quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AS RECORDAÇÕES CONTINUAM - ii

Por:  F. Santa  


Mais uma vez relembrando. Claro que sou eu quando visitei o Museu do Ar em Sintra. Sentei-me, não porque tivesse sido evacuado nele ou num irmão dele, mas sim como lembrança, quando na Serra da Carregueira fizemos um exercício que constava em saltar dele a uma certa altitude, para o chão. São as lembranças do passado! Agora? Já mais velho e ocupando mais espaço, pois já não é a elegância física de outrora que está sentada no banco!

Julgo que alguns se lembram desta brincadeira!






Aqui está mais uma vez o nosso camarada Furr. Paulo. Julgo que não estaria a preparar o terreno para semear batatas! Então para que seria? Só o Paulo é que pode dar uma explicação para o que aqui se vê!!


Agora, julgo ser em Vila Cabral. Será? Posso estar enganado! Mas quanto às figuras principais, já posso dizer que é o nosso camarada Furr. Moreira (à civil) e mais uma vez o Paulo.

Qual era a missão?

Mais uma vez e nunca é demais, fico triste por não haver quase ninguém que comente as fotos. Era interessante comentá-las pois todas elas têm uma história por detrás que era bom desvendar para conhecimento geral.

Mais uma vez (e também nunca é demais), um abraço para todos, deste vosso companheiro e amigo: SANTA.


AS RECORDAÇÕES CONTINUAM - I

Por: F. Santa   


 Alguém se lembra onde foi tirada a primeira foto? A minha memória já lá não chega! Julgo ser já no norte. Reconheço ao centro o “alfacinha” Carvalho, e do lado esquerdo o Joaquim Maluco.


 Esta mostra mais uma vez um dos ícones da Força Aérea Portuguesa: O Alouett III. Todo vaidoso e arranjado mostrando-se a quem olha para ele! Orgulhoso dos seus feitos este exemplar está também no museu em Sintra a que eu desde já recomendo aos camaradas uma visita.
 



 Eis o mesmo em pleno teatro de operações. Não tão bem vestido como o da foto anterior! Cansado do vai e vem constante ao mato, mas sempre com o dever cumprido: Comandados por valorosos pilotos, eles fizeram verdadeiros milagres ao salvarem tantos camaradas nossos.





 
Que bem está nesta foto o nosso amigo da “Broa de Avintes”! Para que seria a bengala?


                                Do Santa com um abraço.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

NORDATLAS (conclusão)

Por: F. Santa   

Eis o interior do Nordatlas. Foto tirada da cabine para a traseira. Reparai na comodidade dos bancos laterais. Os outros dois eram um pouquinho melhores...


 Agora se mostra outro ângulo do interior da mesma aeronave. Ainda hoje estou para saber para que servia o depósito que se vê. Seria um depósito suplente? 



 A terminar a série “Nordatlas”, vejam a elegância da máquina a levantar voo!


 Um abraço do 
Santa



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Seis instantâneos

por F. Santa
(Do album do Fur. Paulo)


Esta foto não sei onde foi tirada. Alguém sabe? É o Furr. Paulo e o outro não me lembro do nome.


A segunda, não sei do que se trata, mas que os rapazes eram trabalhadores, lá isso eram... Claro! Com o Furriel Paulo a dar o exemplo!
Onde foi isto? Se alguém souber pode descrever do que realmente se tratava...





Eis o nosso camarada Furr. Paulo na cozinha! Mas será uma cozinha? Reparai na alta tecnologia do fogão, e da bancada! O que estará ele a confeccionar? Olha se já houvesse A.S.A.E.!





 Agora mais uma vez o nosso Ex. Furr. Paulo e com certeza o produto de uma caçada. Será? E onde?











O Furriel Paulo e um dos habitantes da aldeia. Julgo ser em Lione.



Que Três! Furr. Paulo, Furr. Moreira e Furr. Vale no monumento da Companhia em plena parada do aquartelamento de Lione.






                                 Para todos um abraço. Santa