segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mais 3 imagens...

Por F. Santa  
Remando contra a maré, aqui vão mais algumas fotos que retratam alguns momentos da nossa Companhia.
 A primeira será junto à missão de Massangulo:



A segunda parece ser algures na mata na apanha de lenha: 



A terceira julgo ser perto do Lione, numa patrulha de prevenção junto da aldeia:

   

Quem souber mais destas fotos, está à vontade para comentar!

                                      Um abraço. SANTA.



sábado, 21 de setembro de 2013

VEJAM SÓ. ABRAM O APETITE …

Por: F. Santa


    Como prometi, aqui está a ementa especial do almoço no Paquete Angola no dia 23 de Novembro (Domingo) de 1969. Digam lá se não era uma delícia!! Claro que no programa constava ainda a parte musical e o respectivo baile! Mas… de muletas não dava muito jeito!!

Na foto seguinte, pode ver-se o nosso alferes Meira na parada de Lione, no içar da bandeira Portuguesa. Será?


     Diga quem se lembrar!
 


                   Para todos um grande abraço. SANTA.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CINEMA A BORDO...

        Por: F. Santa        
                 


 Mais uma recordação (que encontrei por acaso em casa) aquando da minha evacuação para Lisboa no Paquete “ANGOLA”. Este foi o programa cinematográfico a bordo na Quarta-Feira, dia 14 de Novembro de 1969. Para a próxima (também por curiosidade) vai uma das ementas a bordo.
     

     Sempre que eu vasculho em caixas perdidas no tempo, encontro  qualquer coisa que diga respeito ao folhetim do Ultramar! Nesta viagem, passou-se comigo um episódio  um pouco triste: Uma das escalas do navio foi em DURBAN (África do Sul). Eu conheci a bordo uma enfermeira portuguesa que era de cor (de S. Tomé e Príncipe) e que vinha também para Portugal. Durante algumas horas que o navio esteve ancorado, resolvemos ir dar uma volta. Não fomos. Pois à saída do porto fomos barrados pela polícia. Porquê? Eu (branco) não podia acompanha-la ou ela a mim por ela ser de cor! Ainda tentei dizer que eramos portugueses e que em Portugal não era proibido. Mas o que eu fui dizer. Vi o caso mal parado. Resultado? Voltámos para o barco. Depois, já não voltei a sair para que ela não tivesse ficado ainda mais triste com a situação. Era o racismo na sua plenitude.


      A foto que se segue é o nosso camarada Carlos Silva com algum material de guerra apreendido.

              

Camaradas. Por onde andais? O nosso site está cada vez mais pobre! Estará ele também afectado pela “TROIKA”? Espero que não! Vamos lá. Onde está a malta que nos convívios anteriores prometeu contar as suas histórias e mandar as suas fotos? Ainda há tanto por contar!! Venha daí o sopro da vida para o nosso site!

                        Para todos, mais um grande abraço do SANTA.