segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os morros de muchém

Por: F. Santa   

           BAGA BAGA / TERMITEIRAS
Quem não se lembra disto? Na célebre viagem de comboio de Nacala para o Catur, ao longo de quase todo o trajecto, olhando pelas janelas, viam-se às dezenas destes autênticos monumentos feitos pelas formigas que lhes dão o nome. Uma termiteira pode atingir mais de 8 metros de altura. Estes monumentos construídos por elas, são duros como pedra!

 

ESTA É A FAMOSA TÉRMITA.
São brancas e moles. Alimentam-se muito especialmente de celulose que se encontra na madeira.








*    *    *    *    *    *    *    *    *


 Aqui está o Santa armado em caçador! Esta foto foi tirada em Lione no dia 2-2-69 num dia de descanso. O nome da ave, já não me lembro muito bem. Seria um abutre? Não sei.

 
Esta foto foi tirada, quando eu tinha 7 dias de guerra. Foi no destacamento de Matipa. Esta viatura que se vê, foi o nosso querido transporte (10 homens). Tínhamos chegado há três dias quando me obrigaram (o alferes da companhia que vinha embora) a fazer o trajecto de Chala para o célebre destacamento de Matipa, pouco mais de 50 quilómetros (de noite) sem qualquer conhecimento da picada nem sequer do que íamos encontrar no destacamento. Ainda cheiravamos à “NAFTALINA.” Podia ter sido mais uma história de guerra com um final triste.
                                                                                     SANTA             



1 comentário:

  1. Amigo Santa, tb. tenho uma foto com o bicharoco que chamas de abutre. Só que de asas abertas e as anotações da altura dizem: "Águia com 2 metros de ponta a ponta das asas. Trazia uma pequena cobra pendurada no bico - 1969".
    Ainda lembro que essa ave serviu de petisco em que participei e a carne era tão rija que os dentes não conseguiram fazer o seu trabalho!!
    Abr. A.Castro

    ResponderEliminar