segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Por: F. Santa


     

Caros camaradas da 2415, desejo a todos uma boa passagem de ano e que o 2014 vos traga tudo de bom com muita saúde, paz e amor para vocês e toda a vossa família. Os mesmos desejos estendem-se a todos os outros camaradas de guerra e a todos aqueles que visitam o nosso blog.
                              

PARA TODOS UMA BOA CONTINUAÇÃO DE FESTAS FELIZES!

                                                SANTA

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

* * * N A T A L * * *

Por: F. Santa
          

Cá estamos nós outra vez no Natal. Parece que ainda há pouco tempo era Natal! O tempo voa a uma velocidade estonteante. À nossa volta, como coruja agoirenta, as peripécias da vida fazem-nos esquecer o tempo como se ele não existisse! Somos metralhados todos os dias pela tal coruja agoirenta que causa tanta agonia e tristeza em tantas famílias. O tempo voa e ao mesmo tempo contempla-nos aqui e ali com o mau, mas com o bem está a tornar-se raro.
Afinal o que é o Natal? O que celebramos? Para os que são católicos, celebra-se o nascimento de um menino, menino que os profetas anunciaram, que os justos de Israel esperaram e que os Pastores e os Magos adoraram em Belém de Judá. Deus feito Homem. É por isso que festejamos (crentes e até não crentes) este dia 25. NATAL. Portanto a grande dádiva deste acontecimento é a misericórdia, a paz e o amor.
Pergunto eu: Como podem os homens fazer guerras e festejar o Natal? Como podem os homens odiar-se e festejar o Natal? Como podem os homens obstruir a liberdade dos povos e festejar o Natal? Como podem os homens que vivem na opulência e no luxo à custa dos mais pobres? É uma autêntica contradição!
Que os homens que têm em suas mãos os destinos políticos, sociais e económicos da Nação em que nós vivemos, que é Portugal, saibam fazer tudo para que a pessoa humana cresça, sem limitações, com os seus desejos realizados, com acesso a instrução, à cultura, à saúde por parte de todos, sem classes, sem idades, sem diferenças. Tudo isto tarda já a construir-se.
Gostaria que este Natal iluminasse as inteligências dos nossos políticos bem como os seus corações e que nos conduzam a um Santo Natal e que o novo ano seja de Paz, de Amor, de Verdade e de Justiça. Que haja trabalho para todos e deixe de haver tanta desigualdade e que o pão de cada dia não falte.
Caros camaradas. Neste dia, quando estivermos na consoada com os nossos familiares, não nos esqueçamos daqueles que já partiram e cujas famílias celebram o Natal sem a sua presença. Para elas um Santo Natal muito especial.

Caros amigos e companheiros da 2415. Desejo a todos vós um Santo e Feliz Natal bem como ás vossas famílias. Muita paz e muito amor, tudo isto regado com muita saúde.

Para todos os outros companheiros de guerra, vão os mesmos votos sinceros, bem como para todos aqueles que têm visitado o nosso site.

           Do SANTA um grande abraço para todos.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONTINUANDO...

Por: F, Santa  




Aqui vão mais duas fotos do “rabusco”

 


Aqui a coisa já estava a correr melhor. Fazia-se de tudo 
 para passar o tempo… pois de hospital
 já estava farto!

      Por agora é tudo. Vamos ver o que se segue! 
Um abraço.
                                  SANTA.

                                                 

domingo, 8 de dezembro de 2013

FUI AO “RABUSCO” E ENCONTREI!


      Por: F. Santa     
(29/11/2013)
Depois deste maravilhoso verão de S. Martinho, espero que todos se tenham regalado com umas boas castanhas e uma boa jeropiga!
E ainda como diz o ditado “ em dia de S. Martinho vai adega e prova o vinho”. Isto para aqueles que têm adega! Eu cá por mim, castanhas comi algumas. Jeropiga também. Vinho é que nada. Não bebo! Vamos lá então:

Quando eu era criança, no fim das vindimas ia sempre às vinhas para encontrar algumas uvas ou esgalhas delas esquecidas no tempo por quem vindimou! Isto é o que nós chamávamos “Ir ao rabusco”! Fui o que eu fiz, ir ao “rabusco” para ver se encontrava algo esquecido em tantos álbuns de fotos que tenho. E encontrei algumas fotos minhas não editadas no nosso blog!

                Estas foram tiradas em Lione, no campo de jogos:                
                            


                 

 Mais uma vez um abraço para todos. SANTA.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MUEDA - memórias de 1970 (III)

Manuel Soares

As  " Máquinas voadoras " :




 ... E (de Mueda) mais não tenho ...