* * * * Sábado, 20 de Maio ==> Convívio anual da "BRIOSA" 2415 em Montemor-o-Velho * * * *

terça-feira, 17 de junho de 2014

ECOS DO 40º ANIVERSÁRIO DA A.D.F.A.

É SEMPRE BOM, LER TEXTOS DESTES NOS JORNAIS. É SINAL QUE AINDA ESTAMOS VIVOS !




Um grande abraço para todos os deficientes e toda a malta da guerra em geral. SANTA.

domingo, 15 de junho de 2014

A MINHA " MACHAMBA" PARTE II

Como prometi, aqui vão mais algumas fotos. O resto que falta, vai fazer parte do próximo e último capítulo! Era bom que todos mostrassem as suas !!! Torna-se divertido. De um lado a guerra, do outro a NATUREZA! De um lado, o olhar sombrio do passado, do outro, o olhar aberto de luz do presente mas a dúvida no futuro. É o ciclo da vida!








Todas as árvores que se vêm, são árvores de fruto.

Ao fundo, pode ver-se a fonte de alimentação de água que abastece todo o tereno e outros afins.

Até á próxima com um abraço. SANTA.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

AQUI VÃO ALGUMAS FOTOS DA MINHA " MACHAMBA " !!! Parte I

Claro que fiquei um pouco com inveja da " machamba " do Amândio, e então aqui vai disto: Eis alguns aspectos da minha! E que tal? Tudo isto foi feito por mim. Claro, tinha uns anos a menos !





Duas imagens do lago do meu jardim com a tradicional cantarinha que faz parte de um dos  ex-libres de Coimbra que é a " TRICANA " Numa das fotos, pode ver-se ao fundo um alpendre, onde ás vezes se comem uns petiscos!!


Esta mostra já uma parte extra jardim, da minha " Machamba "!!!



Aqui nesta gaiola, estão duas Rolas, que eu salvei. Apareceram no terreno. Eram muito pequeninas e não sabiam voar. Mais tarde, tive medo de as soltar por não estarem habituadas ao seu Habitat  natural e serem apanhadas por outros animais. Eu vou á gaiola apanho-as e elas não fogem!

Lá vai mais um abraço. SANTA.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

MAIS DUAS FOTOS QUE MOSTRAM NO TEMPO EPISÓDIOS DA GUERRA.

Depois de um interlúdio, aqui vão mais umas fotos  cedidas pelo nosso camarada da companhia que fomos render, e que quis estar connosco no nosso convívio.


Segundo ele, este armamento foi apanhado por eles entre Lione e Manssangulo.



Aqui, é o transporte de um ferido resultado de um ataque que eles tiveram também lá para os lados de Matipa. Por todos estes sítios (como é obvio ) também por lá andamos.

Por hoje é tudo .Um abraço.
SANTA



sábado, 7 de junho de 2014

A "machamba" do Baptista... (2)


Passo   a fazer uma espécie de legenda para a fotografia. Temos em primeiro plano, da esquerda para a direita, uma nespereira, umas laranjeiras e uma ameixoeira. A árvore maior, à esquerda, é uma nogueira. Ao fundo, temos o muro da frente do terreno. O “charco” fica também ao fundo, no canto à direita. A grande quantidade de ervas, não permite que o mesmo seja visível. É no espaço central, que a maior parte dos legumes são cultivados. Atualmente, estão lá, nomeadamente, cebolas, alhos,  alho francês, beterrabas, chalotas e aipo. Também ainda há vestígios de coentros e salsa. As favas, já foram colhidas. Do lado direito, uma ginjeira, uns marmeleiros e umas romãzeiras e o respetivo muro, parcialmente oculto, pelas mesmas. Ainda à esquerda, o acesso à zona construída e um canteiro quase impercetível, que poderei mostrar oportunamente.
Existem ainda por aqui uns canteiros, que também poderei mostrar mais tarde.

Um abraço.
Amândio Baptista


 

domingo, 1 de junho de 2014

40º Aniversario da A.D.F.A.

Compartilhar com todos os camaradas de guerra o que foi ( com fotos ) o 40º Aniversario da Associação dos Deficientes das Forças Armadas realizado no passado Sábado na Carapinheira do Campo Montemor-O-Velho. Compartilho, porque este invento toca-nos a todos, (deficientes e não deficientes) pois a guerra foi a mesma e o respeito é (deve ) mútuo entre todos nós.


Começo pelo famoso ALOUETT III. Quem não se lembra dele? Vi alguns deficientes a chorar quando ele rasgando os céus nos parecia dizer: eu estou aqui e também não me esqueci de vós! Foi um momento emocionante. Pois muitos deles foram transportados (e salvos) por ele e seus irmãos! De seguida, preparação e lançamento de paraquedistas. 







As duas fotos seguintes, sou eu  quando fui agradecer em nome da A.D.F.A. ao jovem piloto pela demonstração que nos fez com a aeronave. É incrível. Com tantos anos de vida é bonito velos ainda assim com esta juventude!




Sansão Coelho, antigo locutor do então Emissor de Coimbra afeto á antiga Emissora Nacional que fez a locução (só como ele tão bem sabe) do evento. As introduções ás intervenções das diversas individualidades é de um grande senhor.



                                                            Esta é a mesa de honra.



Dois aspectos da sala (foto tirada ao meio) para dar uma ideia no geral. A 1 ª é do lado esquerdo a 2 ª do lado direito. As duas fotos seguintes é uma banda musical ("Melodias de Sempre") e um grupo de fados ("Sons do Fado Cruzado") oriundos da zona de Coimbra, que abrilhantou o evento.



                Aqui é o Presidente da Delegação de Coimbra, José Soles Girão no uso da palavra.


                       Presidente da Associação, Comendador José Arruda usando da palavra.
                       S. Ex.ª a Secretária do Estado da Defesa Nacional, usando também da palavra, tendo sido no fim aplaudida com uma grande salva de palmas.


Final da festa. Cantou-se os parabéns e deu-se início á distribuição do bolo.

Na mesa de honra, além de S. Ex ª a Secretária de Estado da Defesa Nacional estiveram representações de todas as esferas Militares e outras altas individualidades.

Mais uma vez, para todos um grande abraço. SANTA.