o que se passou. É bom? É mau? Serve para memória futura.
Os elos desta corrente (2415), têm-se partido ao longo dos anos. É a preguiça, é o esquecimento, por vezes a doença, e ainda a lei da vida que nos obriga a deixar este mundo. Estes são alguns dos motivos que têm feito partir os elos da dita corrente. Eu, a todo custo vou aguentando o que resta da dita corrente mas está a ser muito difícil. Está a faltar o óleo para a lubrificar!!
Há pouco, estive a falar com o Soares. Trocamos algumas palavras, mas o jantar chamava-o para a mesa! Depois, falei com o Moreira do Porto. Também falamos um pouco de tudo. Depois, foi a vez do Furriel Paulo. Falamos um pouco da vida e da sua saúde. Em seguida couve a vez do Pires. Saber da saúde dele (foi operado), e da filha que também tem uma doença complicada. Estivemos um pouco á conversa. Para terminar, foi com o João Vieira Rodrigues. Saber como ele estava. Pois o genro faleceu á pouco tempo. É assim o rodar da vida! Esta é uma maneira de não deixar partir os tais elos! Usar o telemóvel como meio de lubrificação!!! É bom ouvir do outro lado o nosso amigo, o nosso camarada, o nosso companheiro da guerra. Por vezes, até serve de desabafo das coisas da vida. Á sempre de um lado ou do outro, uma palavra amiga ou uma palavra de conforto. Ás vezes, que bem que sabe.
É assim camaradas. Não deixem partir por completo a corrente. Se assim acontecer, pára a máquina da 2415. É o fim!! Espero que não. Neste Portugal conturbado, em que somos bombardeados todos os dias pelos jornais e pela televisão com notícias que nos incomodam, vamos tentar que o nosso elo de ligação continue com amizade entre nós e que a paz exista também em nós.




Para todos com amizade, um grande abraço. SANTA.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

MAIS UM POUCO DE AR FRESCO!!

MAIS UM POUCO DE AR FRESCO !!!

Esta é a minha "Pata" de estimação. É a "MIMI"


Este, é um porquinho da índia. Chama-se "FIFI". É da minha filha.

Este? Cuidado com ele! É o meu "SNOPY". Exímio em jogar a bola!

Este é o "MIMO". Brincalhão que se farta!

Falta aqui outro exemplar que é o "PIPOCAS". Um gato preto espetacular! Não é possível mostrá-lo aqui. Porquê? Pois quando tirei estas fotos, encontrava-se ausente em parte incerta. Motivo? Saiu para a noite no dia anterior, e como um macho que se presa arranjou "trabalho para dois ou três dias. Já é costume!! 
Tudo isto é o campo. A natureza e .....o ar puro que já não é tanto assim!

Agora mudando de assunto: Por onde anda a malta da 2415? Vá lá camaradas. Não deixem morrer o nosso blog. Escrevam. Ponham fotos. Ás vezes coisas que parecem insignificantes são aquelas que  despertam por vezes mais atenção. Afinal, o nosso blog é o nosso elo de ligação.

Para todos um grande abraço. E para aqueles que vão de férias, BOAS FÉRIAS !!

SANTA